Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Engenharia Química

Informações do curso

Carga horária 3.960h - 5 anos
Turno Noturno
Modalidade Presencial

Atos legais

Autorização: Resolução 94/reitoria/univates, de 23 de agosto de 2011

Reconhecimento: Portaria mec nº 164, de 06 de janeiro de 2022 - dou de 10 de janeiro de 2022, seção 1, pág. 86

Catálogo Institucional

acessar as informações

Coordenação do curso

Contato

GUSTAVO REISDÖRFER

Professor e coordenador
eng-quimica@univates.br (51) 3714-7000 - Ramal 5017

Localização

Sala 203 Prédio 2

Projeto pedagógico do curso

Formar engenheiros capacitados a exercer as atribuições profissionais em benefício da sociedade, buscando soluções tecnológicas alinhadas à sustentabilidade, à concepção e ao melhoramento contínuo de processos, sistemas e produtos. Ainda, que integre conhecimentos técnico-científicos de engenharia e seja capaz de propor e aplicar as novas tecnologias na identificação e resolução de problemas, atento aos princípios éticos e profissionais, contribuindo para o desenvolvimento e o bem-estar da sociedade.

Considerando as características regionais, as necessidades e as expectativas da comunidade e, fundamentalmente, em face do papel socioeducacional e cultural que a Universidade do Vale do Taquari - Univates se propõe a desempenhar em sua área de abrangência, sucintamente pode-se caracterizar o egresso do Curso de Engenharia Química, bacharelado, como aquele profissional com condições de atuar com eficácia nos mercados regional e nacional, na área de sua competência e em seus diversos segmentos.
O Vale do Taquari caracteriza-se por ser um grande produtor e exportador, não só de matérias-primas, mas também de produtos semi ou completamente acabados, em diversas áreas do segmento produtivo, destacando-se as indústrias de alimento (carnes, bebidas, sucos, balas e caramelos), de embalagens, metalúrgica, galvânicas, produtos agroindustriais, móveis e confecções, bem como a proximidade do Vale do Taquari com a região metropolitana e o Polo Petroquímico.
Nesse contexto, o engenheiro químico a ser formado pela Univates será um profissional com formação generalista, capaz de atuar na área da Engenharia e da Química, com capacidade para atender às atribuições pertinentes à profissão, consciente da sua responsabilidade com o bem-estar social, contribuindo efetivamente para o desenvolvimento tecnológico. Em sua atividade profissional, deve integrar conhecimentos técnico-científicos de engenharia, ser capaz de gerenciar, controlar, propor, desenvolver, projetar, aplicar e analisar sistemas produtivos nas áreas de negócio em que atuar, buscando sempre inovação tecnológica e identificação e resolução de problemas da indústria, sendo um profissional comprometido com a sociedade, a ética, a segurança, os impactos socioambientais e o desenvolvimento do país. Deverá também ser capaz de coordenar e supervisionar equipes de trabalho, realizar pesquisa científica e tecnológica e estudos de viabilidade técnico-econômica, bem como vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres.

I - Formular e conceber soluções de engenharia, analisando e compreendendo os contextos social, ambiental e profissional:
Identificar as características sociais e suas relações com o ambiente nos âmbitos regional e global;
Desenvolver autonomia na identificação e na busca de soluções de engenharia;
Organizar as etapas e os recursos necessários para execução de projetos e serviços.

II - Analisar e compreender os fenômenos físicos e químicos e aplicá-los na identificação e na resolução de problemas de engenharia:
Utilizar ferramentas matemáticas, estatísticas, computacionais e de simulação para modelagem dos fenômenos físicos e químicos;
Modelar e interpretar sistemas avaliando crítica e reflexivamente os resultados;
Avaliar o comportamento dos modelos físicos e químicos a partir de experimentos reais e da validação dos resultados obtidos por meio de técnicas adequadas;
Coletar e analisar dados para apoio à tomada de decisão.
 
III - Conceber, projetar e analisar processos, sistemas, produtos e materiais:
Conceber e projetar soluções, técnica, econômica e ambientalmente viáveis, de processos, sistemas, produtos e materiais;
Projetar e determinar os parâmetros construtivos e operacionais para as soluções de engenharia;
Aplicar conceitos de gestão no planejamento, supervisão e coordenação de soluções, projetos, operações e processos industriais;
Avaliar e otimizar as condições operacionais de processos e sistemas de engenharia;
Analisar, sob o aspecto econômico, a implementação de sistemas, produtos e processos;
Compreender as formas de comunicação gráfica e aplicar os métodos e as técnicas de desenho;
Relacionar as representações bidimensionais com a visão espacial;
Conhecer e analisar as características das instalações elétricas;
Identificar e compreender características de processos, sistemas e produtos;
Identificar e utilizar as partes que constituem o planejamento e o controle de processos;
Conhecer as normas técnicas e tecnologias relacionadas à engenharia.
 
IV - Implantar, supervisionar e controlar as soluções de Engenharia:
Atuar com responsabilidade visando à segurança e à saúde no trabalho;
Resolver problemas de engenharia por meio do desenvolvimento de raciocínio lógico, crítico e analítico;
Agir colaborativamente em equipe na execução de soluções projetadas;
Gerenciar e supervisionar equipes de trabalho respeitando as individualidades;
Desenvolver atitude empreendedora e inovadora na tomada de decisões, visando ao desenvolvimento sustentável;
Aplicar técnicas de análise e modelagem à resolução de problemas utilizando ferramentas de apoio, que incluem softwares e bases digitais de informação;
Desenvolver autonomia na identificação e busca de soluções de engenharia;
Gerenciar os insumos, avaliando riscos e garantindo qualidade aos produtos e serviços;
Identificar oportunidades;
Desenvolver sensibilidade global nas organizações.
 
V - Comunicar-se eficazmente nas formas escrita, oral e gráfica:
Comunicar-se de maneira eficiente nas formas escrita, oral e gráfica, na língua pátria e em outro idioma;
Utilizar tecnologias digitais de informação e comunicação para aprendizagem constante, mantendo-se sempre atualizado em termos de método e tecnologias disponíveis;
Analisar os recursos linguísticos relacionando o texto ao contexto;
Comunicar-se de forma desinibida, usando a linguagem formal e adequando os recursos de apoio ao texto oral;
Empregar diferentes estratégias de leitura adequadas ao contexto textual, aos objetivos de leitura e às intenções comunicativas;
Produzir textos acadêmicos respeitando a autoria, com argumentos coerentes, relevantes, teoricamente consistentes, em conformidade com o padrão linguístico e textual do gênero em questão;
Qualificar a leitura e a escrita acadêmica, atentando aos mecanismos de coesão e aos fatores de coerência, bem como à adequação à tipologia e ao gênero textuais;
Qualificar a produção oral e escrita, atentando aos mecanismos de coesão e aos fatores de coerência, bem como à adequação à tipologia e ao gênero textuais;
 
VI - Trabalhar e liderar equipes multidisciplinares: 
Agir de maneira colaborativa, em harmonia com o interesse coletivo, auxiliando os colegas no desenvolvimento de atividades, tanto localmente quanto em rede;
Mediar o trabalho em equipes de forma presencial ou a distância, interagindo com diferentes culturas;
Reconhecer as características ambientais, regionais e culturais, nos mais diversos níveis de atuação;
Gerenciar e liderar projetos, agindo de forma proativa e colaborativa, definindo estratégias e construindo o consenso no grupo;
Desenvolver a autonomia e o empreendedorismo identificando oportunidades para o desenvolvimento social e profissional;
Preparar-se para liderar empreendimentos em todos os seus aspectos de produção, de finanças, de pessoal e de mercados;
Agir colaborativamente em equipe na execução de soluções projetadas.
 
VII - Conhecer e aplicar com ética a legislação e os atos normativos no âmbito do exercício da profissão:
Analisar de forma crítica os impactos das atividades da Engenharia Química nos contextos social, cultural, político, ambiental e econômico;
Conhecer e interpretar a legislação própria da atividade profissional visando a atuar com ética e responsabilidade profissional;
Analisar as características dos processos e sistemas e definir a utilização dos recursos de produção;
Analisar, de forma crítica, os impactos das atividades de Engenharia nos contextos social e ambiental;
Avaliar criticamente a relação interdisciplinar homem-ambiente, identificando as características ambientais regionais e globais;
Tratar e tematizar problemas morais e éticos, analisando tópicos atuais e inovadores em questões ético-filosóficas e vinculadas à prática profissional;
Construir pensamento crítico a partir da análise e reflexões sobre ética, cidadania, direitos humanos e sustentabilidade no mundo contemporâneo.

VIII - Aprender de forma autônoma e lidar com situações e contextos complexos, atualizando-se em relação aos avanços da ciência, da tecnologia e aos desafios da inovação:
Formar autonomia para busca contínua de novas tecnologias e inovações da área de atuação;
Aplicar métodos de pesquisa científica e tecnológica;
Avaliar de forma crítica os resultados alcançados.

O aluno pode verificar a matriz curricular do curso para conhecer as disciplinas, ter acesso ao código, às horas-aula e aos créditos de cada uma.

Não se aplica.

É requisito para a colação de grau no curso de Engenharia Química, bacharelado, a realização de um estágio supervisionado. O estágio tem duração mínima de 160 (cento e sessenta) horas e é supervisionado por um professor do curso e por um profissional vinculado à organização concedente do estágio.
O estágio é constituído por atividades que visam à aproximação do estudante à prática profissional
e realizado em uma organização concedente que permita a vivência e a aplicação dos conhecimentos desenvolvidos ao longo do curso.
 
Da natureza e dos objetivos
O estágio curricular supervisionado caracteriza-se como uma atividade didático-pedagógica obrigatória a ser realizada pelo estudante em área afim à do Curso de Engenharia Química, bacharelado. Constitui-se em um processo de aquisição e aprimoramento de conhecimentos e de habilidades essenciais ao exercício profissional, integrando teoria e prática, tendo como objetivos:
- aprofundar e ampliar conhecimentos técnico-científicos de engenharia;
- conviver com o ambiente organizacional;
- interagir com situações reais da profissão, que façam a relação entre o domínio de conhecimento e de aplicação;
- perceber o contexto de uma organização, permitindo o entendimento da inovação e da criatividade dentro da perspectiva de negócios;
- verificar o desenvolvimento das competências e das habilidades técnicas e humanas dos estudantes previstas no projeto pedagógico do curso.
 
Da organização
O estágio supervisionado desenvolve-se a partir da conclusão de 2.400 (duas mil e quatrocentas) horas, obedecendo aos pré-requisitos específicos necessários. A carga horária mínima total do estágio é de 160 (cento e sessenta) horas e deve ser integralizada em um semestre.
O estágio é atividade de competência do Curso e deve ser desenvolvido pelos estudantes sob supervisão.
No Estágio Supervisionado Obrigatório, o estudante deve, primeiramente, conhecer a rotina da organização concedente, observar a realidade e propor um Plano de Estágio, considerando as necessidades dessa organização. Em seguida, deverá realizar as atividades previstas no plano e, no final, gerar um relatório do estágio.
O estágio somente é desenvolvido:
I. em unidades que apresentam as condições necessárias e adequadas para a sua realização - caso a organização concedente não tenha profissional com formação na área solicitada, o professor supervisor avaliará a possibilidade de aceitar supervisor local com outra formação ou com experiência profissional em área de conhecimento do curso, desde que esta fique comprovada por meio de declaração da organização concedente ou outros documentos que demonstrem a experiência na área;
II. se tiverem sido cumpridas as exigências relacionadas com o instrumento jurídico entre a Univates e demais integrantes, conforme regulamentação interna da Univates;
III. se atendidas as exigências do presente Regulamento.
 
Da coordenação geral do Estágio, coordenação de curso, professor supervisor e suas atribuições
A coordenação geral dos estagiários regularmente matriculados no componente curricular de Estágio Supervisionado é realizada por um professor indicado pelos coordenadores dos cursos da área de Ciências Exatas e Engenharias, podendo ser o próprio coordenador de curso.
Compete ao professor coordenador geral do componente curricular:
- organizar o ambiente virtual do componente curricular de Estágio Supervisionado e instruir os estudantes estagiários quanto aos procedimentos atinentes à realização do estágio, ao cronograma e aos prazos para cumprimento das tarefas;
- realizar uma reunião inaugural apresentando as diretrizes gerais do componente curricular aos estudantes;
- promover um seminário final do estágio supervisionado;
- reunir, organizar e arquivar as fichas de avaliação dos estágios realizados no semestre letivo e preencher os documentos relativos ao fechamento do componente curricular;
- observar a regulamentação interna quanto à documentação necessária e sua tramitação.
 
Compete ao coordenador de curso:
- analisar as solicitações de aproveitamento de atividades profissionais como atividades para o estágio curricular de graduação, via protocolo, contendo cópia da carteira de trabalho do estudante, comprovante de titulação ou experiência do supervisor e, caso a função descrita na Carteira de Trabalho não seja pertinente ao curso, deverá constar declaração realizada pela empresa das atividades realizadas pelo estudante;
- indicar o professor supervisor do estágio de acordo com a regulamentação interna da Univates.
 
Compete ao professor supervisor:
- aprovar, de acordo com as definições da coordenação de curso e regulamentação interna da Univates, as organizações que se constituirão em campo de estágio;
- responsabilizar-se pelo trâmite do Termo de Compromisso do Estágio e Termo de Convênio, quando for o caso;
- orientar o estudante no planejamento e na execução das atividades previstas para o estágio por meio de reuniões e/ou encontros grupais ou individuais;
- aprovar o plano de estágio desenvolvido pelo estudante;
- acompanhar, supervisionar e avaliar o desenvolvimento das atividades do estudante no estágio;
- efetuar os registros acadêmicos referentes à realização do estágio;
- participar do seminário final do estágio supervisionado e avaliar a apresentação dos estudantes estagiários, gerando insumos para a atualização e melhorias das práticas dos estágios supervisionados;
- avaliar o plano de estágio, relatórios e reuniões de acompanhamento do Estágio Supervisionado e
preencher a ficha de avaliação final do estágio.
 
Do estagiário e suas atribuições
Somente o estudante regularmente matriculado no curso e que cumpriu os pré-requisitos exigidos tem direito de realizar o estágio obrigatório.
O horário e o número total de horas semanais para o desenvolvimento do estágio devem ser compatíveis com o horário dos componentes curriculares em que o estagiário estiver matriculado no semestre de sua realização e com o horário da unidade concedente do estágio.
São atribuições do estudante estagiário no Estágio Supervisionado:
- indicar a organização em que realizará o estágio;
- elaborar o Plano de Estágio, considerando a realidade da empresa concedente do estágio e subsídios teóricos;
- desenvolver as atividades previstas para o estágio;
- cumprir integralmente o total de horas previstas para o estágio, atendendo as normas e os procedimentos da empresa concedente, bem como as atividades exigidas pelo seu professor supervisor;
- responsabilizar-se pela documentação necessária e sua tramitação em conformidade com a
regulamentação interna da Univates;
- ser assíduo e pontual tanto no desenvolvimento das atividades quanto na entrega dos documentos, plano e relatório exigidos;
- portar-se de forma ética e responsável.
 
Da avaliação do estágio
A avaliação do estágio, que compreende o acompanhamento e a verificação do desempenho do estudante na realização das atividades propostas, envolve:
I. a frequência exigida nas atividades programadas das quais a participação e o desenvolvimento são obrigatórios;
II. a execução de todos os trabalhos e atividades programados, dos quais a realização é obrigatória.
É considerado aprovado o estudante que obtiver média final igual ou superior a 6,0 (seis vírgula zero) no estágio.
Constituem elementos de acompanhamento e de avaliação do Estágio Supervisionado:
- realização das atividades e estudos solicitados pelo professor supervisor;
- elaboração do Plano de Estágio e do Relatório Final de Estágio, com assinatura do supervisor local responsável pela orientação na organização concedente;
- controle de presenças nas atividades do estágio na organização concedente, seguindo modelo padrão;
- avaliação do estudante pelo supervisor local, seguindo modelo padrão;
- participação no seminário de fechamento do estágio.
 
Insumos para a atualização das práticas do Estágio Supervisionado
O acompanhamento dos estudantes estagiários nas empresas concedentes, os seminários de
acompanhamento do desenvolvimento do estágio e o relatório final do estágio supervisionado consistem em insumos importantes para a atualização dos componentes curriculares e das práticas do Estágio Supervisionado da Engenharia Química.
Quando observada alguma carência na aprendizagem do estudante estagiário em função das demandas das organizações concedentes, que estão em constante transformação, ocorrem discussões e a definição de estratégias no Núcleo Docente Estruturante para superar as carências de todos os estudantes do curso.

Das disposições finais
Os casos omissos do presente regulamento são resolvidos pelo coordenador do curso e pelo professor supervisor do estágio.
A alteração do presente regulamento é matéria de competência do Conselho Universitário (Consun), do coordenação de curso e da Pró-Reitoria de Ensino.
O presente regulamento entra em vigor no semestre letivo seguinte ao da aprovação do presente projeto pedagógico.

Das disposições gerais
O estágio não obrigatório, assim como o estágio obrigatório, fundamenta-se na Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, que dispõe sobre o estágio dos alunos; na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei Federal nº 9.394/96, e nas Diretrizes Curriculares dos cursos de Ensino Superior.
 
Da caracterização do Estágio
O estágio, segundo o art.1º da Lei 11.788/2008, caracteriza-se como "um ato educativo escolar supervisionado" que tem como finalidade a preparação para o trabalho e para a vida cidadã dos alunos que estão regularmente matriculados e frequentando curso em instituição superior.
O estágio não obrigatório é uma atividade opcional acrescida à carga horária regular e obrigatória do curso, não se constituindo, porém, um componente indispensável à integralização curricular.
No curso de Engenharia Química, bacharelado, o estágio não obrigatório pode ser aproveitado como uma atividade complementar, estando previsto no regulamento das Atividades Complementares do Projeto Pedagógico do Curso.
 
Dos objetivos
Geral
Oportunizar ao estudante ampliar conhecimentos, aperfeiçoar e/ou desenvolver habilidades e atitudes necessárias para o bom desempenho profissional, vivências que contribuam para um adequado relacionamento interpessoal e uma participação ativa na sociedade.
 
Específicos
Possibilitar ao estudante matriculado e que frequenta o Curso de Engenharia Química, bacharelado, da Universidade do Vale do Taquari - Univates:
- vivenciar situações que ampliem o conhecimento da realidade na sua área de formação;
- ampliar o conhecimento sobre a organização profissional e o desempenho profissional;
- interagir com profissionais da área em que atuar, com pessoas que direta ou indiretamente se relacionam com as atividades profissionais, com vistas a desenvolver e/ou aperfeiçoar habilidades e atitudes básicas e específicas necessárias para a atuação profissional.
 
Das exigências e critérios de execução
Das determinações gerais
A realização do estágio não obrigatório deve obedecer às seguintes determinações:
I - o estudante deve estar matriculado e frequentando regularmente curso de educação superior da Universidade do Vale do Taquari - Univates;
II - obrigatoriedade de concretizar a celebração de termo de compromisso entre o estagiário, a parte concedente do estágio e a Univates antes do início das atividades;
III - as atividades cumpridas pelo estudante em estágio devem compatibilizar-se com o horário de aulas e aquelas previstas no termo de compromisso;
IV - a carga horária máxima da jornada de atividades do estudante estagiário será de seis horas diárias e de 30 (trinta) horas semanais;
V - o período de duração do estágio não obrigatório não pode exceder dois anos, exceto quando se tratar de estudante portador de deficiência;
VI - o estágio não obrigatório não cria vínculo empregatício de qualquer natureza, devendo o estudante receber bolsa ou outra forma de contraprestação das atividades que desenvolver. A eventual concessão de benefícios relacionados a transporte, alimentação e saúde, entre outros, também não caracteriza vínculo empregatício;
VII - se houver alguma forma de contraprestação ou bolsa de estágio não obrigatório, o pagamento do período de recesso será equivalente a 30 (trinta) dias sempre que o estágio tiver a duração igual ou superior a um ano, a ser gozado preferencialmente durante as férias escolares. No caso de o estágio ter a duração inferior a um ano, os dias de recesso serão concedidos de maneira proporcional;
VIII - a unidade concedente deve contratar em favor do estagiário seguro de acidentes pessoais cuja apólice seja compatível com valores de mercado, conforme consta no termo de compromisso;
IX - as atividades de estágio não obrigatório devem ser desenvolvidas em ambiente com condições adequadas e que possam contribuir para aprendizagens do estudante estagiário nas áreas social, profissional e cultural;
X - cabe à Univates comunicar, quando solicitada, à unidade concedente ou ao agente de integração (se houver) as datas de realização de avaliações escolares acadêmicas;
XI - segundo o art.14 da Lei 11.788/2008, "aplica-se ao estagiário a legislação relacionada à saúde e segurança no trabalho, sendo sua implementação de responsabilidade da parte concedente do estágio".
 
Das exigências e critérios específicos
O estágio não obrigatório do Curso de Engenharia Química, bacharelado, envolve atividades relacionadas às diferentes áreas da Engenharia Química, a serem desenvolvidas em organizações formais ou não formais da sociedade.
O estágio não obrigatório deve constituir-se numa oportunidade para os acadêmicos do Curso de Engenharia Química, bacharelado, desenvolverem atividades práticas relacionadas ao curso, com aplicação de conhecimentos e desenvolvimento de competências e habilidades profissionais, sociais e culturais.
O estudante estagiário somente pode colaborar em atividades relacionadas à profissão se houver um profissional habilitado, indicado pela unidade concedente, para acompanhamento.
Para desenvolver atividades no estágio não obrigatório, o estudante deve estar matriculado no Curso de Engenharia Química, bacharelado.
 
Das atribuições
Do supervisor de estágio
Cabe ao coordenador do curso, ou a um professor indicado por ele, acompanhar e avaliar as atividades realizadas pelo estagiário, tendo como base o plano e o(s) relatório(s) do estagiário, bem como as informações do profissional responsável na Unidade concedente.
 
Do supervisor local
O supervisor da parte concedente é um profissional do quadro de funcionários indicado pela empresa contratante responsável pelo acompanhamento do estudante estagiário durante o desenvolvimento das atividades, devendo ter formação superior na área de Engenharia Química, ou área correlata, como Química Industrial, Engenharia de Alimentos, de acordo com área de escopo da empresa em que o estágio estiver sendo executado. Caso a empresa concedente não tenha profissional com formação na área solicitada, o professor avaliará a possibilidade de aceitar o tempo de experiência profissional em área de conhecimento do curso, desde que esta fique comprovada no Termo de Compromisso de Estágio e na Declaração de Supervisão de Estágio.
Cabe também ao supervisor indicado pela empresa concedente comunicar à Central de Estágios da Univates qualquer irregularidade ou, se for o caso, a desistência do estudante estagiário, assim como efetuar os registros relacionados ao desempenho do estudante.
 
Do estagiário
Cabe ao estudante contratado para desenvolver estágio não obrigatório:
a) indicar a organização em que realizará o estágio não obrigatório à Central de Estágios da Univates ou ao responsável administrativo do agente de integração;
b) elaborar o plano de atividades e desenvolver as atividades acordadas;
c) responsabilizar-se pelo trâmite do Termo de Compromisso, devolvendo-o à Central de Estágios da Univates ou ao responsável administrativo do agente de integração, se houver, convenientemente assinado e dentro do prazo previsto;
d) ser assíduo e pontual tanto no desenvolvimento das atividades quanto na entrega dos documentos exigidos;
e) portar-se de forma ética e responsável.
 
Das disposições finais
A Central de Estágios, o Núcleo de Apoio Pedagógico e os coordenadores de curso devem trabalhar de forma integrada no que se refere ao estágio não obrigatório dos estudantes matriculados nos cursos de Ensino Superior da Universidade do Vale do Taquari - Univates, seguindo as disposições contidas na legislação em vigor, bem como as normas internas contidas no regulamento do estágio não obrigatório.
As unidades concedentes, assim como os agentes de integração, devem seguir o estabelecido na legislação em vigor, as disposições do regulamento do estágio não obrigatório e as normas e orientações da Universidade do Vale do Taquari - Univates que tratam do assunto.

As atividades complementares, conforme regulamento interno da Universidade do Vale do Taquari - Univates , abrangem quatro categorias: ensino, pesquisa, extensão e profissional, devendo o estudante, no mínimo, desenvolver atividades em duas categorias.
Assim, durante o desenvolvimento de sua formação no curso de graduação, os acadêmicos devem participar de atividades complementares de ensino e/ou extensão e/ou pesquisa e/ou profissional, com o objetivo de produzir e ampliar conhecimentos para sua formação profissional e pessoal.
As atividades complementares devem possuir relação direta com os objetivos do curso e ser devidamente comprovadas.
É requisito para colação de grau a integralização de pelo menos 120 (cento e vinte) horas em atividades complementares, não sendo permitido o duplo aproveitamento de atividades. Para efeitos de integralização, cada atividade complementar realizada pelo discente é computada em horas.
Os documentos comprobatórios das atividades complementares são encaminhados pelo estudante por meio de protocolo online, exclusivamente. A validação das atividades complementares é feita por uma pessoa designada pela Reitoria vinculada a secretaria do centro do curso, seguindo os critérios estabelecidos e constantes neste projeto pedagógico. 
São consideradas como atividades complementares as constantes nos quadros que seguem ou outras aprovadas pelo Conselho do Centro.

É requisito para colação de grau como bacharel em Engenharia Química a elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), visando à consolidação da aprendizagem, desenvolvendo a capacidade investigativa e aprofundando um tema alinhado ao perfil do egresso.
O TCC constitui-se de monografia, relatório técnico ou artigo completo versando sobre uma subárea, ou um conjunto de subáreas, coerentes entre si, abordadas no curso e de interesse do estudante.

Da natureza e dos objetivos
O TCC tem como objetivos: consolidar e integrar os conhecimentos e as habilidades construídos ao longo do curso de Engenharia Química.
 
Da organização e execução
O TCC é integralizado em dois semestres e, por razões acadêmico-administrativas, está dividido em dois componentes curriculares: Trabalho de Conclusão de Curso - Etapa I e Trabalho de Conclusão de Curso - Etapa II. O estudante deve cursar as Etapas I e II em semestres consecutivos.
A execução do trabalho é orientada por um professor da Universidade do Vale do Taquari - Univates em horário e local preestabelecidos entre o orientando e o professor orientador.
Havendo comum acordo entre estudante e orientador, o documento final do Trabalho de Conclusão de Curso - Etapa II poderá ser monografia, relatório técnico ou artigo completo. Não havendo comum acordo, o documento será executado na forma de monografia. Sendo artigo, ele obrigatoriamente deve ser submetido à publicação. No caso de monografia, devem ser respeitadas as normas de apresentação de trabalhos acadêmicos da Univates e, para artigos, as normas do evento ou revista a que o estudante submeteu o trabalho.
 
Da coordenação geral dos trabalhos de conclusão
A coordenação geral dos componentes curriculares Trabalho de Conclusão - Etapa I e Trabalho de Conclusão - Etapa II é realizada por um professor indicado pela direção de Centro, podendo ser o próprio coordenador de curso. Compete ao professor coordenador instruir os estudantes quanto aos procedimentos atinentes à realização do TCC, ao cronograma e aos prazos para entrega.
 
Das competências do professor orientador
Compete ao professor orientador prover apoio para o desenvolvimento do trabalho, auxiliando o estudante nas práticas investigativas e na estruturação do documento.
 
Das competências do estudante
Compete ao estudante buscar orientação; desenvolver as atividades planejadas e indicadas pelo professor orientador; seguir as normas éticas; respeitar os direitos autorais e cumprir os prazos estipulados.

Da avaliação
Devido à natureza das atividades que compõem o TCC, a avaliação do desempenho acadêmico do estudante, tanto na Etapa I como na Etapa II, é expressa por uma única nota, de zero a dez, não existindo recuperação.
Os trabalhos são avaliados pelos examinadores de acordo com a coerência do texto, levando em consideração o tipo de documento produzido e a metodologia utilizada. Os critérios de avaliação são fixados nas normas complementares do TCC definidas pelo NDE, tendo como elementos norteadores a estrutura, a qualidade e a coerência do documento.
O acadêmico que incorrer em ilicitudes na elaboração do seu TCC estará automaticamente reprovado sem prejuízo de outras providências legais e acadêmicas cabíveis. Da mesma forma, a falta de registros de pelo menos seis momentos de orientação é motivo para reprovação por infrequência.
Ao término do componente curricular do Trabalho de Conclusão de Curso - Etapa I, o documento produzido será submetido a uma comissão examinadora, formada por dois professores da Universidade do Vale do Taquari, sendo um deles o professor orientador, que conferem a nota final dessa etapa.
Durante o componente curricular Trabalho de Conclusão de Curso - Etapa II, o aluno deve apresentar o seu trabalho em um Seminário de Andamento. Esse seminário visa à divulgação dos trabalhos que os estudantes do curso estão realizando. A participação no Seminário de Andamento é obrigatória.
É requisito para aprovação do estudante no componente curricular Trabalho de Conclusão de Curso - Etapa II a apresentação oral do trabalho diante de uma comissão examinadora formada por três professores da Universidade do Vale do Taquari ou profissionais convidados, sendo um deles o professor orientador.
Os trabalhos de conclusão de curso, após apreciação da banca e revisão do estudante, são postados no ambiente virtual da disciplina. Os trabalhos com nota final igual ou superior a 8,0 são disponibilizados na Biblioteca Digital da Univates.
 
 

O atendimento psicopedagógico é um serviço de apoio aos estudantes com necessidades especiais e/ou dificuldades de aprendizagem, realizado por um profissional vinculado ao Universo Univates. O atendimento pode ser solicitado pelo professor, pelo coordenador de curso ou pelo próprio estudante, tendo como objetivo auxiliar o aluno no seu processo de aprendizagem.

Gostaria de receber
novidades sobre o curso?

etapa 1/4
etapa 2/4
etapa 3/4
etapa 4/4