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Logística

Informações do curso

Carga horária 1.600h - 2 anos
Turno Noturno
Modalidade Presencial

Atos legais

Autorização: Resolução 109/reitoria/univates, de 25 de setembro de 2007

Reconhecimento: Portaria mec nº 210, de 25 de junho de 2020 - dou de 07 de julho de 2020, seção 1, pág. 106

Catálogo Institucional

acessar as informações

Coordenação do curso

Contato

SAMUEL MARTIM DE CONTO

Professor e coordenador
logistica@univates.br (51) 3714-7000 - Ramal 5071

Localização

Sala 223 Prédio 2

Projeto pedagógico do curso

O curso superior de tecnologia em Logística tem como objetivo geral formar profissionais aptos a atuar nos três segmentos da logística (suprimentos, interno e distribuição), nos segmentos da indústria, comércio ou prestadores de serviços logísticos, contribuindo, assim, para o desenvolvimento das organizações em geral.

O Curso Superior de Tecnologia em Logística visa a formar profissionais aptos para gerenciar as operações e os processos logísticos. Assim, ao concluir o curso, o estudante estará apto a:
- promover a segurança das pessoas, dos meios de transporte, dos equipamentos e cargas;
- articular e atender clientes, fornecedores, parceiros e demais agentes da cadeia de suprimentos;
- elaborar documentos de gestão e controles logísticos;
- estruturar e definir rotas logísticas considerando os diferentes modais;
-  articular processos logísticos em portos, aeroportos e terminais de passageiros nos diferentes modais;
- supervisionar o recebimento, o armazenamento, a movimentação, a embalagem, a descarga e a alienação de materiais de qualquer natureza, bem como gerenciar o sistema logístico e sua viabilidade financeira;
- gerenciar e articular sistemas de manutenção, de suprimento, de nutrição e de atividades financeiras.
 

Competência: Comunicação
Capacidade de se comunicar de forma oral e escrita com pessoas de diferentes contextos culturais e com organizações diversas, compreendendo e explicitando ideias, projetos, produtos, serviços e experiências.
 
Habilidades
- Percepção da leitura e da escrita como processo de construção e de produção de sentidos na interação autor-texto-leitor;
- Emprego de diferentes estratégias de leitura adequadas ao contexto textual, aos objetivos de leitura e às intenções comunicativas;
- Compreensão e uso dos mecanismos de coesão e de recursos de coerência na construção do texto e na produção de sentidos;
- Uso da variedade linguística adequada ao gênero e à situação comunicativa, tanto na linguagem oral quanto na escrita, com foco na linguagem formal.
 
Competência: Tomada de decisão
Capacidade de reconhecer problemas e oportunidades, buscar informações em diferentes fontes analisando-as de forma lógica, crítica e analítica, de modo a identificar a melhor solução.

Habilidades
- Desenvolvimento do raciocínio lógico, crítico e analítico;
- Senso de urgência e utilização;
- Análise crítica de informações de diferentes fontes;
- Identificação de problemas, formulação e implantação de soluções;
- Identificação das características ambientais regionais e globais.
 
Competência: Flexibilidade e adaptabilidade
Capacidade de compreensão e adaptação a mudanças econômicas, sociais, culturais, tecnológicas e ambientais, provendo alternativas às diferentes situações.

Habilidades
- Construção de posicionamento crítico sobre os valores ambientais no desenvolvimento;
- Avaliação crítica da relação homem-ambiente;
- Reflexão sobre a interdisciplinaridade nos processos socioambientais.
 
Competência: Empreender e desenvolver projetos
Capacidade de identificar problemas e oportunidades, propondo o desenvolvimento de soluções que possam ser exploradas como novos produtos, serviços, processos e
empreendimentos.

Habilidades
- Identificação de oportunidades;
- Iniciativa e atitude empreendedora;
- Modelagem e arquitetura de negócios;
- Implementação de projetos organizacionais;
- Responsabilidade socioambiental.
 
Competência: Negociação
Capacidade de dialogar, argumentar e apresentar alternativas, interagindo com pessoas e organizações, de forma a viabilizar um acordo entre as partes envolvidas.

Habilidades
- Gestão de conflitos e interesses;
- Compreensão das relações de poder entre as partes envolvidas.
 
Competência: Liderança
Capacidade de desenvolvimento e direção de equipes e organizações, orientando e motivando o esforço coletivo na busca de um objetivo comum.

Habilidades
- Geração de processos eficazes e de aprendizagem organizacional;
- Formação de equipe;
- Empatia e relacionamento interpessoal;
- Gerenciamento do conhecimento e da aprendizagem organizacional;
- Compreensão da importância da inteligência emocional.
 
Competência: Orientação para resultados
Capacidade de focar nos objetivos organizacionais buscando a geração de valor, utilizando como subsídio as diferentes técnicas de gestão.
 
Habilidades
- Planejamento, organização, direção e controle;
- Otimização da utilização de recursos;
- Gerenciamento de processos;
- Elaboração e compreensão dos indicadores gerenciais;
- Elaboração e interpretação de cenários;
- Visão sistêmica;
- Visão estratégica;
- Compreensão das redes e relações interorganizacionais;
- Conhecimento técnico operacional para realizar ou assessorar processos;
- Conhecimento das estruturas e instituições relacionadas ao comércio exterior.

O aluno pode verificar a matriz curricular do curso para conhecer as disciplinas, ter acesso ao código, às horas-aula e aos créditos de cada uma.

Não se aplica ao curso.

A matriz curricular do curso de Logística não contempla estágio curricular obrigatório.

Das disposições gerais
O estágio não obrigatório, assim como o estágio obrigatório, fundamenta-se na Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, que dispõe sobre o estágio dos estudantes; na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei Federal nº 9.394/96; e nas Diretrizes Curriculares dos cursos de ensino superior.
 
Da caracterização do Estágio
O estágio, segundo o art.1º da Lei nº 11.788/2008, caracteriza-se como "um ato educativo escolar supervisionado" que tem como finalidade a preparação para o trabalho e para a vida cidadã dos estudantes que estão regularmente matriculados e frequentando curso em instituição superior. O estágio não obrigatório integra o projeto pedagógico do Curso Superior de Tecnologia em Logística, constituindo-se numa atividade opcional para o estudante.

Dos objetivos
Geral
Oportunizar ao estudante estagiário ampliar conhecimentos, aperfeiçoar e/ou desenvolver habilidades e atitudes necessárias para o bom desempenho profissional, vivências que contribuam para o adequado relacionamento interpessoal e a participação ativa na sociedade.
Específicos
Possibilitar ao estudante matriculado e que frequenta o Curso Superior de Tecnologia em Logística da Universidade do Vale do Taquari - Univates:
- vivenciar situações que ampliem o conhecimento da realidade na área de formação do estudante;
- ampliar o conhecimento sobre a organização profissional e o desempenho profissional;
- interagir com profissionais da área em que irá atuar, com pessoas que direta ou indiretamente se relacionam com as atividades profissionais, com vistas a desenvolver e/ou aperfeiçoar habilidades e atitudes básicas e específicas necessárias para a atuação profissional;
- vivenciar experiências profissionais de forma integrada com o aprendizado obtido no decorrer do curso.
 
Das exigências e critérios de execução
Das determinações gerais
A realização do estágio não obrigatório deve obedecer às seguintes determinações:
I - o estudante deve estar matriculado e frequentando regularmente curso de educação superior da Univates;
II - obrigatoriedade de concretizar a celebração de termo de compromisso entre o estagiário, a parte concedente do estágio e a Univates antes do início das atividades;
III - as atividades cumpridas pelo estudante em estágio devem compatibilizar-se com o horário de aulas e aquelas previstas no termo de compromisso;
IV - a carga horária máxima da jornada de atividades do estudante estagiário será de seis horas diárias e de 30 (trinta) horas semanais;
V - o período de duração do estágio não obrigatório não pode exceder dois anos, exceto quando se tratar de estudante portador de deficiência;
VI - o estágio não obrigatório não cria vínculo empregatício de qualquer natureza, devendo o estudante receber bolsa ou outra forma de contraprestação das atividades que irá desenvolver. A
eventual concessão de benefícios relacionados a transporte, alimentação e saúde, entre outros, também não caracteriza vínculo empregatício;
VII - se houver alguma forma de contraprestação ou bolsa de estágio não obrigatório, o pagamento do período de recesso será equivalente a 30 (trinta) dias, sempre que o estágio tiver duração igual ou superior a um ano, a ser gozado preferencialmente durante as férias escolares. No caso de o estágio ter duração inferior a um ano, os dias de recesso serão concedidos de maneira proporcional;
VIII - a unidade concedente deve contratar em favor do estagiário seguro de acidentes pessoais, cuja apólice seja compatível com valores de mercado, conforme consta no documento Termo de Compromisso firmado com a IES;
IX - as atividades de estágio não obrigatório devem ser desenvolvidas em ambiente com condições adequadas e que possam contribuir para aprendizagens do estudante estagiário nas áreas social, profissional e cultural;
X - cabe à Univates comunicar, quando solicitada, à unidade concedente ou ao agente de integração (se houver) as datas de realização de avaliações escolares acadêmicas;
XI - segundo o art. 14 da Lei 11.788/2008, "aplica-se ao estagiário a legislação relacionada à saúde e segurança no trabalho, sendo sua implementação de responsabilidade da parte concedente do estágio".

