Soft Skills: exemplos, o que são e qual a importância
Escolher o que estudar e desenvolver para entrar no mundo de trabalho é uma preocupação de muitos estudantes. Neste artigo vamos falar das soft skills, um critério que recebe cada vez mais destaque em processos seletivos em todo o mundo.
Continue lendo para entender o que são essas habilidades e por que você deve encontrar formas de ampliá-las.
O que são soft skills?
Soft skills são habilidades relacionadas ao comportamento, envolvendo questões mentais, emocionais e sociais. Para entendê-las melhor, é só comparar com hard skills: habilidades técnicas que têm relação com, por exemplo, a execução de determinadas tarefas.
No dia a dia de uma empresa, os dois tipos de competências são fundamentais para garantir o bom funcionamento dos processos, mas de maneiras diferentes. Enquanto a qualidade técnica de um colaborador é importante para o momento de “mão na massa”, as capacidades comportamentais das pessoas têm outro papel. Entenda melhor a seguir.
Por que é importante desenvolver habilidades comportamentais?
Hoje em dia é praticamente impossível trabalhar sem ter nenhum tipo de relação com outras pessoas, sejam colegas, líderes ou clientes. Nesse contexto, a capacidade de manter interações interpessoais respeitosas e construtivas é um diferencial.
Pessoas com soft skills bem desenvolvidas podem agregar valor ao time de diversas formas:
- criando um ambiente de trabalho harmonioso e colaborativo;
- solucionando problemas do dia a dia;
- aumentando a satisfação de clientes por meio do atendimento;
- guiando colegas na execução de tarefas e projetos;
- garantindo um bom fluxo de trabalho graças a uma gestão de tempo eficiente.
Por esses motivos, muitos profissionais de Recursos Humanos avaliam o comportamento dos candidatos em entrevistas. Isso é especialmente relevante para empresas maiores. Inclusive as profissões do futuro se desenvolvem em ambientes nos quais integração e interatividade são imprescindíveis.
Exemplos de soft skills
Nenhuma soft skill é mais importante do que a outra, pois cada uma tem sua aplicação dentro do ambiente de trabalho. Mas, se você está buscando identificar e desenvolver suas habilidades comportamentais, esta lista é um bom começo:
- empatia;
- liderança;
- boa comunicação;
- organização;
- criatividade;
- gestão de tempo;
- proatividade;
- positividade;
- trabalho em equipe e cooperação;
- resolução de problemas.
Muitas dessas competências são “naturais”, no sentido de que podem aparecer espontaneamente nas pessoas, mas é possível desenvolvê-las com cursos e palestras voltadas a isso. Por isso, é muito importante planejar seu futuro profissional para incluir esse tipo de estudo também!
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