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Gestão de Micro e Pequenas Empresas

Informações do curso

Carga horária 1.600h - 2 anos
Turno Noturno
Modalidade Presencial

Atos legais

Autorização: Resolução 65/reitoria/univates, de 10 de agosto de 2015

Reconhecimento: Portaria mec nº 526, de 26 de julho de 2018 - dou de 27 de julho de 2018, seção 1, pág. 35

Catálogo Institucional

acessar as informações

Coordenação do curso

Contato

GABRIEL MACHADO BRAIDO

Professor e coordenador
gestao-micro-emp@univates.br (51) 3714-7000 - Ramal 5067

Localização

Sala 217 Prédio 2

Projeto pedagógico do curso

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Micro e Pequenas Empresas tem como objetivo geral capacitar profissionais para a gestão de micro e pequenas empresas (característica da maior parte das empresas na região de atuação da instituição), desenvolvendo a capacidade de empreender e de atuar de forma integrada na gestão, principalmente nas áreas de marketing, finanças, recursos humanos e produção.

O curso tem o propósito de capacitar o estudante a compreender as questões científicas, técnicas, sociais, econômicas, culturais e ambientais relacionadas às micro e pequenas empresas e sua gestão, apresentando flexibilidade intelectual e adaptabilidade em relação à contextualização e à inserção das micro e pequenas empresas nos ambientes regional, estadual, nacional e internacional. Esse perfil ainda deve envolver:
- responsabilidade social, justiça e ética profissional;
- visão global que lhe possibilite a compreensão do meio em que está inserido e a tomada de decisões em um mundo diversificado e interdependente;
- competência e habilidades para atuar no mercado local e regional, desenvolvendo atividades específicas da prática profissional;
- compreensão da necessidade de contínuo aperfeiçoamento profissional.

Competência: Comunicação
Capacidade de se comunicar de forma oral e escrita com pessoas de diferentes contextos culturais e com organizações diversas, compreendendo e explicitando ideias, projetos, produtos, serviços e experiências.
Habilidades
- Ler, escrever e interpretar documentos e textos;
- Desenvolver a capacidade de comunicação eficaz;
- Analisar os recursos linguísticos relacionando o texto ao contexto;
- Compreender o texto acadêmico como processo e resultado de produção de conhecimento;
- Empregar diferentes estratégias de leitura adequadas ao contexto textual, aos objetivos de leitura e às intenções comunicativas;
- Qualificar a leitura e a escrita, atentando aos mecanismos de coesão e aos fatores de coerência, bem como à adequação à tipologia e gênero textuais;
- Comunicar-se de forma desinibida, usando a linguagem formal e adequando os recursos de apoio ao texto oral;
- Produzir textos acadêmicos respeitando a autoria, com argumentos coerentes, relevantes, teoricamente consistentes, em conformidade com o padrão linguístico e textual do gênero em questão;
- Ler e interpretar conceitualmente questões fundamentais nas diversas ciências; 
- Interpretar culturas nas suas diferentes dimensões.
 
Competência: Tomada de decisão
Capacidade de reconhecer problemas e oportunidades, buscar informações em diferentes fontes analisando-as de forma lógica, crítica e analítica, de modo a identificar a melhor solução.
Habilidades
- Analisar criticamente informações provenientes de diferentes fontes;
- Identificar problemas, formulação e implantação de soluções;
- Elaborar e compreender os indicadores gerenciais;
- Desenvolver o raciocínio lógico, crítico e analítico;
- Elaborar e interpretar cenários;
- Compreender o potencial das tecnologias para a solução de problemas;
- Desenvolver, analisar e implantar sistemas de informação contábil e controle gerencial;
- Analisar e interpretar informações qualitativas e quantitativas;
- Aplicar técnicas analíticas e quantitativas na análise de problemas e oportunidades.
 
Competência: Flexibilidade e adaptabilidade
Capacidade de compreensão e adaptação a mudanças econômicas, sociais, culturais, tecnológicas e ambientais, provendo alternativas às diferentes situações.
Habilidades
- Considerar as diferentes exigências do meio laboral, sendo capaz de acompanhar as mudanças do mercado de trabalho;
- Identificar as próprias potencialidades (pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças);
- Adaptar-se a mudanças conjunturais;
- Analisar a cultura individual e a sua relação com a cultura organizacional; 
- Compreender as variáveis que constituem a cultura organizacional; 
- Construir posicionamento crítico sobre os valores ambientais no desenvolvimento;
- Refletir acerca dos pressupostos teóricos da ação científica e social;
- Realizar análise crítica e humanista relacionada à realidade brasileira e mundial;
- Compreender a multidisciplinaridade existente nas relações de trabalho;
- Avaliar criticamente a relação interdisciplinar homem-ambiente;
- Identificar as características ambientais regionais e globais;
- Ter capacidade de adaptar-se às diferentes exigências do mercado de trabalho, sendo ágil para rever comportamentos diante de novas realidades;
- Ter capacidade de avaliar e interagir em ambientes organizacionais multiculturais;   
- Compreender as questões internacionais em diferentes contextos e escalas;
- Distinguir entre as opções de investimentos e captação de recursos financeiros disponíveis no mercado de capitais.
 
Competência: Empreendedorismo e Inovação
Capacidade de identificar problemas e oportunidades, propondo o desenvolvimento de soluções inovadoras que possam ser exploradas, como novos produtos, serviços, processos e empreendimentos.
Habilidades
- Identificar oportunidades;
- Ter iniciativa e atitude empreendedora;
- Integrar conhecimentos fundamentais para a atuação profissional;
- Analisar problemas e oportunidades baseados em uma visão sistêmica;
- Identificar e aplicar as exigências e responsabilidades legais para as organizações;
- Modelagem e arquitetura de negócios;
- Compreender a inovação como componente estratégico para o sucesso organizacional;
- Interpretar cenários e identificar oportunidades.
 
Competência: Negociação
Capacidade de dialogar, argumentar e apresentar alternativas, interagindo com pessoas e organizações, de forma a viabilizar um acordo entre as partes envolvidas.
Habilidades
-  Identificar os tipos de negociação e os aspectos que envolvem uma negociação;
- Detectar e analisar situações de conflito e propor alternativas de solução por meio de negociação e mediação;
- Tratar e tematizar problemas morais e éticos;
- Compreender a estrutura e o funcionamento do sistema jurídico trabalhista e tributário a partir do interesse das empresas;
- Pesquisar e interpretar legislação e normas, bem como sua aplicação;
- Gerir conflitos e interesses;
- Adaptar-se às formas de negociação em diferentes ambientes culturais e organizacionais;
- Formular, negociar e executar projetos de inserção e cooperação;
- Ler os aspectos geográficos envolvidos nas dinâmicas internacionais.
 
Competência: Liderança
Capacidade de desenvolvimento e direção de equipes e organizações, orientando e motivando o esforço coletivo na busca de um objetivo comum.
Habilidades
- Formar e gerir equipes; 
- Promover autonomia e responsabilidade nas equipes de trabalho;
- Atuar de forma estratégica na gestão de operações com vistas à eficiência e eficácia organizacional;
- Monitorar fatores tecnológicos ligados à gestão de operações;
- Analisar os sentidos e a organização do trabalho e suas implicações nos processos de subjetivação contemporâneos;
- Conhecer possibilidades de proteção e promoção de saúde e bem-estar no trabalho;
- Analisar a realidade a partir do diálogo argumentativo coerente.
 
Competência: Orientação para resultados
Capacidade de focar nos objetivos organizacionais buscando a geração de valor, utilizando como subsídio as diferentes técnicas de gestão.
Habilidades
- Compreender os subsistemas de gestão de pessoas; 
- Promover estratégias para o desenvolvimento de pessoas alinhadas às estratégias da organização;
- Desenvolver processos de gestão orientados para o mercado; 
- Compreender as estratégias de marketing e comerciais;
- Planejar, organizar, dirigir e controlar;
- Otimizar a utilização de recursos;
- Ter visão sistêmica;
- Ter visão estratégica;
- Compreender as redes e as relações interorganizacionais;
- Compreender a contribuição da gestão de processos ao desempenho organizacional;
- Integrar os conhecimentos de economia, finanças e tecnologia;
- Ter capacidade de gerenciar recursos.

O aluno pode verificar a matriz curricular do curso para conhecer as disciplinas, ter acesso ao código, às horas-aula e aos créditos de cada uma.

A integralização do currículo do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Micro e Pequenas Empresas não prevê a realização de nenhum tipo de prova de proficiência.

Não se aplica.

Das disposições gerais
Este regulamento trata do estágio não obrigatório, que, assim como o estágio obrigatório, fundamenta-se na Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, que dispõe sobre o estágio dos alunos; na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei Federal nº 9.394/96; e nas Diretrizes Curriculares dos Cursos de Ensino Superior.

Da caracterização do estágio
O estágio, segundo o art. 1º da Lei 11.788/2008, caracteriza-se como "um ato educativo escolar supervisionado", que tem como finalidade a preparação para o trabalho e para a vida cidadã dos estudantes que estão regularmente matriculados e frequentando curso em instituição superior.
O estágio não obrigatório integra o Projeto Pedagógico do curso superior de tecnologia em Gestão de Micro e Pequenas Empresas, sendo uma atividade opcional acrescida à carga horária regular e obrigatória do curso, não se constituindo, porém, um componente indispensável à integralização curricular.

Dos objetivos
Geral
Oportunizar ao estudante ampliar conhecimentos, aperfeiçoar e/ou desenvolver habilidades e atitudes necessárias para o bom desempenho profissional, vivências que contribuam para o adequado relacionamento interpessoal e a participação ativa na sociedade.

Específicos
Possibilitar ao estudante matriculado e que frequenta o curso superior de tecnologia em Gestão de Micro e Pequenas Empresas da Universidade do Vale do Taquari - Univates:
- vivenciar situações que ampliem o conhecimento da realidade na área de formação do estudante;
- ampliar o conhecimento sobre a organização profissional e o desempenho profissional;
- interagir com profissionais da área em que irá atuar, com pessoas que direta ou indiretamente se relacionam com as atividades profissionais, com vistas a desenvolver e/ou aperfeiçoar habilidades e atitudes básicas e específicas necessárias para a atuação profissional;
- vivenciar experiências profissionais de forma integrada com o aprendizado adquirido no decorrer do curso.

Das exigências e critérios de execução
Das determinações gerais
A realização do estágio não obrigatório deve obedecer às seguintes determinações:
I - o estudante deve estar matriculado e frequentando regularmente curso de educação superior da Universidade do Vale do Taquari - Univates;
II - obrigatoriedade de concretizar a celebração de termo de compromisso entre o estagiário, a parte concedente do estágio e a Univates antes do início das atividades;
III - as atividades cumpridas pelo estudante em estágio devem compatibilizar-se com o horário de aulas e aquelas previstas no termo de compromisso;
IV - a carga horária máxima da jornada de atividades do estudante estagiário será de seis horas diárias e de 30 horas semanais;
V - o período de duração do estágio não obrigatório não pode exceder dois anos, exceto quando se tratar de estudante portador de deficiência;
VI - o estágio não obrigatório não cria vínculo empregatício de qualquer natureza, devendo o estudante receber bolsa ou outra forma de contraprestação das atividades que desenvolver. A eventual concessão de benefícios relacionados a transporte, alimentação e saúde, entre outros, também não caracteriza vínculo empregatício;
VII - se houver alguma forma de contraprestação ou bolsa de estágio não obrigatório, o pagamento do período de recesso será equivalente a 30 dias, sempre que o estágio tiver duração igual ou superior a um ano, a ser gozado preferencialmente durante as férias escolares. No caso de o estágio ter duração inferior a um ano, os dias de recesso serão concedidos de maneira proporcional;
VIII - a unidade concedente deve contratar em favor do estagiário seguro de acidentes pessoais cuja apólice seja compatível com valores de mercado, conforme consta no termo de compromisso;
IX - as atividades de estágio não obrigatório devem ser desenvolvidas em ambiente com condições adequadas e que possam contribuir para aprendizagens do estudante estagiário nas áreas social, profissional e cultural;
X - cabe à Univates comunicar, quando solicitada, à unidade concedente ou ao agente de integração (se houver) as datas de realização de avaliações escolares acadêmicas;
XI - segundo o art. 14 da Lei 11.788/2008, "aplica-se ao estagiário a legislação relacionada à saúde e segurança no trabalho, sendo sua implementação de responsabilidade da parte concedente do estágio".

Das exigências e critérios específicos
O estágio não obrigatório do curso superior de tecnologia em Gestão de Micro e Pequenas Empresas envolve atividades relacionadas à área empresarial a serem desenvolvidas em empresas e organizações nas atividades ligadas à gestão.
O estágio não obrigatório deve constituir-se em uma oportunidade para os acadêmicos iniciarem a atuação profissional como colaboradores no desenvolvimento de atividades coordenadas pelo profissional designado pela unidade contratante, e de desenvolvimento de conhecimentos, competências e habilidades profissionais, sociais e culturais.
O estagiário deve ser supervisionado na empresa por profissional habilitado ou com experiência profissional na área de gestão.

Das áreas/atividades de atuação
As atividades que o estagiário pode desempenhar em empresas e organizações são de apoio e auxiliares na empresa ou entidade em que estiver estagiando.
As atividades a serem desenvolvidas estão sujeitas à supervisão de profissional designado pela unidade contratante. O estudante que estiver cursando ou tiver concluído 160 horas no curso superior de tecnologia em Gestão de Micro e Pequenas Empresas pode desenvolver as atividades listadas abaixo:
Auxiliar e/ou colaborar:
- na organização de documentos e arquivamento, na emissão de documentos fiscais;
- na pesquisa e cadastro de clientes e correntistas em sistemas informatizados, fornecer informações, consultar e informar saldos, auxiliar no preenchimento de fichas de registros e outros documentos;
- na elaboração de relatórios, planilhas, controles internos, fluxos de caixa e cálculos de custos;
- em atividades de controle e monitoramento de processos produtivos e logísticos e materiais;
- em demais atividades pertinentes à área da gestão de micro e pequenas empresas.
 
Das atribuições
Do supervisor de estágio
O supervisor do estágio não obrigatório é um professor indicado pela Univates ao qual cabe acompanhar e avaliar as atividades realizadas pelo estagiário tendo como base o plano e o(s) relatório(s) do estagiário e as informações do profissional responsável na unidade contratante.

Do supervisor de campo
O supervisor local é um profissional indicado pela unidade concedente, responsável pelo acompanhamento do estagiário durante o desenvolvimento das atividades, devendo possuir formação superior na área de gestão. Caso a empresa concedente não possua profissional com formação na área solicitada, o professor avaliará a possibilidade de aceitar o tempo de experiência profissional na área acima descrita, desde que ela fique comprovada no Termo de Compromisso de Estágio e na Declaração de Supervisão de Estágio.
Cabe também ao supervisor indicado pela unidade concedente comunicar à Central de Estágios da Univates qualquer irregularidade ou, se for o caso, a desistência do estagiário, assim como efetuar os registros relacionados ao desempenho do estudante.

Do estagiário
Cabe ao estagiário contratado para desenvolver estágio não obrigatório:
I - indicar a organização em que realizará o estágio não obrigatório à Central de Estágios da Univates ou ao responsável administrativo do agente de integração;
II - elaborar o plano de atividades e desenvolver as atividades acordadas;
III - responsabilizar-se pelo trâmite do Termo de Compromisso, devolvendo-o à Central de Estágios da Univates ou ao responsável administrativo do agente de integração, se houver, convenientemente assinado e dentro do prazo previsto;
IV - ser assíduo e pontual tanto no desenvolvimento das atividades quanto na entrega dos documentos exigidos;
V - portar-se de forma ética e responsável.

Das disposições finais
A Central de Estágios, o Núcleo de Apoio Pedagógico e os coordenadores de curso devem trabalhar de forma integrada no que se refere ao estágio não obrigatório dos estudantes matriculados nos cursos de Ensino Superior da Universidade do Vale do Taquari - Univates, seguindo as disposições contidas na legislação em vigor e as normas internas contidas no regulamento do estágio não obrigatório e na Resolução 051-2*/Consun/Univates, de 31 de agosto de 2020.
As unidades concedentes, assim como os agentes de integração, devem seguir o estabelecido na legislação em vigor, as disposições do regulamento do estágio não obrigatório e as normas e orientações da Universidade do Vale do Taquari - Univates que tratam do assunto.

Não se aplica.

Por ser um curso de curta duração, a matriz curricular do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Micro e Pequenas Empresas não contempla Trabalho de Conclusão de Curso.

Não se aplica.

O atendimento psicopedagógico é um serviço de apoio aos estudantes com necessidades especiais e/ou dificuldades de aprendizagem, realizado por um profissional vinculado ao Universo Univates. O atendimento pode ser solicitado pelo professor, pelo coordenador de curso ou pelo próprio estudante, tendo como objetivo auxiliar o aluno no seu processo de aprendizagem.

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