Univates

O que fazer em Lajeado e na região do Vale do Taquari?

9 maio 2022 Leitura: 6 min

Você sabia que no Estado do Rio Grande do Sul há nada mais, nada menos que 497 municípios? Algumas localidades são superconhecidas, já outras estão escondidas no interior, como é o caso, por exemplo, da cidade de Lajeado, situada no Vale do Taquari.

A terra da Univates concentra uma infinidade de possibilidades. A fim de divulgá-las, elaboramos uma listinha com dicas de por onde andar e o que fazer na região. Selecionamos informações para quem busca, além de qualidade de vida, opções de lazer e de formação acadêmica. Confira.

Foto: Divulgação Univates/Lucas George Wendt

Em Lajeado

Lajeado é a maior cidade da região do Vale do Taquari, com mais de 90 mil habitantes. Está distante 117 km de Porto Alegre, 110 km de Caxias do Sul e 61 km de Santa Cruz do Sul.

O município de Lajeado destaca-se regionalmente no âmbito educacional. A Universidade do Vale do Taquari – Univates é a principal instituição de Ensino Superior da cidade e mantém em funcionamento 39 cursos de graduação presenciais, 19 cursos de graduação a distância (bacharelados, licenciaturas e superiores de tecnologia), 24 cursos técnicos, 33 cursos de pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado), além de 89 cursos de educação continuada.

O campus da Univates é lindo, cheio de vida e aberto à comunidade de Lajeado. Nos finais de semana, a galera costuma se encontrar para colocar o papo em dia na rótula em frente ao Centro Cultural da Instituição ou então no gramado ao lado da Biblioteca mais moderna da América Latina. Durante o inverno, esses espaços tornam-se propícios para um costume tipicamente gaúcho: comer bergamota e lagartear ao sol na companhia dos amigos!

Faça um tour pela Univates e conheça a superestrutura da Instituição

Estudar na Univates: conheça a experiência de uma das melhores universidades do Brasil

Por que estudar na Univates pode ser uma opção para você?

O que mais vou encontrar aqui?

Se você não perde nenhuma oportunidade de estar ao ar livre, na companhia de árvores, flores e passarinhos, saiba que Lajeado conta com muitos parques e áreas verdes. No Jardim Botânico da cidade, por exemplo, é possível fazer trilhas e, quando o cansaço bater, recarregar as energias ouvindo o barulho de cachoeira. Vai dizer que um passeio desses não é trilegal?

No Parque Professor Theobaldo Dick (popularmente chamado por quem vive em Lajeado apenas de Parque dos Dick) acontecem grandes eventos. Já pensou curtir o show de seu artista ou banda preferido ao ar livre, tendo espaço de sobra para dançar? Se você prefere programas calmos, pode reunir alguns amigos no parque e, com eles, acompanhar o sol se pondo ao fim de mais um dia.

Seu desejo é viajar para mais longe sem sair de Lajeado? Então vá ao Parque Histórico da cidade. Lá você vai encontrar casas em modelo enxaimel como as que existem na Alemanha.

Mas e se minha vibe for mais urbana?

Não precisa se preocupar! Em Lajeado existem opções de entretenimento para todos os gostos. O município conta com shopping, cinema e uma área de compras localizada na rua Júlio de Castilhos, a principal da cidade.

Na região do Vale do Taquari

Na região do Vale do Taquari vivem mais de 360 mil habitantes, distribuídos em 36 municípios que têm alguns nomes muito curiosos. Você pode dar uma passadinha em cidades como Capitão, Travesseiro, Anta Gorda, Poço das Antas e Sério para averiguar se são apenas seus nomes que lhes conferem tanta singularidade.

Curiosidades sobre a região

• Belezas naturais: o Vale do Taquari é conhecido por suas paisagens naturais deslumbrantes, incluindo cachoeiras, rios e montanhas. A região oferece várias oportunidades para atividades ao ar livre, como trilhas e passeios.
  • Cultura e tradições: a região tem uma rica herança cultural influenciada por imigrantes europeus, especialmente alemães e italianos. Isso se reflete nas festividades locais, na arquitetura e na gastronomia, com pratos típicos como o chucrute (feito a partir de repolho fermentado), o strudel (uma massa fina recheada com maçã, canela e uvas passas) e a cuca (um bolo de origem alemã, geralmente coberto com uma farofa crocante de açúcar e canela).
  • Festas típicas: Lajeado e as cidades vizinhas frequentemente organizam festas e eventos culturais que celebram a tradição gaúcha. A Suinofest, realizada em Encantado, é um exemplo de evento que movimenta a região e destaca a importância da suinocultura para a economia local.
  • Maior estátua de Cristo do Brasil: a maior estátua de Cristo do Brasil ‒ o Cristo Protetor ‒ fica em Encantado. Sendo também a terceira maior estátua desse tipo do mundo, o Cristo representa Jesus Cristo de braços abertos. A estátua está sobre um morro, do qual é possível ver a cidade, outros municípios do entorno e o Rio Taquari.

Para quem está buscando uma experiência mais próxima da natureza ou uma imersão cultural, o Vale do Taquari tem muito a oferecer. Desde passeios ao ar livre em Lajeado até eventos tradicionais nas cidades vizinhas, a região é um convite para explorar novas paisagens e culturas. Com opções para todos os gostos, desde atividades acadêmicas na Univates até festividades locais que destacam a rica herança cultural, há sempre algo novo para descobrir!

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades