Adilson Metz
ler
André Flores
ler
Fernando Bertoglio
ler
Guilherme Uhrig
ler
Marisa Martins Hädrich
ler
Verônica Teixeira
ler
Aline Bueno
ler
Bianca Trevisol
ler
Flávio Ferri
ler
Hans Cremer
ler
Rogério Wink
ler

Depoimentos

Nos últimos 50 anos presenciamos novos caminhos sendo trilhados por pessoas com muito em comum e, ao mesmo tempo, com histórias de vida tão diferentes. Veja o que algumas delas têm a nos contar.

Diógenes Gewehr
ler
Gabriela Rabaioli Rama
ler
Ivete Kist
ler
Sebastián Goldsack Trebilcock
ler
Dirceu Bayer
ler
Gilberto Antônio Piccinini
ler
José Alfredo Schierholt
ler
Shana Lehenbauer
ler
Aline Eggers Bagatini
ler
Elisa Santin de Oliveira
ler
Gilberto Soares
ler
Lucas Ahne
ler
Stefânia Gazola Faé
ler
Aline Raquel Konrath
ler
Erineo José Hennemann
ler
Gilmar Volken
ler
Marcelo Mallmann
ler
Venâncio Eugênio Diersmann
ler

A Univates é o motor do desenvolvimento da região. Trata-se de uma referência imprescindível para o ensino superior, que contribui para a formação de quem vive aqui e influencia na qualificação da mão de obra das empresas. A parceria Sicredi e Univates existe há muitos anos porque temos algo em comum: colocamos em prática o conceito "fazer juntos" e colhemos os frutos disso.

Adilson Metz

Presidente da Sicredi Vale do Taquari RS

Por intermédio da Univates tenho uma experiência incrível que é poder participar do projeto de extensão no bairro Santo Antônio. Consigo colocar em prática tudo o que aprendo na teoria e ao mesmo tempo posso contribuir para a melhoria da qualidade de vida da comunidade. Isso é muito gratificante. Já cumpri minha carga horária na extensão e há três anos sou voluntária no projeto.

Aline Bueno

Aluna do curso de Enfermagem, voluntária no projeto de extensão Ações Interdisciplinares de Cuidados em Saúde no Bairro Santo Antônio, em Lajeado

Ao longo destas cinco décadas, a Univates tem caracterizado sua atuação como estratégico e fundamental ator no desenvolvimento do Vale do Taquari. Dissemina conhecimento de elevada qualidade e exerce importante papel no incremento da pesquisa, tecnologia e inovação. Em sinergia com as demais instituições, como a Acil, fortalece os valores do associativismo que identificam o perfil cultural de nossa região.

Aline Eggers Bagatini

Presidente da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil - gestão 2018-2020)

O curso de Letras da Univates me permitiu aprender com professores muito qualificados, que se tornaram inspiração e a certificação da escolha pela carreira docente. Também me proporcionou uma formação ampla e o entendimento de que a graduação é um processo de formação do indivíduo nos aspectos pessoal, profissional e social.

Aline Raquel Konrath

Professora formada em Letras com habilitação em Português, Inglês e respectivas Literaturas, na Univates

Graças à Univates, hoje sou um pouco mais independente do meu dia a dia. Depois que sofri um acidente com arma de fogo, na minha recuperação tive o apoio de professores e alunos de várias áreas - como fisioterapia, psicologia, nutrição e educação física. Eu só tenho a agradecer à instituição, que ajuda muitas pessoas aqui do bairro.

André Flores

Morador de Lajeado atendido pelo projeto de extensão Ações Interdisciplinares de Cuidados em Saúde no Bairro Santo Antônio

A Univates me conduziu na certeza de que o conhecimento transforma. A especialização em Tecnologia de Alimentos firmou minha paixão profissional. Em Gestão Empreendedora de Negócios, as pessoas que conheci e suas vivências, trouxeram consigo a coragem que eu precisava para realizar.

Bianca Trevisol

Proprietária da Vovó faz Bolo e diretora de P&D da Inttegra Alimentos

Considero a Univates uma instituição potencializadora no campo do ensino, pesquisa e extensão. O foco no desenvolvimento humano é notável em todos os segmentos, indicando um diferencial desta instituição comprometida com a comunidade.

Diógenes Gewehr

Doutor pelo PPGEnsino

O Vale do Taquari nitidamente possui uma atividade mais intensa, sob o ponto de vista econômico, no comparativo com outras regiões. Nosso minifúndio conta com uma das maiores rendas per capitas por propriedade no Brasil. Tal nível de atividade só é possível com capital humano de qualidade. Se nossa região é forte, é em virtude das nossas pessoas, e muitas delas tiveram a oportunidade de se desenvolver na Univates.

