Conheça Os Benefícios Do Empreendedorismo Social Para A Comunidade
O empreendedorismo social é uma novidade para diversas pessoas. Afinal, muitos conhecem o conceito de abrir uma empresa e investir em um novo negócio, mas poucos ainda se atentam ao aspecto social de uma empresa.
Modo de empreender que tem ganhado espaço no mercado, o empreendedorismo social se diferencia por ter na identificação e na resolução de problemas da comunidade o seu principal e, às vezes, único objetivo.
Exemplos de desafios que apresentam oportunidades para esse tipo de empreitada são questões relacionadas ao déficit educacional, problemas financeiros, falta de acesso à informação e proteção do meio ambiente.
A verdade é que existe uma infinidade de formas para um empreendedor social buscar ajudar sua comunidade. Mas quais são os verdadeiros efeitos disso? Continue a leitura e descubra!
Quais são os benefícios do empreendedorismo social?
Como dissemos, o empreendedorismo social busca solucionar problemas vistos na sociedade. Isso, por si só, já é um benefício, mas esse modelo de negócio tem muitas outras possibilidades de impacto positivo. Confira:
1. Atender a demandas específicas
Muitos empreendimentos sociais começam focados em uma determinada comunidade e isso faz com que sejam capazes de atuar em problemas mais recorrentes naquela área.
Um exemplo disso é o Projeto Tamar, que iniciou suas atividades no litoral baiano para preservar tartarugas marinhas. Enquanto órgãos ambientais fazem fiscalizações e ações mais gerais, sobre diversas áreas e espécies, o Projeto consegue atender a uma necessidade específica daquela localidade.
2. Contribuir com o crescimento sustentável da comunidade
Aqui, usamos sustentável nos dois sentidos:
- o crescimento pode ser sustentado ao longo do tempo. Como o empreendimento busca resolver problemas básicos de um local, é possível construir uma fundação sólida para o desenvolvimento;
- o foco social dessas ações visa, muitas vezes, ao cuidado com o meio ambiente. Dessa forma, o crescimento é direcionado para medidas de baixo impacto ambiental.
3. Gerar impacto social
Nem todo negócio é capaz de gerar uma verdadeira diferença para a comunidade em que foi construído. Por outro lado, o empreendedorismo social traz esse impacto por excelência, já que esse resultado é parte de toda sua caracterização.
Além de gerar mais empregos, como todo novo negócio, essas organizações podem mudar números de analfabetismo, possibilitar melhor tratamento para doenças, revitalizar uma região e muito mais.
É por esses motivos que a Univates acredita que o empreendedorismo deve ser feito com a comunidade em mente, de forma que o investimento que a instituição recebe para pesquisa e inovação seja devolvido para a sociedade em forma de desenvolvimento.
Dessa maneira, buscamos sempre oferecer oportunidades para os nossos estudantes. Confira nosso artigo sobre a infraestrutura da Univates para o empreendedorismo e saiba mais!
Saiba tudo sobre o mercado de trabalho
Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades
Leia também
Brainstorming: o que é e como fazer?
Saiba tudo sobre a técnica utilizada para estimular a criatividade e facilitar a resolução de [...]
Onde posso trabalhar depois de formado no Técnico em Design de Interiores?
Precisando de ajuda para descobrir onde você poderá trabalhar depois de formado no Técnico em Design de Interiores? Se sim, não deixe de ler [...]
O que é o DCE e quais são suas funções?
O que é o DCE e quais são suas funçõesEntenda a importância da representação estudantil na universidade O que é o DCE e quais são suas funções? Você já [...]