Engenharia Mecânica
Informações do curso
Atos legais
Autorização: Resolução 112/reitoria/univates, de 26 de agosto de 2009
Reconhecimento: Portaria mec nº 164, de 06 de janeiro de 2022 - dou de 10 de janeiro de 2022, seção 1, pág. 86
Catálogo Institucional
acessar as informaçõesCoordenação do curso
Contato
MANFRED COSTA
Professor e coordenador
eng-mecanica@univates.br (51) 3714-7000 - Ramal 5938Localização
Sala 203 Prédio 2
Projeto pedagógico do curso
O curso de Engenharia Mecânica da Univates visa a formar engenheiros mecânicos aptos a exercerem as atribuições pertinentes à sua formação, a fim de contribuírem para o desenvolvimento da região do Vale do Taquari e do País. Além disso, busca ampliar os diversos conhecimentos próprios da profissão de engenheiro mecânico, o seu papel na sociedade como cidadão, com comportamento ético e profissional adequado, consciência ambiental, social, cultural e política, contribuindo para o bem-estar da sociedade e o seu crescimento econômico.
Considerando as características regionais, as necessidades e expectativas da comunidade e, fundamentalmente, em face do papel socioeducacional e cultural que a Universidade do Vale do Taquari se propõe a desempenhar em sua área de abrangência, sucintamente pode-se caracterizar o egresso do curso de Engenharia Mecânica, bacharelado, como o profissional com condições de atuar com eficácia nos mercados regional e nacional, na área de sua competência e em seus diversos segmentos.
Nesse sentido, considerando as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Engenharia (Resolução CNE/CES 2/2019), o engenheiro mecânico egresso da Univates deve ter boa formação básica em engenharia, além de visão holística e formação humanista, consciente de seu papel na comunidade, sendo criativo e cooperativo, capaz de trabalhar de forma independente e em equipe e de entender as demandas e desafios postos pelos usuários, propondo, por meio da análise técnica, a resolução de problemas, considerando também a ética e os aspectos políticos, sociais, ambientais e de segurança e saúde no trabalho.
Dentro desse contexto, o egresso do curso de Engenharia Mecânica deverá integrar conhecimentos técnico-científicos das principais áreas da engenharia mecânica, como fenômenos de transporte, engenharia térmica, processos de fabricação, mecânica dos sólidos e projetos de máquinas, e estar em condições de realizar pesquisas e utilizar novas tecnologias, com visão inovadora e empreendedora.
1. Formular e conceber soluções desejáveis de engenharia, analisando e compreendendo a necessidade dos usuários e seu contexto.
- Agir colaborativamente em equipe na execução de soluções projetadas;
- Analisar, de forma crítica, os impactos das atividades de Engenharia no contexto social e ambiental;
- Gerenciar os insumos, avaliando riscos e garantindo qualidade aos produtos e serviços;
- Integrar o contexto acadêmico com a realidade social e específica das áreas de graduação;
- Projetar e determinar os parâmetros construtivos e operacionais para as soluções de engenharia.
2. Analisar e compreender os fenômenos das ciências exatas por meio de modelos simbólicos, matemáticos, físicos e outros, uma vez verificados e validados por experimentação ou outras técnicas.
- Aplicar equações matemáticas e modelos físicos para a resolução de problemas de engenharia;
- Aplicar métodos de pesquisa científica e tecnológica;
- Aplicar os conceitos e modelos teóricos da física na descrição e análise de diferentes aplicações tecnológicas e fenômenos naturais;
- Avaliar o comportamento dos modelos físicos e químicos a partir de experimentos reais e validar os resultados obtidos por meio de técnicas adequadas;
- Conhecer e analisar as características das instalações elétricas;
- Utilizar ferramentas matemáticas, estatísticas, computacionais e de simulação para modelagem dos fenômenos físicos e químicos;
- Relacionar as representações bidimensionais com a visão espacial.
3. Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos (bens e serviços), componentes ou processos, considerando aspectos de qualidade, sistemas de desempenho e de custeio.
- Analisar as características dos processos e sistemas e definir a utilização dos recursos de produção;
- Analisar, sob o aspecto econômico, a implementação de sistemas, produtos e processos;
- Analisar, sob o aspecto técnico, a implementação de sistemas, produtos e processos;
- Aplicar os conhecimentos necessários para a execução de projetos;
- Coletar e analisar dados para apoio à tomada de decisão;
- Identificar e compreender características de processos, sistemas e produtos;
- Identificar e utilizar as partes que constituem o planejamento e o controle de processos.
4. Implantar, supervisionar e controlar as soluções de engenharia, nos diferentes níveis de responsabilidade de uma organização, considerando a viabilidade técnica, econômica e financeira de projetos.
- Analisar, de forma crítica, os impactos das atividades de engenharia no contexto social e ambiental;
- Aplicar técnicas de análise e modelagem à resolução de problemas utilizando ferramentas de apoio, que incluem softwares e bases digitais de informação;
- Avaliar, de forma crítica, os resultados alcançados;
- Coletar e analisar dados para apoio à tomada de decisão;
- Identificar oportunidades;
- Organizar as etapas e os recursos necessários para execução de projetos e serviços;
- Resolver problemas de engenharia por meio do desenvolvimento de raciocínio lógico, crítico e analítico.
5. Comunicar-se eficazmente nas formas escrita, oral e gráfica.
- Analisar os recursos linguísticos, relacionando o texto ao contexto;
- Compreender as formas de comunicação gráfica e aplicar os métodos e as técnicas de desenho;
- Comunicar-se de forma desinibida, usando a linguagem formal e adequando os recursos de apoio ao texto oral;
- Comunicar-se de maneira eficiente nas formas escrita, oral e gráfica;
- Empregar diferentes estratégias de leitura adequadas ao contexto textual, aos objetivos de leitura e às intenções comunicativas;
- Produzir textos acadêmicos respeitando a autoria, com argumentos coerentes, relevantes, teoricamente consistentes, em conformidade com o padrão linguístico e textual do gênero em questão;
- Qualificar a leitura e a escrita acadêmica, atentando aos mecanismos de coesão e aos fatores de coerência, bem como à adequação à tipologia e ao gênero textuais;
- Qualificar a produção oral e escrita, atentando aos mecanismos de coesão e aos fatores de coerência, bem como à adequação à tipologia e ao gênero textuais;
- Relacionar as representações bidimensionais com a visão espacial.
6. Trabalhar e liderar equipes multidisciplinares.
- Agir colaborativamente em equipe na execução de soluções projetadas;
- Gerenciar e supervisionar equipes de trabalho, respeitando as individualidades.
7. Conhecer e aplicar com ética a legislação e os atos normativos no âmbito do exercício da profissão.
- Analisar, de forma crítica e humanista, a formação do cidadão no contexto brasileiro e latino-americano;
- Conhecer as normas técnicas e as tecnologias relacionadas à engenharia;
- Conhecer e interpretar a legislação própria da atividade profissional;
- Construir pensamento crítico a partir da análise e de reflexões sobre ética, cidadania, direitos humanos e sustentabilidade no mundo contemporâneo;
- Reconhecer e valorizar o compromisso ético e a responsabilidade acadêmica;
- Tratar e tematizar problemas morais e éticos, analisando tópicos atuais e inovadores em questões ético-filosóficas e vinculadas à prática profissional.
8. Aprender de forma autônoma e lidar com situações e contextos complexos, atualizando-se em relação aos avanços da ciência, da tecnologia e aos desafios da inovação e do empreendedorismo.
- Aplicar métodos de pesquisa científica e tecnológica;
- Avaliar criticamente a relação interdisciplinar homem-ambiente, identificando as características ambientais regionais e globais;
- Avaliar, de forma crítica, os resultados alcançados;
- Comprometer-se com a construção do conhecimento, considerando a necessidade de permanente atualização profissional;
- Desenvolver atitude empreendedora;
- Desenvolver autonomia na identificação e busca de soluções de problemas;
- Identificar oportunidades.
O aluno pode verificar a matriz curricular do curso para conhecer as disciplinas, ter acesso ao código, às horas-aula e aos créditos de cada uma.
Não se aplica ao curso.
É requisito para a colação de grau no curso de Engenharia Mecânica, bacharelado, a realização de um estágio supervisionado. O estágio tem duração mínima de 160 horas e é supervisionado por um professor do curso e por um profissional vinculado à organização concedente do estágio.
O estágio é constituído por atividades que visam à aproximação do estudante com a prática profissional, devendo ser realizado em uma organização que permita a vivência e a aplicação dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso.
Da natureza e dos objetivos
O estágio curricular supervisionado caracteriza-se como uma atividade didático-pedagógica obrigatória a ser realizada pelo estudante em área afim à do curso de Engenharia Mecânica, bacharelado. Constitui-se em um processo de aquisição e aprimoramento de conhecimentos e de habilidades essenciais ao exercício profissional, integrando teoria e prática, tendo como objetivos:
- aprofundar e ampliar conhecimentos técnico-científicos de engenharia;
- conviver com o ambiente organizacional;
- interagir com situações reais da profissão, que façam a relação entre o domínio de conhecimento e de aplicação do mesmo;
- perceber o contexto de uma organização, permitindo o entendimento da inovação e da criatividade dentro da perspectiva de negócios;
- verificar o desenvolvimento das competências e habilidades técnicas e humanas dos estudantes previstas no Projeto Pedagógico do Curso.
Da organização
O estágio supervisionado desenvolve-se a partir da conclusão de 2.400 horas, obedecendo aos pré-requisitos específicos necessários. A carga horária mínima total do estágio é de 160 horas e deve ser integralizada em um semestre.
O estágio é atividade de competência do curso e deve ser desenvolvido pelos estudantes sob supervisão.
No Estágio Supervisionado Obrigatório, o estudante deve, primeiramente, conhecer a rotina de trabalho da organização concedente, observar a realidade e propor um plano de estágio, considerando as necessidades da organização. Em seguida, deverá realizar as atividades previstas no plano e, no final, gerar um relatório do estágio.
O estágio somente é desenvolvido:
I. em unidades que apresentam as condições necessárias e adequadas para a sua realização - caso a organização concedente não tenha profissional com formação na área solicitada, o professor supervisor avaliará a possibilidade de aceitar supervisor local com outra formação ou com experiência profissional em área de conhecimento do curso, desde que esta fique comprovada por meio de declaração da organização concedente ou de outros documentos que demonstrem a experiência na área;
II. se tiverem sido cumpridas as exigências relacionadas com o instrumento jurídico entre a Univates e demais integrantes, conforme regulamentação interna da Univates;
III. se atendidas as exigências do presente Regulamento.
Da coordenação-geral do estágio, coordenação de curso, professor supervisor e suas atribuições
A coordenação-geral dos estagiários regularmente matriculados no componente curricular Estágio Supervisionado é realizada por um professor indicado pelos coordenadores dos cursos da área de Ciências Exatas e Engenharias, podendo ser o próprio coordenador de curso.
Compete ao professor coordenador-geral do componente curricular Estágio Supervisionado:
- organizar o ambiente virtual do componente curricular Estágio Supervisionado e instruir os estudantes estagiários quanto aos procedimentos atinentes à realização do estágio, ao cronograma e prazos para cumprimento das tarefas;
- realizar uma reunião inaugural apresentando as diretrizes gerais do componente curricular aos estudantes;
- promover um seminário final do estágio supervisionado;
- reunir, organizar e arquivar as fichas de avaliação dos estágios realizados no semestre letivo e preencher os documentos referentes ao fechamento do componente curricular;
- observar a regulamentação interna quanto à documentação necessária e sua tramitação.
Compete ao coordenador de curso:
- analisar as solicitações de aproveitamento de atividades profissionais como atividades para o estágio curricular de graduação, via protocolo, contendo cópia da Carteira de Trabalho do estudante, comprovante de titulação ou experiência do supervisor e, caso a função descrita na Carteira de Trabalho não seja pertinente ao curso, deverá constar declaração, realizada pela empresa, das atividades realizadas pelo estudante;
- indicar o professor supervisor do estágio, de acordo com a regulamentação interna da Univates.
Compete ao professor supervisor:
- aprovar, de acordo com as definições da coordenação de curso e regulamentação interna da Univates, as organizações que se constituirão em campo de estágio;
- responsabilizar-se pelo trâmite do Termo de Compromisso do Estágio e do Termo de Convênio, quando for o caso;
- orientar o estudante no planejamento e na execução das atividades previstas para o estágio por meio de reuniões e/ou encontros grupais ou individuais;
- aprovar o plano de estágio desenvolvido pelo estudante;
- acompanhar, supervisionar e avaliar o desenvolvimento das atividades do estudante no estágio;
- efetuar os registros acadêmicos referentes à realização do estágio;
- participar do seminário final do estágio supervisionado e avaliar a apresentação dos estudantes estagiários, gerando insumos para a atualização e melhoria das práticas dos estágios supervisionados;
- avaliar o plano de estágio, relatórios e reuniões de acompanhamento do Estágio Supervisionado e preencher a ficha de avaliação final do estágio.
Do estagiário e suas atribuições
Somente o estudante regularmente matriculado no curso e que cumpriu os pré-requisitos exigidos tem direito de realizar o estágio obrigatório.
O horário e o número total de horas semanais para o desenvolvimento do estágio devem ser compatíveis com o horário dos componentes curriculares em que o estagiário estiver matriculado no semestre de sua realização e com o horário de trabalho da unidade concedente do estágio.
São atribuições do estudante estagiário no Estágio Supervisionado:
- indicar a organização em que realizará o estágio;
- elaborar o plano de estágio, considerando a realidade da empresa concedente do estágio e os subsídios teóricos;
- desenvolver as atividades previstas para o estágio;
- cumprir integralmente o total de horas previstas para o estágio, atendendo às normas e aos procedimentos da empresa concedente, bem como as atividades exigidas pelo seu professor supervisor;
- responsabilizar-se pela documentação necessária e por sua tramitação, em conformidade com a regulamentação interna da Univates;
- ser assíduo e pontual tanto no desenvolvimento das atividades quanto na entrega dos documentos, plano e relatório exigidos;
- portar-se de forma ética e responsável.
Da avaliação do estágio
A avaliação do estágio, que compreende o acompanhamento e a verificação do desempenho do estudante na realização das atividades propostas, envolve:
I. a frequência exigida nas atividades programadas, sendo obrigatórios a participação e o desenvolvimento das atividades;
II. a execução de todos os trabalhos e atividades programados, sendo obrigatória sua realização.
É considerado aprovado o estudante estagiário que obtiver média final igual ou superior a 6,0.
Constituem elementos de acompanhamento e de avaliação do Estágio Supervisionado:
- realização das atividades e estudos solicitados pelo professor supervisor;
- elaboração do plano de estágio e do relatório final de estágio, com assinatura do supervisor local responsável pela orientação na organização concedente;
- controle de presenças nas atividades do estágio na organização concedente, seguindo modelo padrão;
- avaliação do estudante pelo supervisor local, seguindo modelo padrão;
- participação no seminário de fechamento do estágio.
Insumos para a atualização das práticas do Estágio Supervisionado
O acompanhamento dos estudantes estagiários nas empresas concedentes, os seminários de acompanhamento do desenvolvimento do estágio e o relatório final do estágio supervisionado consistem em insumos importantes para a atualização dos componentes curriculares e das práticas do Estágio Supervisionado do curso de Engenharia Mecânica.
Quando observada alguma carência na aprendizagem do estudante estagiário, em razão das demandas das organizações concedentes, que estão em constante transformação, ocorrem discussões e a definição de estratégias no Núcleo Docente Estruturante para superar as carências de todos os estudantes do curso.
Das disposições finais
Os casos omissos do regulamento do estágio obrigatório são resolvidos pelo coordenador do curso e pelo professor supervisor do estágio.
A alteração do regulamento é matéria de competência do Conselho Universitário (Consun), do coordenador de curso e do pró-reitor de Ensino.
O regulamento do estágio obrigatório entra em vigor no semestre letivo seguinte ao da aprovação do presente Projeto Pedagógico.
Das disposições gerais
O estágio não obrigatório, assim como o estágio obrigatório, fundamenta-se na Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, que dispõe sobre o estágio dos alunos; na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei Federal nº 9.394/96; e nas Diretrizes Curriculares dos cursos de Ensino Superior.
Da caracterização do estágio
O estágio, segundo o art. 1º da Lei nº 11.788/2008, caracteriza-se como "um ato educativo escolar supervisionado", que tem como finalidade a preparação para o trabalho e para a vida cidadã dos alunos que estão regularmente matriculados e frequentando curso em instituição superior.
O estágio não obrigatório é uma atividade opcional acrescida à carga horária regular e obrigatória do curso, não se constituindo, porém, um componente indispensável à integralização curricular.
No curso de Engenharia Mecânica, bacharelado, o estágio não obrigatório pode ser aproveitado como uma atividade complementar, estando previsto no regulamento das atividades complementares do Projeto Pedagógico do Curso.
Dos objetivos
Geral
Oportunizar ao estudante ampliar conhecimentos, aperfeiçoar e/ou desenvolver habilidades e atitudes necessárias para o bom desempenho profissional, vivências que contribuam para o adequado relacionamento interpessoal e a participação ativa na sociedade.
Específicos
Possibilitar ao estudante matriculado e que frequenta o curso de Engenharia Mecânica, bacharelado, da Universidade do Vale do Taquari - Univates:
- vivenciar situações que ampliem o conhecimento da realidade na área de formação;
- ampliar o conhecimento sobre a organização profissional e o desempenho profissional;
- interagir com profissionais da área em que atuar, com pessoas que direta ou indiretamente se relacionam com as atividades profissionais, com vistas a desenvolver e/ou aperfeiçoar habilidades e atitudes básicas e específicas necessárias para a atuação profissional.
Das exigências e critérios de execução
Das determinações gerais
A realização do estágio não obrigatório deve obedecer às seguintes determinações:
I - o estudante deve estar matriculado e frequentando regularmente curso de educação superior da Universidade do Vale do Taquari - Univates;
II - obrigatoriedade de concretizar a celebração de termo de compromisso entre o estagiário, a parte concedente do estágio e a Univates antes do início das atividades;
III - as atividades cumpridas pelo estudante em estágio devem compatibilizar-se com o horário de aulas e aquelas previstas no termo de compromisso;
IV - a carga horária máxima da jornada de atividades do estudante estagiário será de seis horas diárias e de 30 horas semanais;
V - o período de duração do estágio não obrigatório não pode exceder dois anos, exceto quando se tratar de estudante com deficiência;
VI - o estágio não obrigatório não cria vínculo empregatício de qualquer natureza, devendo o estudante receber bolsa ou outra forma de contraprestação das atividades que desenvolver. A eventual concessão de benefícios relacionados a transporte, alimentação e saúde, entre outros, também não caracteriza vínculo empregatício;
VII - se houver alguma forma de contraprestação ou bolsa de estágio não obrigatório, o pagamento do período de recesso será equivalente a 30 dias sempre que o estágio tiver duração igual ou superior a um ano, a ser gozado preferencialmente durante as férias escolares. No caso de o estágio ter duração inferior a um ano, os dias de recesso serão concedidos de maneira proporcional;
VIII - a unidade concedente deve contratar em favor do estagiário seguro de acidentes pessoais, cuja apólice seja compatível com valores de mercado, conforme consta no termo de compromisso;
IX - as atividades de estágio não obrigatório devem ser desenvolvidas em ambiente com condições adequadas e que possam contribuir para aprendizagens do estudante estagiário nas áreas social, profissional e cultural;
X - cabe à Univates comunicar, quando solicitada, à unidade concedente ou ao agente de integração (se houver) as datas de realização de avaliações escolares acadêmicas;
XI - segundo o art. 14 da Lei nº 11.788/2008, "aplica-se ao estagiário a legislação relacionada à saúde e segurança no trabalho, sendo sua implementação de responsabilidade da parte concedente do estágio".
Das exigências e critérios específicos
O estágio não obrigatório do curso de Engenharia Mecânica, bacharelado, envolve atividades relacionadas às diferentes áreas da Engenharia Mecânica, a serem desenvolvidas em organizações formais ou não formais da sociedade.
O estágio não obrigatório deve constituir-se em uma oportunidade para os acadêmicos do curso de Engenharia Mecânica, bacharelado, desenvolverem atividades práticas relacionadas ao curso, com aplicação de conhecimentos e desenvolvimento de competências e habilidades profissionais, sociais e culturais.
O estudante estagiário somente pode colaborar em atividades relacionadas à profissão se houver um profissional habilitado, indicado pela unidade concedente, para acompanhamento.
Para desenvolver atividades no estágio não obrigatório, o estudante deve estar matriculado no curso de Engenharia Mecânica, bacharelado.
Das atribuições
Do supervisor de estágio
Cabe ao coordenador do curso, ou a um professor indicado por ele, acompanhar e avaliar as atividades realizadas pelo estagiário, tendo como base o plano e o(s) relatório(s) do estagiário, bem como as informações do profissional responsável na unidade concedente.
Do supervisor local
O supervisor da parte concedente é um profissional do quadro de funcionários indicado pela empresa contratante responsável pelo acompanhamento do estudante estagiário durante o desenvolvimento das atividades, devendo ter formação superior na área de Engenharia Mecânica. Caso a empresa concedente não tenha profissional com formação na área solicitada, o professor avaliará a possibilidade de aceitar o tempo de experiência profissional em área de conhecimento do curso, desde que esta fique comprovada no Termo de Compromisso de Estágio e na Declaração de Supervisão de Estágio.
Cabe também ao supervisor indicado pela empresa concedente comunicar à Central de Estágios da Univates qualquer irregularidade ou, se for o caso, a desistência do estudante estagiário, assim como efetuar os registros relacionados ao desempenho do estudante.
Do estagiário
Cabe ao estudante contratado para desenvolver estágio não obrigatório:
a) indicar a organização em que realizará o estágio não obrigatório à Central de Estágios da Univates ou ao responsável administrativo do agente de integração;
b) elaborar o plano de atividades e desenvolver as atividades definidas;
c) responsabilizar-se pelo trâmite do Termo de Compromisso, devolvendo-o à Central de Estágios da Univates ou ao responsável administrativo do agente de integração, se houver, convenientemente assinado e dentro do prazo previsto;
d) ser assíduo e pontual tanto no desenvolvimento das atividades quanto na entrega dos documentos exigidos;
e) portar-se de forma ética e responsável.
Das disposições finais
A Central de Estágios, o Núcleo de Apoio Pedagógico e os coordenadores de curso devem trabalhar de forma integrada no que se refere ao estágio não obrigatório dos estudantes matriculados nos cursos de Ensino Superior da Universidade do Vale do Taquari - Univates, seguindo as disposições contidas na legislação em vigor, bem como as normas internas contidas no regulamento do estágio não obrigatório.
As unidades concedentes, assim como os agentes de integração, devem seguir o estabelecido na legislação em vigor, as disposições do regulamento do estágio não obrigatório e as normas e orientações da Universidade do Vale do Taquari - Univates que tratam do assunto.
É requisito para colação de grau como bacharel em Engenharia Mecânica a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), visando à consolidação da aprendizagem, desenvolvendo a capacidade investigativa e aprofundando um tema relacionado ao curso.
O TCC constitui-se de uma monografia, relatório técnico ou artigo completo versando sobre uma subárea, ou um conjunto de subáreas, coerentes entre si, abordadas no curso e de interesse do estudante.
Da natureza e dos objetivos
O TCC tem como objetivos consolidar e integrar os conhecimentos construídos ao longo do curso.
Da organização e execução
O TCC é integralizado em dois semestres e, por razões acadêmico-administrativas, está dividido em dois componentes curriculares: Proposta de Trabalho de Conclusão de Curso (Etapa I) e Trabalho Final de Curso (Etapa II). O estudante deve, preferencialmente, cursar as Etapas I e II em semestres consecutivos.
A execução do trabalho é orientada por um professor da Univates em horário e local preestabelecidos entre o orientando e o professor orientador. Cabe ao coordenador do curso designar o professor orientador.
Havendo comum acordo entre estudante e orientador, o documento final do Trabalho de Conclusão de Curso - Etapa II poderá ser monografia, relatório técnico ou artigo completo. Não havendo comum acordo, o documento será executado na forma de monografia. O modelo de texto a ser elaborado deve seguir as normas complementares do TCC, definidas pelo NDE do curso.
Da coordenação dos trabalhos de conclusão
A coordenação dos componentes curriculares Proposta de Trabalho de Conclusão de Curso (Etapa I) e Trabalho Final de Curso (Etapa II) é realizada por um professor indicado pela área de Ciências Exatas e Engenharias (CEE), podendo ser o próprio coordenador de curso. Compete ao professor coordenador instruir os estudantes quanto aos procedimentos atinentes à realização do TCC, ao cronograma e aos prazos para entrega.
Das competências do professor orientador
Compete ao professor orientador prover apoio para o desenvolvimento do trabalho, auxiliando o estudante nas práticas investigativas e na estruturação do documento.
Das competências do estudante
Compete ao estudante buscar orientação, desenvolver as atividades planejadas e indicadas pelo professor orientador, seguir as normas éticas, respeitar os direitos autorais e cumprir os prazos estipulados.
Da avaliação
Devido à natureza das atividades que compõem o TCC, a avaliação do desempenho acadêmico do estudante, tanto na Etapa I como na Etapa II, é expressa por uma única nota, de zero a dez, não existindo recuperação.
Os trabalhos são avaliados pelos examinadores de acordo com a coerência do texto, levando em consideração o tipo de documento produzido e a metodologia utilizada. Os critérios de avaliação são fixados nas normas complementares do TCC definidas pelo NDE, tendo como elementos norteadores a estrutura, a qualidade e a coerência do documento.
O acadêmico que incorrer em ilicitudes na elaboração do seu TCC estará automaticamente reprovado, sem prejuízo de outras providências legais e acadêmicas cabíveis. Da mesma forma, a falta de registros de pelo menos seis momentos de orientação é motivo para reprovação por infrequência.
Ao término do componente curricular Proposta de Trabalho de Conclusão de Curso (Etapa I), o documento produzido será submetido a uma comissão examinadora, formada por dois professores da Univates, sendo um deles o professor orientador, que conferem a nota final dessa etapa.
Durante o componente curricular Trabalho Final de Curso (Etapa II), o aluno deve apresentar seu trabalho em um Seminário de Andamento. Esse seminário visa à divulgação dos trabalhos que os estudantes do curso estão realizando. A participação no Seminário de Andamento é obrigatória.
É requisito para aprovação do estudante no componente curricular Trabalho Final de Curso (Etapa II) a apresentação oral do trabalho diante de uma comissão examinadora formada por três professores da Univates ou profissionais convidados, sendo um deles o professor orientador.
Em caso de aprovação com nota igual ou superior a 8,0 (oito vírgula zero), o trabalho tem direito a ser publicado no repositório da Biblioteca Digital da Univates. Para isso, o estudante deverá preencher um termo de autorização.
O atendimento psicopedagógico é um serviço de apoio aos estudantes com necessidades especiais e/ou dificuldades de aprendizagem, realizado por um profissional vinculado ao Universo Univates. O atendimento pode ser solicitado pelo professor, pelo coordenador de curso ou pelo próprio estudante, tendo como objetivo auxiliar o aluno no seu processo de aprendizagem.