Dirceu Bayer

Presidente da Cooperativa Languiru

A Univates é o lugar onde eu cresci e aperfeiçoei meus conhecimentos. Sou muito grata à Instituição por tudo o que ela me proporcionou. Hoje quem se refere ao Vale do Taquari lembra da Univates, por ser referência em ensino, tecnologia e saúde. Para o Vale, é muito mais do que Universidade, sendo também seu coração.

Elisa Santin de Oliveira

Estudante de Ciências Contábeis

O Vale do Taquari é reconhecido por sua destacada performance econômica e social. E a Univates sempre foi um importante agente propulsor do desenvolvimento, tanto pela contribuição que tem dado para a melhoria da educação na região - no ensino superior e técnico - como pelas mais variadas ações praticadas em benefício da sociedade. É uma verdadeira parceira, presente no fortalecimento das comunidades.

Erineo José Hennemann

Presidente da Cooperativa Regional de Desenvolvimento Teutônia (Certel)

A Univates trouxe a educação, a cultura, instigou a população regional a questionar e movimentou a economia. A educação é uma bola de neve no sentido positivo: vai agrupando pessoas, fomentando o pensamento e, principalmente, fazendo com que a população evolua.

Fernando Bertoglio

Médico diretor-técnico do Hospital Bruno Born

A história do Vale do Taquari pode ser dividida em duas grandes fases: antes e depois da Univates. O início não foi fácil, quando o "mundo" colocava diversos entraves para o seu desenvolvimento. Temos que reconhecer a vontade e a garra de determinadas pessoas que fizeram, efetivamente, a Univates. No campus, por semana, circulam mais de dez mil pessoas. Olha a grandeza disso! A instituição é um orgulho para todos nós.

Flávio Ferri

Advogado que integrou diversos conselhos da Univates entre 1983 e 2017

A Univates é a minha segunda casa. Ela representa a possibilidade de mudanças que levam ao meu crescimento pessoal e profissional. Por receber estudantes de municípios de todo o Vale do Taquari e de outras regiões, a Universidade se caracteriza como um espaço de troca de conhecimentos e culturas, além de ser fonte tecnológica e de inovação para os alunos, professores e a comunidade.

Gabriela Rabaioli Rama

Estudante de Engenharia de Alimentos

Meio século de existência foi tempo suficiente para a Univates transformar e fortalecer uma região através do conhecimento. A universidade projetou-se para o cenário nacional como uma entidade referência que, através do ensino, participa ativamente do desenvolvimento socioeconômico do Vale do Taquari.

Gilberto Antônio Piccinini

Presidente do Conselho de Administração da Dália Alimentos

A Univates tornou-se uma instituição essencial para o Viva o Taquari Vivo. Acompanha o projeto desde a segunda edição e contribui com a metodologia do evento pioneiro: o mutirão de limpeza do Rio Taquari. Mas fez mais: abriu a instituição para que outras atividades transformassem o projeto em um grande programa voltado para a educação. Muitos alunos e professores são voluntários das ações ao longo do ano.

Gilberto Soares

Coordenador do Viva o Taquari Vivo - projeto que, em 2018, chegou à 12ª edição

Tentei não influenciar no curso que meus filhos deveriam seguir. Mas deixei claro que se a opção fosse por algum que tinha na Univates, preferiria que ficassem em casa, porque sucesso profissional depende da base familiar, ensino de qualidade, boas relações, dedicação e esforço pessoal. Os três cursaram Direito na Univates. Fizemos a escolha certa: o ensino local equipara-se ao das melhores universidades de fora.

Gilmar Volken

Advogado e pai de três filhos que escolheram o curso de Direito na Univates

Iniciei minha vida profissional na Fates, como datilógrafo. Meus colegas e eu tínhamos em mente a clara ideia de que teríamos de executar um trabalho diferenciado para o desenvolvimento da instituição. E nela encontramos a possibilidade de realizarmos nossos projetos de vida. Há dois anos deixei a Univates, como auxiliar do Setor de Engenharia, realizado pelas amizades que fiz e pelo dever cumprido com meu trabalho.

Guilherme Uhrig

Funcionário da Univates de 1974 a 2016

Entre tantas recordações, lembro que o início da Univates foi muito difícil, com poucos recursos. Cheguei a comprar jornais e revistas, para a biblioteca, com dinheiro do meu próprio bolso. Sinto orgulho de ter me envolvido e participado da história desta instituição que hoje é uma universidade. Quem não se orgulharia?

Hans Cremer

Médico aposentado

A Univates participa da soma que faz o Vale do Taquari ser um lugar bom para viver e crescer. Acho que a contribuição que a universidade dá não vai tanto no sentido de transformar a realidade. Aparece mais na possibilidade de expandir e de qualificar as capacidades existentes aqui, em todas as áreas.

