Estudos Explore

Playlist para estudar: ouça música para se concentrar

21 ago 2024 Leitura: 4 min

Playlist para estudar: ouça música para se concentrar. Quando se trata de estudos, manter o foco nem sempre é uma tarefa fácil. Diversas distrações, como redes sociais e barulhos externos, podem dificultar a concentração. Uma solução simples e eficaz para esse problema pode estar na ponta dos seus fones de ouvido: a música.

Mas atenção: não é qualquer música que ajuda a melhorar o foco. Neste post, você vai descobrir como a escolha certa de uma playlist pode transformar seu ambiente de estudo e aumentar seu rendimento acadêmico. Continue com a gente para conferir as melhores dicas para criar uma trilha sonora que potencialize sua produtividade! 📚🎶

Saiba como preparar seu ambiente para estudar em casa e melhorar seu desempenho

Foto: Divulgação/Pexels

Por que você pode se concentrar melhor ouvindo as músicas certas?

A resposta está na forma como a música influencia o cérebro. Sons bem selecionados podem ajudar a bloquear ruídos externos e criar uma atmosfera que favorece o estudo. Além disso, músicas com ritmos e frequências específicas podem estimular áreas do cérebro responsáveis pela atenção e pela memória, facilitando a absorção de informações.

Por exemplo: canções com batidas constantes e suaves podem induzir um estado de fluxo, em que você fica totalmente imerso na tarefa. Da mesma forma, melodias instrumentais ou eletrônicas, sem letras, evitam distrações causadas por palavras, permitindo que você se concentre mais facilmente no conteúdo que está estudando.

Escolher músicas que tenham um ritmo que combine com a tarefa que você está executando pode ser interessante e divertido. Durante a realização de leituras aprofundadas ou atividades que exigem mais concentração, como escrever relatórios ou estudar para provas, uma boa dica é ouvir canções com ritmos mais calmos e estáveis para manter um estado de foco prolongado.

Já tarefas mais criativas ou dinâmicas, como sessões de brainstorming, pedem músicas com ritmos mais enérgicos e variáveis. O segredo é experimentar diferentes estilos e ritmos até encontrar o que melhor complementa sua produtividade em cada tipo de atividade!

Monte sua playlist de estudos

Sabemos que você está ansioso para começar a montar sua playlist de estudos. Para ajudá-lo nessa tarefa, listamos algumas sugestões de gêneros e artistas que você pode ouvir enquanto realiza suas atividades acadêmicas. Escute só!

Música clássica: as composições de Johann Sebastian Bach, Ludwig Van Beethoven e Wolfgang Amadeus Mozart podem ajudar a melhorar a concentração e a produtividade e reduzir o estresse e a ansiedade.

Música ambiente: a música ambiente pode ajudar a minimizar distrações e criar um ambiente mental tranquilo, promovendo mais concentração e foco. Experimente ouvir canções de artistas como Brian Eno e Moby.

Música instrumental: trilhas sonoras de filmes e jogos, como as de Hans Zimmer ou Nobuo Uematsu, podem ser motivadoras e estimulantes. A ausência de letras permite que você se concentre no material de estudo, enquanto a música mantém um ritmo que pode ajudar na produtividade.

Música Lo-Fi: este gênero é ótimo para criar um ambiente de estudo descontraído. A música Lofi Chill Study Beats, de Hovey Benjamin, é conhecida por sua batida suave e relaxante, que pode ajudar a manter o foco e reduzir o estresse.

Música jazz suave: composições de jazz com um ritmo calmo, como as de Miles Davis e John Coltrane, podem fornecer um fundo sonoro sofisticado e relaxante, perfeito para estudos intensos.

Fim

Escolher a música certa pode fazer toda a diferença na hora de estudar. Ouça as canções que sugerimos neste post e ajuste sua playlist conforme suas preferências e necessidades. Lembre-se: um ambiente musicalmente favorável pode ajudar a aumentar sua concentração e sua produtividade. Aproveite sua jornada de estudos com a trilha sonora que mais combina com você! 🎧🤓

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades