A anatomia humana é a ciência que estuda a morfologia do corpo humano. O seu estudo é de extrema importância sendo básico para a formação dos profissionais da área da saúde. Mesmo com o desenvolvimento de diversos programas computacionais, modelos anatômicos, novas técnicas de imagem, a utilização do cadáver no estudo da anatomia humana é insubstituível para formação dos futuros profissionais da saúde.
Buscando oferecer um ensino de excelência, a Univates, a exemplo de outras universidades no Brasil e outros países, desenvolveu o Programa de Doação de Corpos para o ensino e aprendizagem da anatomia humana. A doação de corpos é amparada pelo artigo 14 da Lei 10.406/2002 do Código Civil Brasileiro , que diz que: é válida, com objetivo científico, ou altruístico, a disposição gratuita do próprio corpo, no todo ou em parte para depois da morte. O ato de disposição pode ser livremente revogado a qualquer tempo.
O programa objetiva através dos corpos doados, a formação de profissionais com elevado grau de conhecimento da Anatomia Humana para sua atuação profissional em nossa sociedade, além de contribuir para uma formação mais humanista dos estudantes. Desta forma, a doação voluntária de corpos contribui para o progresso da ciência e para a melhoria da qualidade de ensino dos profissionais da saúde.
- Contribuir para a melhor formação técnica dos profissionais da saúde;
- Colaborar para a formação humanista dos estudantes;
- Auxiliar no desenvolvimento de novas técnicas cirúrgicas que possam ser mais eficientes e menos invasivas;
- Possibilitar o estudo e o conhecimento das variações anatômicas existentes nos indivíduos;
- Auxiliar no desenvolvimento das pesquisas médico-científicas.
O termo de doação deve ser entregue acompanhado do formulário de registro do doador.