Ivete Kist

Professora aposentada que, entre outros cargos, foi vice-reitora e pró-reitora de Desenvolvimento Institucional da Univates

Entre os acontecimentos importantes, foi decisiva e fundamental a transformação da Associação Pró-Ensino Universitário no Alto Taquari (Apeuat) em Fundação Alto Taquari de Ensino Superior (Fates), aprovada em lei pela Câmara de Vereadores em 16 de novembro de 1972. Foi com a garra da comunidade inteira que na região, ano após ano, se estabeleceu a pujança da universidade mantida pela Univates.

José Alfredo Schierholt

Historiador

A Univates tem grande importância para o desenvolvimento humano e sustentável do Vale. Ela é capaz de retribuir o investimento que recebe da comunidade, desenvolvendo estudos, pesquisas e projetos de extensão, indo ao encontro dos problemas que a população enfrenta. Sinto-me orgulhoso em participar de todo esse processo. É muito bom estudar aqui!

Lucas Ahne

Presidente do DCE Univates (gestão 2018)

A Univates é uma referência na formação inicial e continuada de professores. A partir da pesquisa in loco, atua de forma permanente - em parceria com as redes municipais de ensino da região - na prospecção das necessidades dos profissionais da educação e na aplicação das metodologias de ensino aprendizagem que desenvolve.

Marcelo Mallmann

Secretário de Educação de Estrela, presidente da Associação dos Secretários Municipais de Educação do Vale do Taquari (Asmevat) e vice-presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-RS)

A Univates surgiu como um pilar agregador, como esteio de desenvolvimento. Alicerçou e alicerça o fazer educacional universitário com a cultura do Vale do Taquari, sempre respeitando pluralidades, divergências, diferenças conceituais e ideológicas. Duas palavras, união e paixão, por 50 anos, vêm amalgamando a edificação simbólica da Univates como referencial de uma região.

Marisa Martins Hädrich

Presidente da Faceat (gestão 1985) e da Fates (gestão 1990)

Os primeiros 50 anos da Univates foram importantes e os próximos serão vitais para o Vale do Taquari. O grande desafio é a ampliação da pesquisa acadêmica, para melhoria e criação de novos modelos para a estrutura econômica da região. O Tecnovates, neste cenário disruptivo, deve ser a ferramenta criadora da cultura da inovação, fundamental para introduzir novas alternativas num ambiente de competição global.

Rogério Wink

Empresário, economista e membro do conselho gestor do Tecnovates

Conheço os esforços da Univates para gerar vínculos internacionais há mais de 15 anos, e ela segue os realizando de maneira muito intensa e inovadora. A instituição conseguiu gerar vida acadêmica de qualidade, integrada à comunidade internacional, produzindo conhecimento de vanguarda. É uma casa grande e acolhedora, onde toda a comunidade é generosa.

Sebastián Goldsack Trebilcock

Professor chileno, docente no MBA Internacional Branding & Business

Para mim, a Univates representa a realização de um sonho. Sempre quis cursar História, mas na correria do dia a dia jamais conseguiria conciliar o trabalho com um curso presencial. E o curso EAD foi a oportunidade perfeita. O sistema dos polos em diferentes cidades é sensacional, com um rápido atendimento que faz toda a diferença na excelência do ensino e aprendizagem.

Shana Lehenbauer

Estudante do Polo Arroio do Meio

Desde o início a Univates se mostrou de braços abertos e não poupou esforços pra "tocar ficha" no projeto e torná-lo algo grande. Novas turmas surgem anualmente, e nossa intenção é que o projeto ganhe vida própria a ponto de ter uma rotina semanal de atendimentos em todos os setores do hospital. Qualquer pessoa que tenha o mínimo de curiosidade, pode vir experimentar um pouquinho desse amor.

Stefânia Gazola Faé

Aluna do curso de Medicina, uma das idealizadoras do projeto de extensão Clown - E seu sorrir?!

A Univates oportunizou a qualificação e a titulação de alunos que já eram professores, mas apenas com o Exame de Suficiência do MEC. Dei um salto na minha carreira no ensino. Nos anos 2000, prestei assessoria jurídica ao presidente da Fates, Roque Bersch, incansável na luta pela transformação da Fates (fundação pública municipal) em Fuvates (fundação privada), o que trouxe independência e versatilidade administrativa para a instituição.

Venâncio Eugênio Diersmann

Advogado e diplomado na primeira turma de Letras

A integração ensino-serviço-comunidade proporciona que os futuros profissionais sejam formados a partir de experiências da realidade biopsicosocial da comunidade. Esta integração contribui para que todos possam ser potenciais transformadores da realidade do bairro, com a troca de saberes e de diferentes culturas.

Verônica Teixeira

Enfermeira coordenadora da Estratégia de Saúde da Família (ESF) Santo Antônio, unidade atendida pelo projeto de extensão Ações Interdisciplinares de Cuidados em Saúde no Bairro Santo Antônio, em Lajeado