Das exigências e critérios específicos
O estágio não obrigatório do curso de Logística envolve atividades relacionadas à área de logística a serem desenvolvidas em empresas e organizações diversas.
O estágio não obrigatório deve constituir-se em oportunidade para os acadêmicos iniciarem a atuação profissional como colaboradores no desenvolvimento de atividades coordenadas pelo profissional designado pela unidade contratante, e de desenvolvimento de conhecimentos, competências e habilidades profissionais, sociais e culturais.
O estagiário deve ser supervisionado na empresa por profissional habilitado ou com experiência profissional na área de logística.

Das áreas/atividades de atuação
As atividades que o estagiário poderá desempenhar em empresas e organizações serão de apoio e auxiliares na empresa ou entidade em que estiver estagiando.
As atividades a serem desenvolvidas estão sujeitas à supervisão de profissional designado pela unidade contratante. O estudante que estiver cursando ou tiver concluído 160 (cento e sessenta) horas no curso de Logística poderá desenvolver as atividades listadas abaixo.
 
Áreas/atividades de atuação do curso
Pré-requisito: estar cursando, ou ter cursado com aprovação, 160 horas em componentes curriculares do curso de Logística.
Atividades: 
Auxiliar nas atividades de:
- suprimento, recepção e distribuição de materiais;
- gerenciamento de materiais no armazém;
- gerenciamento de estoques;
- separação de pedidos;
- gerenciamento de distribuição e transporte;
- organização do processo de logística da empresa;
- trabalhos administrativos relacionados com a área de logística.

Das atribuições
Do supervisor de estágio
Cabe ao coordenador do curso, ou a um professor por ele indicado, acompanhar e avaliar as atividades realizadas pelo estagiário tendo como base o plano e o(s) relatório(s) do estagiário, bem como as informações do profissional responsável na unidade concedente.

Do supervisor da empresa concedente
O supervisor da empresa concedente é um profissional indicado pela unidade concedente, sendo responsável pelo acompanhamento do estudante estagiário durante o desenvolvimento das atividades, devendo possuir formação superior na área de Logística. Caso a empresa concedente não possua profissional com formação na área solicitada, o professor avaliará a possibilidade de aceitar o tempo de experiência profissional na área acima descrita, desde que ela fique comprovada no Termo de Compromisso de Estágio e na Declaração de Supervisão de Estágio.
Cabe também ao supervisor indicado pela unidade concedente comunicar à Central de Carreiras da Univates qualquer irregularidade ou, se for o caso, a desistência do estudante estagiário, assim como efetuar os registros relacionados ao desempenho do estudante.

Do estagiário
Cabe ao estudante estagiário contratado para desenvolver estágio não obrigatório:
- indicar a organização em que realizará o estágio não obrigatório à Central de Carreiras da Univates ou ao responsável administrativo do agente de integração;
- elaborar o plano de atividades e desenvolver as atividades acordadas;
- responsabilizar-se pelo trâmite do Termo de Compromisso, devolvendo-o à Central de Carreiras da Univates ou ao responsável administrativo do agente de integração, se houver, convenientemente assinado e dentro do prazo previsto;
- ser assíduo e pontual tanto no desenvolvimento das atividades quanto na entrega dos documentos exigidos;
- portar-se de forma ética e responsável.

Das disposições finais
A Central de Carreiras, o Núcleo de Apoio Pedagógico e os coordenadores de Curso devem trabalhar de forma integrada no que se refere ao estágio não obrigatório dos estudantes matriculados nos cursos de ensino superior da Universidade do Vale do Taquari - Univates, seguindo as disposições contidas na legislação em vigor e nas normas internas da Univates.
As unidades concedentes e os agentes de integração devem seguir o estabelecido na legislação em vigor, as disposições do regulamento do estágio não obrigatório e as normas e orientações da Universidade do Vale do Taquari - Univates que tratam do assunto.

Não se aplica ao curso.

Não se aplica ao curso.

Não se aplica ao curso.

O atendimento psicopedagógico é um serviço de apoio aos estudantes com necessidades especiais e/ou dificuldades de aprendizagem, realizado por um profissional vinculado ao Universo Univates. O atendimento pode ser solicitado pelo professor, pelo coordenador de curso ou pelo próprio estudante, tendo como objetivo auxiliar o aluno no seu processo de aprendizagem.

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