Enfermagem
Informações do curso
Atos legais
Autorização: Resolução 36/reitoria/univates, de 26 de maio de 2000
Reconhecimento: Portaria mec nº 111, de 04 de fevereiro de 2021 - dou de 05 de fevereiro de 2021, seção 1, pág. 136
Catálogo Institucional
acessar as informaçõesCoordenação do curso
Contato
PAULA MICHELE LOHMANN
Professor e coordenador
enfermagem@univates.br (51) 3714-7000 - Ramal 5012Localização
Sala 226 Prédio 2
Projeto pedagógico do curso
Formar enfermeiros generalistas, qualificados para o exercício da profissão nos aspectos técnico-científico, socioeducativo e ético-político e para atuar em diferentes cenários da gestão e da atenção em saúde, com foco no contexto locorregional e comprometidos com a defesa da saúde como direito de todos.
O egresso do curso de Enfermagem da Univates tem formação generalista, humanista, crítica e ética, com autonomia e responsabilidade social. É um profissional qualificado para exercer a liderança e a tomada de decisões no campo da saúde, tanto na assistência quanto na gestão dos serviços de saúde, considerando as demandas do mundo do trabalho. O cuidado de enfermagem aos indivíduos, famílias e comunidades, considerando as diversidades e a integralidade da atenção, norteia sua ação profissional nos diferentes níveis de atenção do SUS. O profissional exerce ações de promoção da saúde, prevenção de riscos, diagnóstico precoce e tratamento, no âmbito individual e coletivo, considerando o compromisso com a defesa da cidadania, a autonomia e o protagonismo do usuário. A formação do enfermeiro é baseada em evidências científicas, com qualificação para o trabalho interprofissional e para intervenção em diferentes níveis de complexidade, articulado com as necessidades locais e regionais, considerando o perfil epidemiológico e sociodemográfico. O enfermeiro formado na Univates tem competência para a produção de conhecimento científico e atuação como educador.
O curso de Enfermagem da Univates assume as competências e habilidades do profissional enfermeiro, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais (BRASIL, 2001) para os cursos de graduação em Enfermagem. O processo formativo do estudante deve ser desenvolvido nas seguintes áreas:
Cuidado de enfermagem na atenção à saúde humana
Desenvolver ações de promoção da saúde, prevenção de riscos e agravos, diagnóstico, tratamentos e cuidados paliativos, em níveis individual e coletivo, reconhecendo a saúde como direito, considerando as necessidades de saúde nos diferentes ciclos da vida, respeitando os valores, costumes, crenças, a morte e as práticas dos indivíduos, famílias e comunidades.
Tomada de decisões na prática da enfermagem
Promover a capacidade de tomar decisões baseadas em evidências científicas e o respeito às necessidades individuais e à diversidade humana, de forma a seguir as condutas mais adequadas e o uso apropriado dos recursos físicos e materiais, bem como a valorização das habilidades das equipes de trabalho.
Comunicação nas relações interpessoais
Reconhecer a comunicação nas suas diversas formas (verbal, não verbal e escrita) como essencial para a prática profissional, mantendo a confidencialidade das informações confiadas ao enfermeiro, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral. Incentivar a utilização de línguas estrangeiras e capacitar para o uso de tecnologias de comunicação e informação.
Liderança no trabalho em equipe
Capacitar para o exercício da liderança no trabalho em equipe interprofissional e interdisciplinar, reconhecendo seu papel na coordenação do processo de cuidar em enfermagem com princípios de ética e bioética, considerando contextos e demandas de saúde, identificando-se como coordenador do trabalho da equipe de enfermagem e participante de uma equipe interprofissional. Desenvolver a capacidade de articulação da equipe de enfermagem com os demais agentes das instituições de saúde, mediados pela interação, diálogo e respeito ao outro. Compreender que a liderança envolve compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões e comunicação.
Gestão e gerenciamento em enfermagem
Desenvolver a gestão e o gerenciamento de enfermagem na rede de atenção à saúde, tanto das pessoas quanto dos recursos físicos e materiais, por meio da avaliação e planejamento dos processos de trabalho em enfermagem, incentivando a liderança, a tomada de decisão e a utilização das tecnologias de comunicação e informação para a gestão.
Educação permanente em saúde
Reconhecer a necessidade de desenvolvimento profissional permanente, diante da complexidade das necessidades de saúde individuais e coletivas, as mudanças nos processos de trabalho em enfermagem e saúde e as práticas avançadas em enfermagem nos diferentes âmbitos do sistema de saúde. Responsabilizar-se pela formação dos futuros profissionais, por meio da integração ensino-serviço. Incentivar a mobilidade acadêmica e a cooperação por meio de redes nacionais e internacionais.
Além do que está proposto nas DCNs, o curso inclui a competência na área da Investigação e Pesquisa em Enfermagem e Saúde, que propõe a habilidade de desenvolver e aplicar pesquisas ou outras formas de produção de conhecimento que objetivem a prática baseada em evidências e a qualificação da prática profissional. A competência na produção de conhecimento identifica novas demandas do mundo do trabalho e oferece respostas a essas demandas.
Na ementa dos componentes curriculares são apresentados as habilidades, os objetos de conhecimento e a bibliografia para a formação do enfermeiro. As habilidades têm por objetivo desenvolver as competências necessárias para o perfil proposto ao egresso do curso.
Tendo como subsídio os conteúdos essenciais para o curso de Enfermagem, descritos nas DCNs, a matriz curricular está estruturada em cinco eixos: Atenção e Cuidado em Saúde; Cuidado no Ciclo Vital; Educação Permanente; Gestão e Tomada de Decisão; e Estudos Optativos, contemplando os conteúdos de Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Humanas e Sociais e Ciências da Enfermagem.
O aluno pode verificar a matriz curricular do curso para conhecer as disciplinas, ter acesso ao código, às horas-aula e aos créditos de cada uma.
O curso de Enfermagem não exige proficiência dos estudantes.
O estágio supervisionado consiste em uma atividade curricular individual eminentemente prática e obrigatória para os cursos da área de Ciências da Vida da Univates e para o curso de Enfermagem, bacharelado, e do qual depende a outorga de grau e o respectivo registro de diploma de conclusão de curso. As atividades são supervisionadas por um profissional habilitado e devem ser realizadas pelo estudante em nível local, regional ou estadual. Visam a buscar uma identidade própria na comunidade, a aplicar conhecimentos teóricos e práticos adquiridos ao longo do curso, a complementar e a vivenciar a situação real de solução de problemas e a adquirir novos conhecimentos para poder exercer a profissão de maneira plena.
O estudante só pode se matricular nos componentes curriculares de Estágio Supervisionado caso tenha cumprido os pré-requisitos obrigatórios especificados na matriz curricular. As atividades de estágio estão fundamentadas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei Federal nº 9.394/96, nas Diretrizes Curriculares Nacionais de Ensino Superior e na Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. É entendido como estágio o ato de educar supervisionado, que tem como finalidade a preparação para o trabalho e para a vida cidadã dos estudantes que estão regularmente matriculados e frequentando curso em instituição superior. Na Univates, os estágios curriculares obrigatórios são regidos pela Resolução 022/Consun/Univates, de 27 de abril de 2018.
Da carga horária total do curso, que é de 4.260 horas, 20% devem ser destinados a estágios curriculares. Sendo assim, no curso de Enfermagem são destinadas 860 horas aos estágios curriculares.
Dos componentes curriculares e carga horária
Os componentes curriculares de Estágio Supervisionado são oferecidos durante a integralização curricular do curso de Enfermagem, bacharelado, a saber:
- componente de Estágio Curricular I (430 horas), ofertado no 9º semestre;
- componente de Estágio Curricular II (430 horas), ofertado no 10º semestre.
O estudante estagiário conta com supervisão acadêmica e com supervisão local.
Dos objetivos
O conjunto de componentes curriculares de Estágio Supervisionado tem como objetivo principal promover a interação do estudante com o ambiente profissional, permitindo-lhe vivenciar na prática as vicissitudes do saber profissional. Os objetivos específicos são:
a) desenvolver, por meio da vivência, a visão sólida das áreas de sua profissão;
b) oferecer ao estudante a oportunidade de aprofundar de forma prática os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo do curso;
c) contribuir para o aperfeiçoamento técnico da expressão escrita e oral e da reflexão do estudante;
d) oferecer condições para o desenvolvimento de competências e habilidades que contribuam para a formação profissional que promova o desenvolvimento da sociedade;
e) estabelecer interação do ensino com serviços de saúde em seus diferentes níveis de atenção, visando à qualificação dos serviços e da formação dos envolvidos;
f) identificar as demandas do local de estágio e buscar os recursos que o curso de Enfermagem pode oferecer como intervenção em saúde;
g) vivenciar práticas que favoreçam a análise crítica do campo profissional e seus desafios contemporâneos;
h) desenvolver a capacidade de integração em equipes multidisciplinares, visando à interdisciplinaridade de ações, à convivência com colegas e à postura ético-profissional compatível com o exercício da profissão.
Da organização do estágio supervisionado quanto aos concedentes
Podem matricular-se nos componentes curriculares de Estágio Supervisionado os estudantes que cumpriram os pré-requisitos exigidos na matriz curricular. Os estágios curriculares são realizados em situações reais de trabalho para a capacitação do graduando.
O desenvolvimento de atividades nos serviços públicos ou privados é uma prática presente nos cursos da área da saúde. Para garantir o desenvolvimento das práticas, a Univates regulariza os estágios via convênio e termo de compromisso, estabelecendo as competências de ambos os setores para desenvolvimento das ações.
Assim, tendo em vista a necessidade de regular as práticas, as atribuições para desenvolvimento de estágios estão descritas na Resolução 022/Consun/Univates, de 27 de abril de 2018. A Univates possui convênio com municípios da região do Vale do Taquari para desenvolvimento de estágios na rede de serviços.
Nesse sentido, a partir da Portaria Interministerial nº 1.124, de 4 de agosto de 2015, a qual estabeleceu as diretrizes para os Contratos Organizativos de Ação Pública Ensino-Saúde (Coapes) com vistas ao fortalecimento da integração entre ensino, serviços e comunidade no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), a Univates estabeleceu o processo de contratualização. Este foi mais uma importante ferramenta na busca da aproximação entre ensino e serviço.
Por se tratar de uma instituição com foco no desenvolvimento regional, optou-se por desenvolver Coapes intermunicipais, compostos pelos municípios que manifestaram interesse no processo de contratualização. Nesse sentido, o contrato foi assinado em maio de 2016, ficando a coordenação a cargo do gestor municipal de Lajeado e as ações de decisão na Comissão Integração Ensino-Serviço (Cies) da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde. O Coapes tem como proposta aproximar as ações de ensino e estágio dos municípios. Nesse sentido, as ações desenvolvidas são planejadas semestralmente, conforme disponibilidade dos municípios e dos cursos de graduação. Em 2021 o Coapes foi renovado, com a contratualização de 10 municípios da região.
É importante destacar que, além dos serviços de saúde pública, são realizados estágios nos serviços privados e comunitários, como nos hospitais da região, instituições de longa permanência para idosos (Ilpi), empresas, entre outras.
Instituições conveniadas ao curso de Enfermagem
Os estágios supervisionados realizados pelos estudantes do curso de Enfermagem são regidos pelo convênio de estágio obrigatório da Univates e renovados sistematicamente. A escolha dos locais segue os objetivos do estágio e as habilidades a serem desenvolvidas durante a prática. O estudante fornece os dados do local de estágio ao coordenador de estágios e ao setor responsável da Univates, que emite um termo de compromisso de forma digital, o qual é enviado por e-mail ao estudante e ao representante legal da empresa. Estes devem assinar os documentos pelo programa Clicksign, autorizado legalmente.
Estabelecimentos vinculados à Instituição
A Diretoria de Serviços em Saúde foi criada em 2019 para reunir as ações da área da saúde da Univates, fortalecendo as relações entre ensino, serviço, entes públicos e privados e a população em geral. É responsável pela gestão das ações dos serviços de saúde disponíveis no campus da Universidade, bem como pelas ações de prestação de serviço para prefeituras, contemplando atendimentos ambulatoriais, gestão de pessoas e administração compartilhada de Unidade de Pronto Atendimento. Estão sob os cuidados da área da saúde, nomeado como Saúde Univates, os seguintes serviços: Assistência Profissional em Saúde (APS); Centro Clínico; Fisioterapia; Laboratório de Apoio ao Diagnóstico (LAD); Nutrição; Odontologia; Programa de Qualificação em Saúde; Psicologia; e Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
Centro Clínico
O Centro Clínico (chamado de Ambulatório de Especialidades Médicas até junho de 2020) foi inaugurado em março de 2016 e implantado de acordo com o avanço da grade curricular do bacharelado em Medicina da Univates. Atualmente estão em funcionamento no local um ambulatório de Diabetes & Hipertensão e 17 especialidades médicas: alergia e imunologia clínica, anestesiologia, cardiologia, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, geriatria, hematologia, infectologia, nefrologia, neurologia, neuropediatria, oftalmologia, otorrinolaringologia, pneumologia, psiquiatria e reumatologia.
Todas as consultas ocorrem no período de aulas do curso de Medicina, portanto são acompanhadas por estudantes do curso e por professores médicos. Nesse mesmo espaço atuam os serviços de Enfermagem, Farmácia e Biomedicina, que compõem a equipe multiprofissional e contribuem para o cuidado integral em saúde. Um dos diferenciais da proposta de atendimento é a oferta do serviço de avaliação de Enfermagem e de Farmácia. O primeiro, com ênfase no histórico de saúde e identificação de alergias, visa à segurança do paciente. O segundo, de conciliação medicamentosa e orientação terapêutica, objetiva instruir e esclarecer o usuário, ocorrendo antes e ao final da consulta médica. O usuário também é informado quanto ao acesso à terapia medicamentosa, visando à adesão ao tratamento.
Além das ações desenvolvidas em consultórios, são realizados os seguintes procedimentos ambulatoriais: radiografias simples, ecocardiografia, ultrassonografias, endoscopia digestiva alta e baixa, espirometria, Holter, Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (Mapa), eletrocardiograma, biópsias, punções, pequenos procedimentos dermatológicos e de otorrinolaringologia.
Clínica Universitária Regional de Educação e Saúde (Cures)
A Cures é a única clínica-escola do Rio Grande do Sul na qual alunos e professores da área da saúde realizam atividades de estágio constituindo equipes multiprofissionais, articuladas com as redes de serviços dos municípios conveniados.
A Clínica promove a integração de professores e estudantes da Univates com as equipes profissionais dos municípios conveniados da região, oportunizando práticas de interdisciplinaridade e de integralidade na atenção à saúde.
Os atendimentos são realizados a partir dos convênios estabelecidos entre a Univates e as prefeituras da região do Vale do Taquari, que encaminham as pessoas à Cures para participar de atividades de cuidado em saúde. As ações de cuidado são planejadas e desenvolvidas em parceria com profissionais dos municípios. O trabalho oportuniza, de modo simultâneo, o atendimento às pessoas, a qualificação dos trabalhadores de saúde e a formação dos estudantes.
Tendo como referência a integralidade da atenção em saúde, as atividades priorizam as necessidades sociais das pessoas ou famílias atendidas e são planejadas em conjunto com as equipes locais, de acordo com as necessidades de cada usuário. Isso significa que as atividades da Cures são desenvolvidas de forma articulada e em interação com as redes locorregionais de cuidado.
Todas as ações da Cures são desenvolvidas por estagiários dos cursos de Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Pedagogia e Psicologia, com a supervisão de profissionais e professor orientador de estágio.
Das atribuições das partes envolvidas no estágio
a) Coordenador de estágio e dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs)
A coordenação dos estágios e dos TCCs é realizada por um professor do curso designado pelo coordenador de curso para esse fim, que será responsável pelo planejamento, desenvolvimento e avaliação do andamento das atividades de estágio.
São atribuições do coordenador de estágios:
1) o planejamento das atividades:
- orientar os estudantes na seleção dos locais para realização dos estágios obrigatórios quando for permitida a escolha de cenários de prática para desenvolvimento dos estágios;
- orientar para matrícula nos componentes curriculares de estágios obrigatórios, em conjunto com o coordenador de curso;
- definir os professores orientadores de estágio, em conjunto com o coordenador de curso, para orientação específica no desenvolvimento das atividades;
- realizar reunião inicial de estágios com os estagiários matriculados nos componentes curriculares de Estágio Supervisionado, a fim de orientar os estudantes sobre o preenchimento da documentação;
- participar das reuniões mensais de coordenadores de estágio e dos TCCs promovidas pela Coordenação Geral dos Estágios;
- orientar os professores orientadores de estágio quanto ao planejamento das atividades a serem desenvolvidas no decorrer dos estágios.
2) a aplicação da legislação de estágios, em consonância com a Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, a legislação específica da área e a Resolução 022/Consun/Univates, de 27 de abril de 2018:
- assegurar a aplicação da legislação específica para desenvolvimento da atuação profissional, com vistas à ética do cuidado;
- disponibilizar, orientar e conferir o preenchimento dos documentos necessários para a regularização das atividades de estágios, sejam estas realizadas na Instituição ou fora dela;
- conferir com os professores orientadores de estágio a carga horária total de atividades realizadas pelo estagiário, tendo em vista a legislação específica.
3) o acompanhamento do desenvolvimento das atividades com os supervisores locais e professores orientadores de estágio:
- realizar encontros sistemáticos com supervisores locais, conforme possibilidade, e professores orientadores de estágio para avaliação das atividades desenvolvidas e assegurar que eles contemplem os objetivos definidos para cada estágio;
- avaliar os locais de estágio considerando os requisitos estabelecidos pelo NDE do curso para a manutenção das atividades no campo de estágio;
- avaliar os locais de estágio em reunião de Conselho do curso no final de cada semestre por meio da análise dos instrumentos de avaliação dos estágios preenchidos pelos estagiários.
4) assegurar, com o professor orientador de estágio, que os objetivos de estágio estejam sendo contemplados no desenvolvimento das práticas, com vistas ao ensino:
- assegurar a realização de atividades profissionais nos cenários de prática, que contribuam para o desenvolvimento do profissional, voltadas ao perfil do egresso previsto no Projeto Pedagógico do Curso;
- orientar a avaliação de desempenho sistemática dos estagiários.
Cabe ao coordenador de estágio zelar pelo cumprimento da ética profissional nos diferentes ambientes de estágio.
b) Da supervisão de estágio: professor orientador
A supervisão acadêmica será exercida pelo professor orientador de estágio, designado pela coordenação do curso, com competência na área de estágio e vinculado à Univates.
São atribuições do professor orientador de estágio:
- acompanhar o estagiário no planejamento, execução e avaliação das atividades de estágio;
- orientar o estagiário na elaboração do trabalho final de estágio;
- organizar o cronograma dos encontros de supervisão acadêmica com o estagiário;
- registrar a frequência e as combinações efetuadas nos encontros de supervisão acadêmica com o estagiário;
- avaliar o estagiário com base nos relatórios apresentados, nos pareceres do supervisor local e no desempenho demonstrado pelo acadêmico nas supervisões efetuadas;
- visitar o local de estágio ou contatar o supervisor local, objetivando não somente as avaliações, mas também a integração das propostas do curso e da Univates com o campo de estágio, assim como dos próprios supervisores locais envolvidos nesse processo;
- registrar participação em reuniões, visitas ao campo de estágio e contato com o supervisor local;
- avaliar o local de estágio considerando os requisitos estabelecidos pelo NDE do curso para a manutenção das atividades no campo de estágio;
- participar das reuniões sempre que solicitado.
Cada professor orientador poderá ser responsável por até 10 estagiários. O acompanhamento das atividades é registrado via documento padrão, que deve ser devidamente assinado pelo professor orientador e pelo estagiário.
A orientação de estágio é exercida por um ou mais professores vinculados ao curso de Enfermagem, de acordo com a necessidade.
c) Da supervisão local
A supervisão local dos estágios curriculares será exercida por um profissional graduado em Enfermagem designado para a atividade, devidamente qualificado e vinculado à instituição do campo de estágio, salvo as especificidades dos locais. São atribuições do supervisor local:
- informar o número de vagas existentes e os requisitos exigidos pelo local;
- realizar o processo seletivo dos candidatos, quando necessário;
- apresentar o plano das atividades a serem realizadas pelo estagiário;
- orientar e acompanhar o estagiário no planejamento, execução e avaliação das atividades de estágio, tendo em vista as competências e habilidades pertinentes à atuação do profissional;
- oferecer espaços de aprendizagem e formação teórica, como seminários, possibilitando ao estagiário a reflexão sobre a sua prática;
- auxiliar o estagiário no engajamento com a equipe local, estimulando as trocas e a construção de novas propostas de trabalho;
- realizar supervisão sistemática;
- registrar frequência nos encontros de supervisão local com o estagiário e, quando necessário, comunicar ao coordenador de estágios as combinações efetuadas;
- assinar as fichas de controle de frequência e os relatórios do estagiário;
- preencher documento de avaliação do desempenho do estagiário;
- compartilhar com o supervisor acadêmico o desempenho do estagiário;
- participar das reuniões, quando necessário.
c) Do estagiário
Somente é permitido que o acadêmico regularmente matriculado nos componentes curriculares de Estágio Supervisionado e que cumpriu os pré-requisitos exigidos realize o estágio em local devidamente autorizado pela coordenação de estágio. São atribuições do estagiário:
- participar da reunião inicial de estágios convocada pelo coordenador de estágios e de TCC;
- entregar à coordenação de estágios os dados necessários para o preenchimento do Termo de Compromisso de Estágio Obrigatório;
- elaborar o plano de estágio e submetê-lo à aprovação do professor orientador;
- cumprir integralmente o total de horas previstas para cada um dos estágios supervisionados com frequência de 100%, conforme regulamentação interna da Univates. O cronograma, horário e atividades serão organizados de acordo com a orientação do coordenador de estágios, professor orientador e supervisor local;
- ser assíduo e pontual no local de estágio e nos encontros com o supervisor local e o professor orientador, inclusive na entrega dos trabalhos escritos;
- apresentar sugestões ou solicitações que venham a contribuir para o melhor desenvolvimento das atividades de estágio;
- portar-se de acordo com o código de ética profissional, dentro ou fora dos locais de estágio, em toda e qualquer situação, principalmente em relação ao sigilo profissional;
- zelar pela imagem da profissão, da instituição que representa (Univates) e da instituição em que está realizando o estágio;
- não usar ou estar sob efeito de substâncias químicas ilícitas, bem como não fumar nem consumir bebidas alcoólicas durante os estágios;
- não veicular imagens e/ou vídeos sem prévia autorização por escrito do local de estágio e das pessoas envolvidas;
- manter o sigilo das informações obtidas em prontuários ou qualquer informação que identifique os usuários ou locais de estágio;
- respeitar e cumprir normas e regras do local de estágio;
- respeitar as normas referentes à apresentação pessoal, inclusive em relação ao uso de uniforme, quando solicitado;
- apresentar informações sobre o estágio quando solicitado pelo professor orientador e entregar os relatórios nas datas determinadas.
Cabe destacar que a liberação para participar de eventos na Univates ou fora da Instituição deve ser autorizada com antecedência pelo supervisor local e pelo professor orientador. O não cumprimento dos requisitos poderá inviabilizar o aproveitamento da carga horária.
Das áreas para o desenvolvimento de estágio
Os estágios podem ocorrer nas dependências da Universidade do Vale do Taquari - Univates ou em estabelecimentos conveniados com a Instituição, mediante autorização da coordenação de curso e da Univates.
Da avaliação
O processo de avaliação dos componentes curriculares de Estágio Supervisionado inclui as avaliações cognitiva, procedimental e atitudinal. Estas poderão ser realizadas sistematicamente a partir de diferentes instrumentos, como: autoavaliação, diário de campo, portfólios, resumo simples, resumo expandido, elaboração de artigo científico, entre outros. A avaliação dos componentes curriculares de Estágio Supervisionado é vista como um processo formativo, caracterizado pela aprendizagem no desenvolvimento e cumprimento dos procedimentos e ações. Visa a diagnosticar, acompanhar e efetuar intervenções necessárias, de acordo com as circunstâncias, para orientar as práticas realizadas. Permite ainda demonstrar os resultados de aprendizagem alcançados pelos estagiários. Nesse sentido, o estudante é acompanhado ao longo da realização do estágio, seguindo os instrumentos e critérios de avaliação próprios do curso de Enfermagem.
Da produção escrita de estágio
A produção escrita de estágio tem como objetivo aprimorar o processo de formação dos estudantes, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades e competências. Essa atividade propicia ao estudante a oportunidade de articular conhecimentos desenvolvidos ao longo da integralização curricular, assim como nas atividades extraclasse que o aluno prioriza durante a graduação. Além disso, visa a despertar no futuro profissional o interesse pela identificação e resolução de questões inerentes às áreas de formação, de modo a contribuir para sua profissão e para a população que usufrui dos serviços de enfermagem.
Como parte integrante da avaliação nos componentes curriculares Estágio Curricular I e Estágio Curricular II, está prevista a realização de um plano de intervenção de estágio, ou a elaboração de um diário de campo, relatório de estágio, portfólio, estudo de caso, resumo simples, resumo expandido ou artigo científico. Essa produção gera insumos para a atualização das práticas de estágios, que também são atualizadas a partir da interlocução entre a supervisão acadêmica e a supervisão local.
Além dos estágios, no curso de Enfermagem integram componentes curriculares as Práticas Integradoras, que são práticas supervisionadas que podem ser desenvolvidas em locais onde ações de promoção à saúde, prevenção de doenças, tratamento e reabilitação possam ser aplicadas. Essas práticas são realizadas em instituições mediante convênios firmados entre elas e a Univates.
As Práticas Integradoras são supervisionadas pelos professores do componente curricular prático. A organização é planejada de acordo com a realidade do local e os objetivos do componente curricular que envolve os componentes teóricos articulando com os professores desses componentes.
Documentos de controle e execução de estágio
- Termo de Compromisso de Estágio Obrigatório;
- Ficha de presença (folha ponto);
- Carta de aceite;
- Plano de trabalho;
- Instrumento de avaliação;
- Instrumento de acompanhamento das atividades;
- Registro de contato com supervisor local;
- Ficha de orientações de estágio.
Das disposições gerais
O estágio não obrigatório, assim como o estágio obrigatório, fundamenta-se na Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei Federal nº 9.394/96, na Resolução 051-2*/Consun/Univates, de 31 de agosto de 2020, e nas Diretrizes Curriculares dos cursos de Ensino Superior.
Da caracterização do estágio
O estágio, segundo o art. 1º da Lei nº 11.788/2008, caracteriza-se como "um ato educativo escolar supervisionado", tendo como finalidade a preparação para o trabalho e para a vida cidadã dos alunos que estão regularmente matriculados e frequentando curso em instituição superior.
O estágio não obrigatório, que deve integrar o projeto pedagógico de cada curso, é uma atividade opcional acrescida à carga horária regular e obrigatória do curso, não se constituindo, porém, em um componente indispensável à integralização curricular. No curso de Enfermagem, bacharelado, o estágio não obrigatório pode ser aproveitado como atividade complementar, conforme previsto no regulamento das atividades complementares do Projeto Pedagógico do Curso, aprovado pelo Consun.
Dos objetivos
Geral
Oportunizar ao estagiário ampliar conhecimentos, aperfeiçoar e/ou desenvolver habilidades e atitudes necessárias para o futuro desempenho profissional e proporcionar vivências que contribuam para o adequado relacionamento interpessoal e a participação ativa na sociedade.
Específicos
Possibilitar ao estudante que frequenta o curso de Enfermagem, bacharelado, da Universidade do Vale do Taquari - Univates:
- vivenciar situações que ampliem o conhecimento da realidade na área de formação;
- ampliar o conhecimento sobre a organização e o desempenho profissional;
- interagir com profissionais da área em que atuará, com pessoas que direta ou indiretamente se relacionam com as atividades profissionais, com vistas a desenvolver e/ou aperfeiçoar habilidades e atitudes básicas e específicas necessárias para a atuação profissional;
- promover a integração entre ensino e serviço, possibilitando o trabalho em equipe multiprofissional e interdisciplinar;
- compreender o processo saúde-doença a partir do contato com a realidade e a situação de vida e saúde da população.
Das exigências e dos critérios de execução
Das determinações gerais
A realização do estágio não obrigatório deve obedecer às seguintes determinações:
I - o estudante deve estar matriculado e frequentando regularmente curso de graduação da Universidade do Vale do Taquari - Univates;
II - obrigatoriedade de concretizar a celebração de termo de compromisso entre o estagiário, a parte concedente do estágio e a Univates antes do início das atividades;
III - as atividades realizadas pelo estudante em estágio devem compatibilizar-se com o horário de aulas e aquelas previstas no termo de compromisso;
IV - a carga horária máxima da jornada de atividades do estudante estagiário será de 6 horas diárias e de 30 horas semanais;
V - o período de duração do estágio não obrigatório não pode exceder dois anos, exceto quando se tratar de estudante com deficiência;
VI - o estágio não obrigatório não cria vínculo empregatício de qualquer natureza, devendo o estudante receber bolsa ou outra forma de contraprestação das atividades que irá desenvolver. A eventual concessão de benefícios relacionados a transporte, alimentação e saúde, entre outros, também não caracteriza vínculo empregatício;
VII - se houver alguma forma de contraprestação ou bolsa de estágio não obrigatório, o pagamento do período de recesso será equivalente a 30 dias, sempre que o estágio tiver duração igual ou superior a um ano, a ser gozado preferencialmente durante as férias escolares. No caso de o estágio ter duração inferior a um ano, os dias de recesso serão concedidos de maneira proporcional;
VIII - a unidade concedente deve contratar em favor do estagiário seguro para acidentes pessoais, cuja apólice seja compatível com valores de mercado, conforme consta no Termo de Compromisso firmado com a Instituição;
IX - as atividades de estágio não obrigatório devem ser desenvolvidas em ambiente com condições adequadas e que possam contribuir para aprendizagens do estudante estagiário nas áreas social, profissional e cultural;
X - cabe à Univates comunicar, quando solicitada, à unidade concedente ou ao agente de integração, se houver, as datas de realização de avaliações escolares acadêmicas;
XI - segundo o art. 14 da Lei nº 11.788/2008, "aplica-se ao estagiário a legislação relacionada à saúde e segurança no trabalho, sendo sua implementação de responsabilidade da parte concedente do estágio".
Das exigências e dos critérios específicos
O estagiário somente pode assumir atividades nas instituições se houver um enfermeiro, com registro no Conselho Regional de Enfermagem/RS (Coren/RS), indicado pela unidade contratante, para acompanhá-lo.
Para realizar o estágio não obrigatório, serão avaliadas as atividades que o estudante irá desenvolver na instituição. Desse modo, seguem os componentes curriculares necessários conforme a atividade a ser realizada:
Atividades administrativas: Exercício Profissional;
Atividades assistenciais: Exercício Profissional; Fundamentos do Cuidado de Enfermagem: Semiologia; Fundamentos do Cuidado de Enfermagem: Semiotécnica; e Prática Integradora I.
Obs.: caso o estudante seja formado em curso Técnico em Enfermagem, será considerado apto para o desenvolvimento das atividades tanto administrativas quanto assistenciais em estágio não obrigatório.
Das áreas/atividades de atuação
O estágio não obrigatório do curso de Enfermagem envolve atividades relacionadas à área da saúde a serem desenvolvidas em instituições de saúde e em outras organizações (Organizações Não Governamentais - ONGs, instituições de longa permanência para idosos, escolas de educação infantil, empresas, clínicas, entre outras) que se dedicam a atividades de enfermagem e saúde.
Deve constituir-se em uma oportunidade para os estudantes do curso de Enfermagem desenvolverem competências e habilidades profissionais, sociais e culturais.
As atividades devem estar relacionadas à ação do enfermeiro na atenção à saúde das pessoas, em nível de promoção, prevenção, tratamento e reabilitação.
Das atribuições
Do professor supervisor de estágio
A supervisão do estágio não obrigatório será feita por um professor designado pelo NDE do curso e registrado em documento fornecido pelo setor responsável da Instituição. O acompanhamento é realizado via relatório de estágio e/ou visitas locais, devidamente registradas.
Do supervisor da unidade concedente
O supervisor da parte concedente é um profissional do quadro de funcionários da empresa contratante responsável pelo acompanhamento do estagiário durante o desenvolvimento das atividades, devendo possuir formação superior no curso de Enfermagem e registro no Coren.
Cabe também ao supervisor indicado pela empresa concedente comunicar à Central de Estágios da Univates qualquer irregularidade ou, se for o caso, a desistência do aluno estagiário, assim como efetuar os registros relacionados ao desempenho do aluno.
Do estagiário
Cabe ao estagiário contratado para desenvolver estágio não obrigatório:
I - indicar a organização em que realizará o estágio não obrigatório à Central de Estágios da Univates;
II - elaborar o plano de atividades e desenvolver as atividades definidas;
III - responsabilizar-se pelo trâmite do Termo de Compromisso, devolvendo-o à Central de Estágios da Univates convenientemente assinado e dentro do prazo previsto;
IV - ser assíduo e pontual tanto no desenvolvimento das atividades quanto na entrega dos documentos exigidos;
V - portar-se de forma ética e responsável.
Das disposições finais
A Central de Estágios, o Núcleo de Apoio Pedagógico e o coordenador de curso devem trabalhar de forma integrada no que se refere ao estágio não obrigatório dos estudantes matriculados nos cursos de graduação da Universidade do Vale do Taquari - Univates, seguindo as disposições contidas na legislação em vigor, assim como as normas internas contidas no regulamento de estágio não obrigatório e na Resolução 051-2*/Consun/Univates, de 31 de agosto de 2020.
As unidades concedentes, assim como a Central de Estágios e o coordenador de curso, devem seguir o estabelecido na legislação em vigor, as disposições do regulamento de estágio não obrigatório e as normas e orientações da Universidade do Vale do Taquari - Univates que tratam do assunto.
As atividades complementares são componentes curriculares do curso e ensejam a articulação entre a teoria, prática e iniciação à pesquisa e ao ensino, bem como à interação com a realidade social, econômica e cultural
Têm como objetivo estimular a participação do estudante em atividades diversificadas que contribuam para a sua formação profissional. Devem possuir relação direta com os objetivos do curso e ser devidamente comprovadas. Constituem componentes curriculares obrigatórios, sem que se confundam com o estágio curricular supervisionado.
A participação dos estudantes em monitoria voluntária de estudos colaborativos, projetos de iniciação científica, cursos de extensão, apresentação de trabalhos em seminários e congressos, trabalhos sociais e atividades voluntárias desempenha significativo papel em sua formação, além de favorecer a interação entre a teoria e a prática desde o início do curso. As atividades configuram-se como uma prática comprovadamente exitosa, pois oportunizam ao estudante a escolha de uma atividade de seu interesse e que constará em seu histórico escolar.
As atividades complementares envolvem quatro categorias: Ensino, Extensão, Pesquisa e Profissional, conforme regulamentação da Instituição. As categorias são apresentadas pelo coordenador do curso para permitir que o estudante planeje sua trajetória acadêmica ainda no início da graduação.
Assim, cabe ao estudante distribuir a carga horária das atividades complementares em, pelo menos, duas das categorias mencionadas acima, devendo integralizar o total de 120 horas de atividades para os cursos de graduação, não se permitindo o duplo aproveitamento de atividades.
Para validação das atividades complementares, o estudante deve abrir protocolo anexando o comprovante das atividades realizadas. A regulação dos documentos é realizada pela supervisão de Centro do curso ao qual o estudante está vinculado, de acordo com a resolução específica que normatiza as atividades complementares na Instituição, em consonância com o Projeto Pedagógico do Curso. Em caso de dúvidas, a supervisão se reporta à coordenação do curso para esclarecimentos. Após validação, a carga horária é inserida no histórico escolar do estudante.
A tramitação dos documentos comprobatórios segue a regulamentação interna da Instituição.
No quadro a seguir estão definidos os critérios para distribuição e aproveitamento das atividades complementares, algumas delas inovadoras como o apadrinhamento de estudantes em intercâmbio na Univates e exitosas como a monitoria de ensino.
Trabalho de Conclusão de Curso
Considerando a Resolução 055/Reitoria/Univates, de 5 de agosto de 2015, seguem informações a respeito dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs):
1. Na elaboração do projeto de TCC I deve ser utilizado o Manual da Univates para Trabalhos Acadêmicos. No TCC II, deverão ser consideradas as normas da revista científica para a qual o artigo será submetido;
2. As versões finais dos TCCs devem ser postadas no Ambiente Virtual, em formato PDF, não sendo necessária sua impressão;
3. A Univates prima pela observância dos direitos autorais e repudia todas as formas e tipos de plágio acadêmico;
4. Em qualquer momento do processo de elaboração, apresentação, defesa do TCC e inclusive após a obtenção do diploma, confirmada a existência de plágio, fraude ou comercialização do TCC, ao estudante podem ser empregadas as normas do regime disciplinar da Univates, sem prejuízo da responsabilização civil e penal.
O TCC é caracterizado como o trabalho realizado ao final do curso e constitui-se como requisito para colação de grau. Destacam-se como objetivos para realização do TCC:
I - promover a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão;
II - propiciar aos estudantes do curso a oportunidade de desenvolver habilidades referentes à produção de conhecimento científico;
III - consolidar os conteúdos do curso, desenvolvendo a capacidade investigativa e o aprofundamento de tema de interesse do estudante;
IV - aprimorar o processo de formação dos estudantes, contribuindo para o desenvolvimento de competências profissionais e pessoais.
Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso
É recomendável a elaboração do TCC pelos estudantes, sendo o trabalho realizado sob orientação de professor da Instituição, em conformidade com sua área de atuação específica, atendendo à regulamentação definida pela Univates.
No curso de Enfermagem, bacharelado, o componente curricular Trabalho de Conclusão de Curso I é coordenado por um professor orientador vinculado à Instituição e aprovado pelo NDE. O estudante deve elaborar o projeto de pesquisa e qualificá-lo ao final do semestre, conforme cronograma estipulado. Já o componente curricular Trabalho de Conclusão de Curso II refere-se à aplicação do estudo proposto no TCC I e apresentado conforme cronograma estabelecido. Cabe ao coordenador de estágios e dos TCCs a viabilização da apresentação dos trabalhos, em local, data e horário previamente estabelecidos, conforme período previamente indicado pela área de Ciências da Vida. Reitera-se o compromisso institucional de primar pela observância dos direitos autorais. A Instituição e o curso repudiam todas as formas e tipos de plágio acadêmico. A coordenação do TCC é realizada pelo mesmo professor que coordena os estágios. São atribuições do coordenador de estágios e dos Trabalhos de Conclusão de Curso em relação ao TCC:
1) O planejamento das atividades:
- definir os orientadores de TCC;
- acompanhar as orientações, garantindo que todos os estudantes recebam orientação para elaboração do trabalho;
- organizar as bancas, solicitar documentos pertinentes para a banca e divulgar o evento.
2) A organização das atividades inerentes ao TCC:
- agendar as apresentações dos TCCs I e II;
- convocar reuniões com os estudantes matriculados no componente curricular Trabalho de Conclusão de Curso I para explicar sobre a elaboração dos TCCs I e II, a forma de avaliação e o prazo para entrega do TCC para a banca examinadora e para postagem da versão final do trabalho no ambiente virtual de TCC;
- realizar, em reunião do Conselho do curso de Enfermagem, a avaliação do andamento dos trabalhos juntamente com os orientadores de TCC.
Atribuições do orientador do TCC
Compete ao orientador:
- sugerir, propor, orientar e avaliar o trabalho para que atenda aos critérios da pesquisa científica e zele pela correção da língua portuguesa, desde a elaboração do projeto até a apresentação do TCC;
- acompanhar a elaboração da proposta do projeto, a escrita dos trabalhos realizados pelos orientandos e as etapas de seu desenvolvimento;
- orientar o estudante, quando necessário, na reelaboração do projeto de pesquisa e sugerir, se for o caso, bibliografias e fontes de dados disponíveis em instituições públicas ou particulares ou da produção de dados oriundos de trabalho de campo;
- atender individualmente cada aluno para orientação e avaliação do trabalho, com a finalidade de preservar a articulação teórico-prática para a produção de um novo conhecimento;
- realizar orientações sistemáticas de, pelo menos, 30 minutos com seus orientandos, em horário previamente fixado;
- comunicar ao coordenador de estágios e dos TCCs sobre o andamento da elaboração do trabalho;
- instruir previamente o estudante para a sua apresentação oral;
- participar das defesas de seus orientandos, cujas bancas presidirá;
- assinar, juntamente com os demais membros das bancas examinadoras, as fichas de avaliação de TCC e as atas finais das sessões de defesa;
- ser responsável pela adequação às normas do Comitê de Ética em Pesquisa (Coep) em seres humanos, quando o tipo de pesquisa assim o fizer necessário.
Atribuições do orientando
- Procurar o professor orientador para discutir seu projeto (TCC I) ou trabalho de conclusão (TCC II);
- Comparecer às orientações, conforme calendário estipulado com o orientador;
- Participar da reunião sobre os TCCs convocada pelo coordenador de estágios e dos Trabalhos de Conclusão de Curso;
- Cumprir os prazos estabelecidos pela coordenação dos Trabalhos de Conclusão de Curso;
- Entregar as escritas solicitadas nos prazos combinados com o orientador;
- Cumprir as questões éticas de pesquisa com seres humanos e animais;
- Apresentar ao professor orientador o projeto ou artigo de TCC, de acordo com as normas e prazos previamente estabelecidos;
- Ter obtido aprovação nos componentes curriculares que constituem pré-requisito ao TCC, de acordo com o currículo do curso;
- Enviar para os membros da banca o projeto (TCC I) nas normas científicas reconhecidas institucionalmente, no prazo preestabelecido pela área de Ciências da Vida e previamente divulgado pelo coordenador de estágios e dos Trabalhos de Conclusão de Curso;
- Enviar para os membros da banca o artigo (TCC II) nas normas científicas da revista escolhida, no prazo preestabelecido pela área de Ciências da Vida e previamente divulgado pelo coordenador de estágios e dos Trabalhos de Conclusão de Curso;
- Comparecer no dia, horário e local agendados pelo coordenador de estágios e dos Trabalhos de Conclusão de Curso para apresentação oral do trabalho;
- Realizar, conforme prazo estabelecido, as correções indicadas pela comissão avaliadora para apreciação do orientador;
- Após a realização das correções, postar, no Ambiente Virtual do componente curricular de TCC, até a data preestabelecida pela área de Ciências da Vida, o projeto ou o artigo alterado conforme as sugestões da banca, em arquivo PDF;
- Assinar o formulário "Termo de Licença da Biblioteca Digital da Univates (BDU)", quando for de seu interesse, preenchido de acordo com sua disposição para autorizar a publicação do seu TCC II.
Atribuição da banca de avaliação do TCC
- Avaliar o trabalho do estudante, conforme critérios estabelecidos em formulário entregue no dia da banca.
Da padronização dos processos referentes às apresentações do projeto (TCC I) e do trabalho (TCC II)
Considerando a Resolução 055/Reitoria/Univates, de 5 de agosto de 2015, seguem informações a respeito dos Trabalhos de Conclusão de Curso:
- na elaboração do projeto de TCC deve ser utilizado o Manual da Univates para Trabalhos Acadêmicos. No TCC II, deverão ser consideradas as normas da revista para a qual o artigo será submetido e/ou o Manual da Univates, em caso de o trabalho ser uma monografia. A versão final dos TCCs deve ser postada no Ambiente Virtual, em formato PDF, não sendo necessária sua impressão.
Seguem abaixo as indicações para a elaboração e avaliação dos Trabalhos de Conclusão de Curso da área de Ciências da Vida:
Trabalho de Conclusão de Curso I
PROJETO DE PESQUISA
- Banca: é composta por um professor convidado pelo orientador, com aval do NDE do curso;
- Composição da nota: a nota do orientador tem peso 7,0 e a nota do avaliador tem peso 3,0.
Trabalho de Conclusão de Curso II
APRESENTAÇÃO DO TRABALHO
- Banca: a banca é composta, preferencialmente, pelo avaliador do projeto e por mais um convidado (professor e/ou pessoa com expertise no assunto ou no tema do trabalho), com aval do Conselho do curso e do orientador do trabalho. Total de membros da banca: três pessoas (o avaliador do projeto, um convidado e o orientador);
- Composição da nota: a nota do orientador tem peso 2,0 e as notas da banca têm peso 8,0;
- Todas as indicações de banca devem passar pelo NDE do curso;
- A análise e a avaliação do artigo referentes às adequações a normas da revista escolhida para publicação ficam a cargo do orientador do trabalho;
- Todos os trabalhos devem ser postados nos Ambientes Virtuais de seus respectivos cursos, os quais já foram devidamente criados.
Da avaliação do TCC I
No dia da apresentação, o estudante terá de 10 a 20 minutos para apresentar seu trabalho. Além disso, a banca terá de 10 a 15 minutos para questionamentos e, após a arguição, o orientador fará as considerações finais. Para aprovação, o estudante deve atingir nota final igual ou superior a 6,0. Os formulários para a avaliação serão entregues no dia da banca diretamente para os avaliadores.
Entendem-se por formulários de bancas de qualificação a Ficha de Avaliação do Orientador, a Ficha de Avaliação do Examinador e a Ata de Registro da Avaliação.
Da avaliação do TCC II
No dia da apresentação, o estudante terá de 15 a 20 minutos para apresentar seu trabalho. A banca terá de 10 a 15 minutos para questionamentos e, após a arguição, o orientador fará as considerações finais. Para aprovação, o estudante deve atingir nota final igual ou superior a 6,0. Os formulários para a avaliação serão entregues no dia da banca diretamente para os avaliadores. Entendem-se por formulários de bancas a Ficha de Avaliação do Orientador, a Ficha de Avaliação do Examinador e a Ata de Registro da Avaliação.
O produto do TCC II é disponibilizado na Biblioteca da Univates e acessível pela internet. Nos casos em que o TCC II for enviado/publicado em periódicos não será disponibilizado no repositório institucional, bem como nos casos em que for atribuída ao trabalho nota inferior a 8,0.
O atendimento psicopedagógico é um serviço de apoio aos estudantes com necessidades especiais e/ou dificuldades de aprendizagem, realizado por um profissional vinculado ao Universo Univates. O atendimento pode ser solicitado pelo professor, pelo coordenador de curso ou pelo próprio estudante, tendo como objetivo auxiliar o aluno no seu processo de aprendizagem.