Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Bancas de defesa das dissertações do Mestrado em Ensino - 2024

  04 e 05 de Dezembro de 2024

 Diversos horários

Sobre o evento
As bancas são o momento de defesa das dissertações para os cursos de Mestrado, e das teses para os cursos de Doutorado. Elas coroam a trajetória do pesquisador e apresentam para a comunidade científica resultados inéditos de pesquisas que podem ter impacto na sociedade ou agregar ao trabalho de outros pesquisadores.
 
Para que os resultados sejam divulgados à comunidade, as bancas são abertas a inscrições de interessados em assistir à apresentação - o que excepcionalmente não ocorre em casos em que há dados sigilosos.

A relação completa com os trabalhos do Programa de Pós-Graduação pode ser conferida na tabela abaixo.

 

Programação
Bancas de Defesa das Dissertações do Mestrado em Ensino - 2024
Aluno Título da Dissertação Orientador Avaliadores Data, Horário e Local
         
Uanderson da Silva Lima    TEIAS DO DISCURSO: EXPLORANDO A RELAÇÃO ENTRE AS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS DO CURRÍCULO MATO-GROSSENSE E A EDUCAÇÃO EM SEXUALIDADE    - Dra. Morgana Domênica Hattge
 
- Dra. Angélica Vier Munhoz;
- Dra. Fabiane Olegário;
- Dr. Márcio de Oliveira.
Dia 05 de dezembro de 2024,

às 9h30. Videoconferência: meet.google.com/zao-dtrj-eiz
Décio Oliveira dos Santos PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DO ESTADO DA BAHIA SOBRE FORMAÇÕES CONTINUADAS E SUAS REPERCUSSÕES NO ENSINO    - Dra. Fabiane Olegário
 
- Dr. Derli Juliano Neuenfeldt;

- Dra. Jacqueline Silva da Silva;

- Dra. Sonia Regina da Luz Matos.
Dia 04 de dezembro de 2024,

às 9h. Videoconferência: meet.google.com/xci-bgmv-pph
Joilson Alcindo Dias    AS PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE NÍVEL MÉDIO ACERCA DA PRÁTICA DOCENTE - Dra. Fabiane Olegário
 
- Dra. Cláudia Inês Horn;

- Dra. Jane Herber;

- Dra. Maria Cristina Müller da Silva.
Dia 29 de novembro de 2024,

às 14h. Videconferência: meet.google.com/sgo-xiar-wfc
Lelino Ramos Pontes    ESTUDO SOBRE O ENSINO ADAPTATIVO: AJUDANDO O PROFESSOR A SELECIONAR UMA PLATAFORMA - Dra. Marli Teresinha Quartieri - Dra. Ieda Maria Giongo;

- Dra. Maria Claudete Schorr;

- Dra. Flávia Gonçalves Fernandes.
Dia 30 de outubro de 2024,

às 9h. Videoconferência: meet.google.com/peu-uydr-ayc
Maria Madalena Lima da Silva    PERCEPÇÕES DE ALGUNS ESTUDANTES
SOBRE A ESCOLA
- Dra. Morgana Domênica Hattge
 
- Dra. Suzana Feldens Schwertner;

- Dra. Fabiane Olegário;

- Dra. Eliana da Costa Pereira de Menezes.
Dia 28 de outubro de 2024

às 13h.
Videoconferência: meet.google.com/iyr-pguw-xfw
Diocilde Lorencini EDUCAÇÃO AMBIENTAL E EDUCAÇÃO INFANTIL: VIVÊNCIAS QUE DESPERTAM PARA A SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL NO CMEI RITA MARIA DE JESUS REBELO DO MUNICÍPIO DE ITAPEMA - SANTA CATARINA - Dr. Derli Juliano Neuenfeldt - Dra. Jacqueline Silva da Silva;

- Dra. Morgana Domênica Hattge;

- Dra. Elisete Mallmann.
Dia 23 de outubro de 2024

às 9h. Videoconferência:
meet.google.com/oxe-pwwz-ybp
Francisco Antonio Almeida Pereira ENSINO DO PATRIMÔNIO CULTURAL NA ILHA DE MOSQUEIRO, PARÁ: UM ESTUDO DE CASO - Dra. Neli Teresinha Galarce Machado - Dra. Suzana Feldens Schwertner;

- Dra. Jane Herber;

- Dr. Fábio Teixeira Lima.
Dia 11 de outubro de 2024

às 14h. Videoconferência:
meet.google.com/bgp-pymc-ugd
Ana Paula Lima Pereira da Silva A IMPORTÂNCIA DA COMPREENSÃO LEITORA NAS AULAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DOS ANOS INICIAIS EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE PAULO AFONSO-BA - Dra. Kári Lúcia Forneck (orientadora);

- Dra. Eniz Conceição Oliveira (coorientadora).
- Dra. Jacqueline Silva da Silva;

- Dra. Jane Herber;

- Dra. Elenice Andersen
Dia 30 de setembro de 2024

às 14h. Videoconferência:
meet.google.com/vue-ouur-pmm
Thalles Campos Almeida    ENSINO ATRAVÉS DA ÉTICA DAS VIRTUDES: OLHARES DE DOCENTES A PARTIR DO CONTEXTO ESCOLAR DE UMA ESCOLA DO SERTÃO BAIANO - Dr. Rogério José Schuck - Dra. Kári Lúcia Forneck;

- Dr. Derli Juliano Neuenfeldt;

- Dr. Vilmar Alves Pereira.
Dia 26 de setembro de 2024,

às 9h. Videoconferência: meet.google.com/cjo-vtuq-bqj
Maria Lúcia da Silva Santos A PERCEPÇÃO DE PROFESSORAS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE SANTA BRÍGIDA(BA) ACERCA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA PERSPECTIVA DOS MULTILETRAMENTOS Dra. Kári Lúcia Forneck

- Dra. Maristela Juchum

- Dra. Silvana Neumann Martins

- Dr. Kleber Eckert

Dia 24 de setembro de 2024,

às 14h. Videoconferência:

meet.google.com/zrc-knst-eyq

Cláudia de Sá Oliveira    GESTÃO ESCOLAR EMPREENDEDORA E ENSINO INCLUSIVO NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – AEE: O QUE
EMERGE DAS NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS?
- Dra. Silvana Neumann Martins.
 
- Dra. Jacqueline Silva da Silva;

- Dra. Kári Lúcia Forneck;

- Dr. Valdemir José Máximo Omena da Silva.
Dia 23 de setembro de 2024,

às 14h. Videoconferência:
meet.google.com/ftr-excg-cwz
Rossival Sampaio Morais O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO- BRASILEIRA NA EJA – ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DO BAIRRO DA PAZ – SALVADOR/BA - Dra. Jane Herber. - Dra. Jacqueline Silva da Silva;

- Dra. Márcia Solange Volkmer;

- Dr. Jurandir de Almeida Araújo.
Dia 9 de agosto de 2024,

às 14h. Videoconferência: meet.google.com/mnz-uudr-ytc
Núbia Célia Carneiro    BULLYING NO AMBIENTE ESCOLAR: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PRODUÇÃO ACADÊMICA NA ÁREA DE ENSINO - Dra. Angélica Vier Munhoz (orientadora);

- Dra. Gisele Dhein (coorientadora).
- Dra. Suzana Feldens Schwertner;

- Dra. Danise Vian;

- Dra. Letícia Lorenzoni Lasta.
Dia 1º de julho de 2024,

às 14h. Videoconferência: meet.google.com/cyd-oupn-uvh
Renato Sousa da Silva    O PROCESSO DE NUCLEAÇÃO ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE JURUTI-PA E SUAS IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOCENTE: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA DO CAMPO PROFA. MARIA DO CARMO PEREIRA MENEZES - Dra. Morgana Domênica Hattge - Dr. Derli Juliano Neuenfeldt;

- Dra. Suzana Feldens Schwertner;

- Dra. Rejane Ramos Klein.
Dia 13 de junho de 2024

às 14h. Videoconferência:
meet.google.com/qas-hxxg-ykj
Laise Katiane Alencar Lima O ENSINO DAS ARTES VISUAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA DE BACABAL/MARANHÃO: COMPREENSÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS - Dr. Derli Juliano Neuenfeldt (orientador);

- Dra. Fabiane Olegário (coorientadora).
- Dra. Cláudia Inês Horn;

- Dra. Andreia A. G. Strohschoen;

- Dra. Tania Micheline Miorando.
Dia 30 de abril de 2024,

às 9h. Videoconferência: meet.google.com/wao-geyz-noz
Marcela Lorea Gomes A MENTORIA COMO RECURSO PARA JOVENS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA - Dra. Suzana Feldens Schwertner. - Dra. Silvana Neumann Martins;

- Dra. Cláudia Inês Horn;

- Dr. Roberto Rafael Dias da Silva.
Dia 26 de março de 2024,

às 9h. Videoconferência: meet.google.com/qgq-gekq-frk
Ana Claudia Vasconcelos da Silva Tecnologias digitais e suas implicações no ensino: um estudo de caso em uma escola municipal, rural do Rio Uatumã – AM

- Dr. José Claudio Del Pino (orientador);

- Dra. Joelma Monteiro de Carvalho (coorientadora).

- Dra. Jane Herber;

- Dra. Ailim Schwambach;

- Dra. Danielle Mariam Araújo dos Santos

Dia 15 de março de 2024

às 9h. Videoconferência:
meet.google.com/pqi-ctao-npf
Thaynam Cristina Maia dos Santos #Instagram: uma contribuição para as aulas de língua Espanhola no Instituto Federal do Amapá - Dra. Kári Lúcia Forneck - Dra. Silvana Neumann Martins;

- Dr. Derli Juliano Neuenfeldt;

- Dr. Kleber Eckert.
Dia 27 de fevereiro de 2024,

às 14h. Videoconferência: meet.google.com/tht-kymv-tie
Sabrina Raquel Kich Discursividades sobre o corpo em produções acadêmicas da área de Ensino: uma perspectiva arquivística - Dra. Angélica Vier Munhoz - Dra. Fabiane Olegário;

- Dra. Silvane Fensterseifer Isse;

- Dr. Cristiano Bedin da Costa.
Dia 24 de janeiro de 2024,

às 17h30, sala 110 do prédio 2 ou por videoconferência: meet.google.com/wah-vrey-ofi

Certificação

O certificado de participação no evento é gratuito e liberado mediante o registro de presença durante a realização das atividades. O documento é disponibilizado online, em até 14 dias úteis após a última data de realização do evento.

Promoção

Secretaria de Pós-Graduação Stricto Sensu.

Realização

Secretaria de Pós-Graduação Stricto Sensu.

Contato

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7058 ou pelo e-mail ppgensino@univates.br.

Outros eventos de que talvez você goste
Listagem de Eventos

Confira todos os eventos que ocorrerão na Univates em formato de listagem.


Sistema de Inscrições

Acesse o sistema de inscrições para visualizar todos os eventos com inscrições abertas e participar.


Como posso participar?

Clique e conheça as orientações para participação em eventos da Univates.


Certificados

Confira os certificados disponíveis dos eventos nos quais você participou.