Comunicação Assertiva e Feedback Eficaz para Líderes
Datas: 26, 27/06, 03 e 04/07/2025
Quintas e sextas-feira
-Presença Plena: como sair do piloto automático e desenvolver a auto-observação para ser um líder inspirador;
-Autoconhecimento. Quem é você na hora de se comunicar? Passivo, assertivo ou agressivo;
-Descubra como seu comportamento afeta o comportamento dos outros, especialmente do seu time;
-As origens dos desentendimentos nas relações;
-Aplique a assertividade na comunicação diária, nas reuniões de alinhamento, nas mensagens pelo WhatsApp eliminando ruídos e fofocas desnecessárias;
-Treine a empatia assertiva;
-Julgamentos e Interpretações seus maiores inimigos na comunicação;
-Comunicação entre líderes e liderados: identifique as motivações e as necessidades do seu time;
-O que você diz X o que o outro entende e sente;
-Atenção às palavras que você utiliza: elas curam ou ferem?
-A escuta ativa, essencial para uma devolutiva eficaz;
-O impacto das emoções nas conversas de feedback;
-Feedback é sobre fatos e situações reais. Desfaça as distorções, isto é, reveja o fato em tamanho real;
-Estruture as etapas da conversa e procure checar suas percepções durante o diálogo;
-Tenha clareza da sua intenção: corrigir, elogiar e alinhar desempenhos;
-Identifique os gatilhos que bloqueiam a aceitação do feedback por parte do receptor;
-Reúna um repertório de perguntas para gerar conexão com os liderados no momento do feedback;
-Delete o feedback tipo “sanduíche” e faça um feedback usando a empatia assertiva;
-Como lidar com as respostas defensivas e emocionais do receptor ao feedback.
Desenvolvimento de Equipe: o poder da cooperação
Datas: 17, 18, 24 e 25 de julho de 2025
Quintas e sextas-feira
- O que é cooperação;
- Cooperação e competição;
- Cooperação e colaboração
- Importância da cooperação;
- Cooperação e trabalho em equipe;
- O bom cooperador:
- Formas de estimular a cooperação no trabalho em equipe;
- Dinâmicas de grupo com foco em cooperação.
- A importância do autoconhecimento para a cooperação;
- Exercícios para desenvolver o autoconhecimento e a cooperação.
- Estilos de personalidade e a cooperação.
Inteligência Emocional para Líderes: a estratégia para mediar conflitos
Datas: 04, 05 e 06 de agosto de 2025
Segunda, terça e quarta-feira
- Conhecendo os pilares da Inteligência Emocional (IE);
- Indicadores que revelam o grau de IE;
- Emoções, matéria prima da IE | Sentimentos;
- A linha do tempo – a gestão emocional;
- Traços característicos de lideranças com IE;
- Como desenvolver e aplicar a IE no dia-a- dia;
- Como sustentar o autocontrole em situações estressantes e inesperadas no dia a dia organizacional, através de estratégias de ancoragem positivas;
- A gestão dos conflitos ancorado na IE;
- Como entender os conflitos e como lidamos com percepções diferentes das nossas;
- O papel e os desdobramentos da inteligência emocional no manejo e na resolução dos conflitos;
- Obstáculos pessoais a serem observados no manejo positivo dos conflitos, ou seja, as atitudes como gestor afastam ou aproximam as pessoas do time;
- Habilidades essenciais na gestão de conflitos;
- As estratégias para lidar com as diferenças;
- Os estilos em Negociação | G/G G/P P/G;
- A arte de perguntar na gestão dos conflitos (Informações | Sentimentos | intenções);
- A pirâmide PIN | mapa-guia na gestão de conflitos;
- Como lidar com conflitos que se repetem;
- As 5 estratégias para derrubar barreiras, administrar conflitos, evitar impasses e relações tóxicas no trabalho.