Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Diário de bordo Emanuela Lorenzini Secchi

Emanuela Lorenzini Secchi

Comércio Exterior (EAD) - Áustria 2023B
Intercambista da Univates na Áustria
     Desde muito pequena eu adorava a ideia de morar fora. Ouvir histórias de pessoas da minha cidade que tinham ido para outro país era algo que me fascinava. À medida que crescia, esse sentimento só aumentava. Comecei a estudar na Univates e sempre lia os posts do ERI, com relatos de intercambistas. A cada história, minha vontade de ter essa experiência crescia mais e mais.
 
     Até que finalmente em 2023 eu me inscrevi para realizar o intercâmbio na Universidade de Vorarlberg, na Áustria. Os principais motivos que me levaram a essa escolha foi o desejo de viver em uma cultura totalmente diferente e a oportunidade de receber uma bolsa concedida pelo governo austríaco. Depois de muitos meses de espera pela resposta da bolsa, recebi o email mais incrível: fui contemplada com a bolsa de estudos.
 
   Assim, tive a oportunidade de realizar meu tão sonhado intercâmbio e em agosto eu me despedi de tudo que eu conhecia, da minha zona de conforto, e embarquei para uma aventura que se tornou inesquecível.
 
    Algumas vezes me questionei se eu estava no lugar certo, se era isso o que eu queria mesmo. Me senti sozinha, mas entendi que isso fazia parte do processo de aprender a ser mais independente, de entender melhor a mim mesma. Aqui, cada detalhe do dia a dia se tornou importante. Passei a valorizar as pequenas coisas que tinha antes e as experiências vividas aqui, como cada videochamada, cada pôr do sol, e cada coisinha que me lembrava um pouco de casa.
 
     A experiência de ter aula com professores e colegas de diferentes culturas foi algo enriquecedor. Aprender o conteúdo da sala de aula através de diferentes perspectivas e experiências ampliou minha visão de mundo de maneira que nunca imaginei.
 
     É difícil descrever a felicidade que senti quando me dei conta de tudo que aconteceu. Vivi seis meses longe de tudo que eu conhecia, com pessoas de todos os lugares do mundo, e fiz amizades que se tornam família. Consegui me comunicar naturalmente em outros idiomas, descobri novos sentimentos e habilidades, encarei diferentes desafios e encontrei maneiras de superá-los. Perceber o quanto cresci e
do que sou capaz me fez ter certeza de que essa foi a melhor escolha que eu poderia ter feito.
 
    O intercâmbio me transformou. Sou imensamente grata por cada momento vivido aqui, pela oportunidade de realizar meu sonho, e pelo apoio da minha família e amigos, que me incentivaram e me deram tanta força para conquistar meus objetivos. Obrigada também às meninas do ERI pelo suporte desde o início da inscrição para o intercâmbio, até a minha volta para o Brasil.

Dúvidas? Podemos ajudar

Preencha os dados que entraremos em contato.

Atendimento

Segunda: 7h30min às 12h e das 13h às 17h40min

Terça: 7h30min às 12h e das 13h às 17h40min

Quarta: 7h30min às 12h e das 13h às 17h40min

Quinta: 7h30min às 12h e das 13h às 17h40min

Sexta: 7h45min às 12h e das 13h15min às 17h00min

Contato

Setor A - Prédio 2 - Sala 100

E-mail: internacional@univates.br

Fone: (51) 3714 7019

Instagram
Facebook