Univates

Conheça 5 linguagens de programação populares no mercado de tecnologia

8 jul 2024 Leitura: 5 min

Conheça cinco linguagens de programação populares no mercado de tecnologia

Conheça cinco linguagens de programação populares no mercado de tecnologia. Lendo este post, você vai descobrir tudo sobre Python, JavaScript, Java, entre outras linguagens, e como elas são aplicadas em diferentes áreas, desde o desenvolvimento web e mobile até a ciência de dados e a inteligência artificial. Prepare-se para mergulhar no universo da programação e ficar por dentro das principais tendências e demandas desse setor! 🖥️📱💼

Conheça as siglas mais comuns na área de TI
Quatro filmes para quem é apaixonado pela área de TI

1. Python

Python é uma das linguagens de programação mais populares no mercado de tecnologia contemporâneo. Conhecida por ser fácil de aprender e entender, é usada para criar sites e aplicativos web. Além disso, Python também é amplamente utilizada em ciência de dados, facilitando a análise de grandes conjuntos de dados com bibliotecas como NumPy e Pandas.

Na área de inteligência artificial, frameworks* como TensorFlow e PyTorch são construídos com Python, permitindo o desenvolvimento de modelos avançados de aprendizado de máquina e processamento de linguagem natural.

*Frameworks são conjuntos de ferramentas, bibliotecas e convenções que fornecem uma estrutura para desenvolver software. Eles simplificam tarefas comuns ao fornecer funcionalidades pré-implementadas, permitindo que os desenvolvedores se concentrem em resolver problemas complexos sem precisar reinventar a roda.

JavaScript é outra linguagem essencial no mercado de desenvolvimento web, sendo amplamente utilizada para criar interatividade em páginas da internet. Ela permite que elementos como botões, menus e animações sejam dinamicamente manipulados pelo usuário.

Além disso, frameworks como React e Vue.js são construídos com JavaScript, facilitando o desenvolvimento de interfaces de usuário complexas e responsivas em aplicações web modernas.

3. Java

Java é uma das linguagens de programação mais estabelecidas no mercado de tecnologia atual. Amplamente utilizada no desenvolvimento de aplicativos corporativos e sistemas de grande escala, é conhecida por sua portabilidade e segurança.

Ela permite que programas sejam executados em diferentes plataformas sem necessidade de recompilação, isto é, sem alterações no código-fonte. Além disso, Java é fundamental para o desenvolvimento Android, sendo a linguagem principal para criar aplicativos para dispositivos móveis que operam nesse sistema operacional.

4. Swift

Swift é uma linguagem de programação desenvolvida pela Apple, projetada para criar aplicativos iOS, macOS, watchOS e tvOS de maneira eficiente e segura. Foi lançada no mercado de tecnologia em 2014 como uma alternativa moderna ao Objective-C, oferecendo uma sintaxe (forma de escrever código) mais clara e concisa.

Desde então, Swift tem ganhado popularidade entre os desenvolvedores devido à sua combinação de desempenho rápido e facilidade de aprendizado.

5. C#

C# também está entre as linguagens de programação mais usadas no mercado de tecnologia, especialmente no desenvolvimento de aplicações para Windows. Criada pela Microsoft, ela é utilizada principalmente no desenvolvimento de software empresarial, jogos e aplicações integradas à plataforma .NET.

Essa linguagem é valorizada por sua sintaxe moderna, suporte robusto a tipos de dados complexos e pela capacidade de criação de aplicações seguras e escaláveis (isto é, que podem lidar com grandes volumes de dados e usuários simultâneos).

Faça faculdade para saber mais sobre o universo da programação

E aí, ficou interessado em aprender mais sobre as linguagens de programação citadas neste post? Então bora fazer faculdade na área de Tecnologia! Conheça os cursos ofertados pela Univates e escolha a melhor opção para você:

Análise e Desenvolvimento de Sistemas:

Nesse curso, você será capacitado para criar e implantar aplicações de softwares como banco de dados, conhecendo a estrutura de redes, equipamentos e periféricos, além dos ambientes operacionais e linguagens de programação.

Onde posso trabalhar depois de formado no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas?

Engenharia da Computação

Você será capacitado para dominar conhecimentos técnico-científicos de Engenharia e absorver, propor e aplicar novas tecnologias na identificação e na resolução de problemas da área.

Onde posso trabalhar depois de formado no curso de Engenharia da Computação?

Engenharia de Software

Nesse curso, você será capacitado para dominar conhecimentos técnico-científicos de computação para identificar e resolver problemas computacionais, propondo e aplicando novas tecnologias.

Onde posso trabalhar depois de formado no curso de Engenharia de Software?

Fim

Agora que você conheceu as linguagens de programação populares no mercado de tecnologia e suas aplicações, deve estar muito mais ansioso para mergulhar nesse universo fascinante, certo? Não perca a oportunidade de desenvolver suas habilidades em programação e transformar suas ideias em realidade. Escolha um dos cursos na área de Tecnologia e dê o primeiro passo rumo a uma carreira brilhante e repleta de possibilidades! 🎓🚀🤓

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades