Administração de Empresas
Informações do curso
Atos legais
Autorização: Parecer nº 88/85 e decreto mec nº 91.135, de 13/03/85
Reconhecimento: Portaria mec nº 210, de 25 de junho de 2020 - dou de 07 de julho de 2020, seção 1, pág. 106
Catálogo Institucional
acessar as informaçõesCoordenação do curso
Contato
GABRIEL MACHADO BRAIDO
Professor e coordenador
administracao@univates.br (51) 3714-7000 - Ramal 5067Localização
Sala 217 Prédio 2
Projeto pedagógico do curso
Formar profissionais aptos a atuar nas diversas áreas que compõem a ciência da Administração, visando à sua inserção no mercado de trabalho, comprometidos com a ética e a responsabilidade social, respeitando os princípios éticos inerentes ao exercício profissional.
O curso de Administração da Univates, alinhado às Diretrizes Nacionais (Resolução nº 5 de 14 de outubro de 2021), propõe-se a formar profissionais com capacidade de:
- Integrar conhecimentos fundamentais: além de deter conhecimentos fundamentais, o egresso deve ser capaz de integrá-los para criar ou aprimorar de forma inovadora os modelos de negócio, para que sejam sustentáveis nas dimensões sociais, ambientais, econômicas e culturais. Entre os conhecimentos fundamentais incluem-se os de Economia, Finanças, Contabilidade, Marketing, Operações e Cadeia de Suprimentos, Comportamento Humano e Organizacional, Ciências Sociais e Humanas e outros que sirvam às especificidades do curso;
- Abordar problemas e oportunidades de forma sistêmica: compreender o ambiente, modelar os processos com base em cenários, analisando os impactos ao longo do tempo. Analisar problemas e oportunidades sob diferentes dimensões (humana, social, política, ambiental, legal, ética, econômico-financeira);
- Analisar e resolver problemas: formular problemas e/ou oportunidades, utilizando empatia com os usuários das soluções, elaborar hipóteses, analisar evidências disponíveis, diagnosticar causas prováveis e elaborar recomendações de soluções e suas métricas de sucesso passíveis de testes;
- Aplicar técnicas analíticas e quantitativas na análise de problemas e oportunidades: julgar a qualidade da informação, diferenciando informações confiáveis de não confiáveis, e de que forma ela pode ser usada como balizadora na tomada de decisão. Identificar, sumarizar, analisar e interpretar informações qualitativas e/ou quantitativas necessárias para o alcance de um objetivo inicial. Julgar a relevância de cada informação disponível, diferenciando meras associações de relações causais. Comunicar suas conclusões a partir da construção e análise de gráficos e de medidas descritivas. Identificar os contextos em que técnicas de inferência estatística possam ser utilizadas e, por meio delas, julgar até que ponto os resultados obtidos em uma amostra podem ser extrapolados para uma população;
- Ter prontidão tecnológica e pensamento computacional: compreender o potencial das tecnologias e aplicá-las na resolução de problemas e aproveitamento de oportunidades. Formular problemas e suas soluções, de forma que as soluções possam ser efetivamente realizadas por um agente de processamento de informações, envolvendo as etapas de decomposição dos problemas, identificação de padrões, abstração e elaboração de sequência de passos para a resolução;
- Gerenciar recursos: estabelecer objetivos e metas, planejar e priorizar ações, controlar o desempenho, alocar responsabilidades, mobilizar as pessoas para o resultado;
- Ter relacionamento interpessoal: usar de empatia e outros elementos que favoreçam a construção de relacionamentos colaborativos, que facilitem o trabalho em tempo e a efetiva gestão de conflitos;
- Comunicar-se de forma eficaz: compartilhar ideias e conceitos de forma efetiva e apropriada à audiência e à situação, usando argumentação suportada por evidências e dados, deixando claro quando suportada apenas por indícios, com a preocupação ética de não usar dados para levar a interpretações equivocadas;
- Aprender de forma autônoma: ser capaz de adquirir novos conhecimentos, desenvolver habilidades e aplicá-las em contextos novos, sem a mediação de professores, tornando-se autônomo no desenvolvimento de novas competências ao longo de sua vida profissional.
Dessa forma, o egresso do Curso de Administração da Univates é um profissional que sabe conduzir pessoas, que contribui para que as organizações alcancem seus objetivos e sejam mais competitivas e inovadoras, gerenciando os recursos organizacionais com eficiência e eficácia. Com base em conhecimentos teórico-práticos, o estudante qualifica-se para atuação diferenciada, sendo um profissional proativo, com perfil empreendedor e capacidade de inovar, gerando empregos e novos negócios, sejam eles regionais ou internacionais.
Considerando as diretrizes nacionais (dispostas na Resolução nº 5 de 14 de outubro de 2021) e as especificidades locais e regionais, além das características inerentes à Universidade do Vale do Taquari - Univates, o diplomado do Curso de Administração da Univates será um profissional com sólidos conhecimentos na sua área de atuação, com as competências e habilidades relacionadas a seguir.
Competência: Comunicação
Capacidade de se comunicar de forma oral e escrita com pessoas de diferentes contextos culturais e com organizações diversas, compreendendo e explicitando ideias, projetos, produtos, serviços e experiências.
Habilidades
- Ler, escrever e interpretar documentos e textos;
- Desenvolver a capacidade de comunicação eficaz;
- Analisar os recursos linguísticos relacionando o texto ao contexto;
- Compreender o texto acadêmico como processo e resultado de produção de conhecimento;
- Empregar diferentes estratégias de leitura adequadas ao contexto textual, aos objetivos de leitura e às intenções comunicativas;
- Qualificar a leitura e a escrita, atentando aos mecanismos de coesão e aos fatores de coerência, bem como à adequação à tipologia e gênero textuais;
- Comunicar-se de forma desinibida, usando a linguagem formal e adequando os recursos de apoio ao texto oral;
- Produzir textos acadêmicos respeitando a autoria, com argumentos coerentes, relevantes, teoricamente consistentes, em conformidade com o padrão linguístico e textual do gênero em questão;
- Realizar leitura e interpretação conceitual de questões fundamentais nas diversas ciências;
- Interpretar culturas nas suas diferentes dimensões.
Competência: Tomada de decisão
Capacidade de reconhecer problemas e oportunidades, buscar informações em diferentes fontes analisando-as de forma lógica, crítica e analítica, de modo a identificar a melhor solução.
Habilidades
- Analisar críticamente informações provenientes de diferentes fontes;
- Identificar problemas, formular e implantar soluções;
- Elaborar e compreender os indicadores gerenciais;
- Desenvolver o raciocínio lógico, crítico e analítico;
- Elaborar e interpretar cenários;
- Compreender o potencial das tecnologias para a solução de problemas;
- Desenvolver, analisar e implantar sistemas de informação contábil e controle gerencial;
- Analisar e interpretar informações qualitativas e quantitativas;
- Aplicar técnicas analíticas e quantitativas na análise de problemas e oportunidades.
Competência: Flexibilidade e adaptabilidade
Capacidade de compreensão e adaptação a mudanças econômicas, sociais, culturais, tecnológicas e ambientais, provendo alternativas às diferentes situações.
Habilidades
- Considerar as diferentes exigências do meio laboral, sendo capaz de acompanhar as mudanças do mercado de trabalho;
- Identificar as próprias potencialidades (pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças);
- Adaptar-se a mudanças conjunturais;
- Analisar a cultura individual e a sua relação com a cultura organizacional;
- Compreender as variáveis que constituem a cultura organizacional;
- Construir posicionamento crítico sobre os valores ambientais na área do desenvolvimento;
- Refletir acerca dos pressupostos teóricos da ação científica e social;
- Analisar de modo crítico e humanista a realidade brasileira e a mundial;
- Compreender a multidisciplinaridade existente nas relações de trabalho;
- Avaliar criticamente a relação interdisciplinar homem-ambiente;
- Identificar as características ambientais regionais e globais;
- Adaptar-se às diferentes exigências do mercado de trabalho, sendo ágil para rever comportamentos diante de novas realidades;
- Avaliar e interagir em ambientes organizacionais multiculturais;
- Compreender as questões internacionais em diferentes contextos e escalas;
- Distinguir entre as opções de investimento e captação de recursos financeiros disponíveis no mercado de capitais.
Competência: Empreendedorismo e Inovação
Capacidade de identificar problemas e oportunidades, propondo o desenvolvimento de soluções inovadoras que possam ser exploradas, como novos produtos, serviços, processos e empreendimentos.
Habilidades
- Identificar oportunidades;
- Ter iniciativa e atitude empreendedora;
- Integrar conhecimentos fundamentais para a atuação profissional;
- Analisar problemas e oportunidades baseados em uma visão sistêmica;
- Identificar e aplicar as exigências e responsabilidades legais para as organizações;
- Conhecer modelagem e arquitetura de negócios;
- Compreender a inovação como componente estratégico para o sucesso organizacional;
- Interpretar cenários e identificar oportunidades.
Competência: Negociação
Capacidade de dialogar, argumentar e apresentar alternativas, interagindo com pessoas e organizações, de forma a viabilizar um acordo entre as partes envolvidas.
Habilidades
- Identificar os tipos de negociação e os aspectos que envolvem uma negociação;
- Detectar e analisar situações de conflito e propor alternativas de solução por meio de negociação e mediação;
- Tratar e tematizar problemas morais e éticos;
- Compreender a estrutura e o funcionamento do sistema jurídico trabalhista e tributário a partir do interesse das empresas;
- Pesquisar e interpretar legislação e normas, bem como sua aplicação;
- Gerir conflitos e interesses;
- Adaptar-se às formas de negociação em diferentes ambientes culturais e organizacionais;
- Formular, negociar e executar projetos de inserção e cooperação;
- Ler os aspectos geográficos envolvidos nas dinâmicas internacionais.
Competência: Liderança
Capacidade de desenvolvimento e direção de equipes e organizações, orientando e motivando o esforço coletivo na busca de um objetivo comum.
Habilidades
- Formar e gerir equipes;
- Promover autonomia e responsabilidade nas equipes de trabalho;
- Atuar de forma estratégica na gestão de operações com vistas à eficiência e eficácia organizacional;
- Monitorar fatores tecnológicos ligados à gestão de operações;
- Analisar os sentidos e a organização do trabalho e suas implicações nos processos de subjetivação contemporâneos;
- Conhecer possibilidades de proteção e promoção de saúde e bem-estar no trabalho;
- Analisar a realidade a partir do diálogo argumentativo coerente.
Competência: Orientação para resultados
Capacidade de focar nos objetivos organizacionais buscando a geração de valor, utilizando como subsídio as diferentes técnicas de gestão.
Habilidades
- Compreender os subsistemas de gestão de pessoas;
- Promover estratégias para o desenvolvimento de pessoas alinhadas às estratégias da organização;
- Desenvolver processos de gestão orientados para o mercado;
- Compreender as estratégias de marketing e comerciais;
- Planejar, organizar, dirigir e controlar;
- Otimizar a utilização de recursos;
- Ter visão sistêmica;
- Ter visão estratégica;
- Compreender as redes e relações interorganizacionais;
- Compreender a contribuição da gestão de processos ao desempenho organizacional;
- Integrar os conhecimentos de economia, finanças e tecnologia;
- Ter capacidade de gerenciar recursos.
O aluno pode verificar a matriz curricular do curso para conhecer as disciplinas, ter acesso ao código, às horas-aula e aos créditos de cada uma.
Não se aplica
Estágio curricular supervisionado
O estágio supervisionado deve oportunizar a aplicação prática dos assuntos desenvolvidos pelo estudante ao longo do curso, por meio da interação dos estudantes com o mercado. A utilização desse conjunto de conhecimentos viabiliza a plena formação do administrador. Tomando por base que nossos estudantes, em sua grande maioria, já desempenham atividades profissionais, a proposta de estágio objetiva proporcionar-lhes a oportunidade de ampliar seus conhecimentos na área da administração, oferecendo possibilidades de prática em áreas profissionalizantes diversificadas.
O estágio objetiva contribuir para o desenvolvimento da capacidade de visualizar o todo da organização (visão sistêmica), e não somente as partes. A forma de operacionalização do estágio foi idealizada como atividade de observação, construção, diagnóstico, simulação e/ou solução de problemas em que o estudante irá propor ações de melhoria.
A carga horária destinada ao Estágio Supervisionado é de 400 horas, sendo integralizada por meio de quatro componentes curriculares no formato de atelier: Simulação Empresarial (80 horas), Vivência em Gestão (160 horas), Laboratório de Cocriação (40 horas) e Consultoria Organizacional (120 horas).
No estágio são analisadas situações e diagnosticados processos administrativos nas áreas de recursos humanos, marketing, materiais, produção, logística, finanças, custos, sistemas de informação, processo decisório, planejamento e estratégia, além da proposição da solução de problemas e melhorias nos processos administrativos. Também poderão ser proporcionados aos estudantes estudos de casos e palestras com empresários dos segmentos comercial, industrial e prestadores de serviços de organizações com ou sem fins lucrativos.
Os estágios devem ser desenvolvidos em laboratórios e/ou salas temáticas na IES. As atividades relacionadas aos estágios devem ser coordenadas pelo(s) professor(es) do componente curricular, que se dedica a acompanhar a efetiva realização deles pelos estudantes, oferecendo-lhes as orientações necessárias para a consecução dos objetivos propostos.
Os resultados obtidos com a realização dos estágios são sistematicamente avaliados em reunião do NDE do Curso, na qual são apresentados pelo professor orientador e discutidos pelo grupo, de modo a gerar insumos para as práticas de estágio posteriores.
Das disposições gerais
O estágio não obrigatório, assim como o estágio obrigatório, fundamenta-se na Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, que dispõe sobre o estágio dos estudantes; na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei Federal nº 9.394/96, e nas Diretrizes Curriculares dos Cursos de Ensino Superior.
Da caracterização do estágio
O estágio, segundo o art. 1º da Lei 11.788/2008, caracteriza-se como "um ato educativo escolar supervisionado", que tem como finalidade a preparação para o trabalho e para a vida cidadã dos estudantes que estão regularmente matriculados e frequentando curso em instituição superior.
O estágio não obrigatório integra o Projeto Pedagógico do Curso de Administração, bacharelado, sendo uma atividade opcional acrescida à carga horária regular e obrigatória do curso, não se constituindo, porém, um componente indispensável à integralização curricular.
Dos objetivos
Geral
Oportunizar ao estudante estagiário ampliar conhecimentos, aperfeiçoar e/ou desenvolver habilidades e atitudes necessárias para o bom desempenho profissional, vivências que contribuam para o adequado relacionamento interpessoal e a participação ativa na sociedade.
Específicos
Possibilitar ao estudante matriculado e que frequenta o curso de Administração, bacharelado, da Univates:
- vivenciar situações que ampliem o conhecimento da realidade na área de formação do estudante;
- ampliar o conhecimento sobre a organização e o desempenho profissional;
- interagir com profissionais da área em que irá atuar, com pessoas que direta ou indiretamente se relacionam com as atividades profissionais, com vistas a desenvolver e/ou aperfeiçoar habilidades e atitudes básicas e específicas necessárias para a atuação profissional;
- vivenciar experiências profissionais de forma integrada com o aprendizado adquirido no decorrer do curso.
Das exigências e critérios de execução
Das determinações gerais
A realização do estágio não obrigatório deve obedecer às seguintes determinações:
I - o estudante deve estar matriculado e frequentando regularmente curso de educação superior da Univates;
II - obrigatoriedade de concretizar a celebração de termo de compromisso entre o estagiário, a parte concedente do estágio e a Univates antes do início das atividades;
III - as atividades cumpridas pelo estudante em estágio devem compatibilizar-se com o horário de aulas e aquelas previstas no termo de compromisso;
IV - a carga horária máxima da jornada de atividades do estudante estagiário será de seis horas diárias e de 30 horas semanais;
V - o período de duração do estágio não obrigatório não pode exceder dois anos, exceto quando se tratar de estudante portador de deficiência;
VI - o estágio não obrigatório não cria vínculo empregatício de qualquer natureza, devendo o estudante receber bolsa ou outra forma de contraprestação das atividades que irá desenvolver. A eventual concessão de benefícios relacionados a transporte, alimentação e saúde, entre outros, também não caracteriza vínculo empregatício;
VII - se houver alguma forma de contraprestação ou bolsa de estágio não obrigatório, o pagamento do período de recesso será equivalente a 30 dias, sempre que o estágio tiver duração igual ou superior a um ano, a ser gozado preferencialmente durante as férias escolares. No caso de o estágio ter duração inferior a um ano, os dias de recesso serão concedidos de maneira proporcional;
VIII - a unidade concedente deve contratar em favor do estagiário seguro de acidentes pessoais, cuja apólice seja compatível com valores de mercado, conforme consta no documento Termo de Compromisso firmado com a IES;
IX - as atividades de estágio não obrigatório devem ser desenvolvidas em ambiente com condições adequadas e que possam contribuir para aprendizagens do estudante estagiário nas áreas social, profissional e cultural;
X - cabe à Univates comunicar, quando solicitada, à unidade concedente ou ao agente de integração (se houver) as datas de realização de avaliações escolares acadêmicas;
XI - segundo o art. 14 da Lei 11.788/2008, "aplica-se ao estagiário a legislação relacionada à saúde e segurança no trabalho, sendo sua implementação de responsabilidade da parte concedente do estágio".
Das exigências e critérios específicos
O estágio não obrigatório do curso de Administração envolve atividades relacionadas à área empresarial a serem desenvolvidas em empresas e organizações nas atividades ligadas à gestão.
O estágio não obrigatório deve constituir-se em oportunidade para os acadêmicos iniciarem a atuação profissional como colaboradores no desenvolvimento de atividades coordenadas pelo profissional designado pela unidade contratante, e de desenvolvimento de conhecimentos, competências e habilidades profissionais, sociais e culturais.
O estagiário deve ser supervisionado na empresa por profissional habilitado ou com experiência profissional na área de gestão.
Das áreas/atividades de atuação
As atividades que o estagiário poderá desempenhar em empresas e organizações serão atividades de apoio e auxiliares na empresa ou entidade em que estiver estagiando.
As atividades a serem desenvolvidas estão sujeitas à supervisão de profissional designado pela unidade contratante. O estudante que estiver cursando ou tiver concluído 200 horas no curso de Administração poderá desenvolver as atividades listadas abaixo.
Detalhamento dos pré-requisitos e atividades que podem ser desenvolvidas no estágio não obrigatório por estudantes do curso de Administração, bacharelado
Pré-requisitos
Estar cursando, ou ter cursado com aprovação, 200 horas em componentes curriculares do Curso de Administração.
Atividades a serem desenvolvidas
Auxiliar e/ou colaborar:
- na organização de documentos e arquivamento, emissão de documentos fiscais, pesquisa e cadastro de clientes e correntistas em sistemas informatizados, fornecer informações, auxiliar no preenchimento de fichas de registros e outros documentos;
- na elaboração de relatórios, planilhas e controles internos, fluxos de caixa;
- em atividades de controle e monitoramento de processos produtivos e logísticos e de materiais;
- em demais atividades pertinentes à área da administração.
Das atribuições
Do supervisor de estágio
O supervisor do estágio não obrigatório é um professor indicado pela Univates, ao qual cabe acompanhar e avaliar as atividades realizadas pelo estagiário tendo como base o plano e o(s) relatório(s) do estagiário e as informações do profissional responsável na unidade contratante.
Do supervisor de campo
O supervisor local é um profissional indicado pela unidade concedente, responsável pelo acompanhamento do estudante estagiário durante o desenvolvimento das atividades, devendo ter formação superior na área de gestão. Caso a empresa concedente não tenha profissional com formação na área solicitada, o professor avaliará a possibilidade de aceitar o tempo de experiência profissional na área acima descrita, desde que fique comprovado no Termo de Compromisso de Estágio e na Declaração de Supervisão de Estágio.
Cabe também ao supervisor indicado pela unidade concedente comunicar à Central de Estágios da Univates qualquer irregularidade ou, se for o caso, a desistência do estudante estagiário, assim como efetuar os registros relacionados ao desempenho do acadêmico.
Do estudante estagiário
Cabe ao estudante estagiário contratado para desenvolver estágio não obrigatório:
I - indicar a organização em que realizará o estágio não obrigatório à Central de Estágios da Univates ou ao responsável administrativo do agente de integração;
II - elaborar o plano de atividades e desenvolver as atividades acordadas;
III - responsabilizar-se pelo trâmite do Termo de Compromisso, devolvendo-o à Central de Estágios da Univates ou ao responsável administrativo do agente de integração, se houver, convenientemente assinado e dentro do prazo previsto;
IV - ser assíduo e pontual tanto no desenvolvimento das atividades quanto na entrega dos documentos exigidos;
V - portar-se de forma ética e responsável.
Das disposições finais
A Central de Estágios, o Núcleo de Apoio Pedagógico e os coordenadores de curso devem trabalhar de forma integrada no que se refere ao estágio não obrigatório dos estudantes matriculados nos cursos de Ensino Superior da Universidade do Vale do Taquari - Univates, seguindo as disposições contidas na legislação em vigor e as normas internas contidas no regulamento de estágio não obrigatório do curso de Administração e na Resolução 042/Consun/Univates, de 02 de julho de 2018.
As unidades concedentes, assim como os agentes de integração, devem seguir o estabelecido na legislação em vigor, as disposições do Projeto Pedagógico do Curso e as normas e orientações da Universidade do Vale do Taquari - Univates que tratam do assunto.
As atividades acadêmicas complementares objetivam a inserção do acadêmico no meio profissional e a iniciação na pesquisa científica como elementos que contribuam para seu pleno desenvolvimento acadêmico, social e, principalmente, sua iniciação profissional. Trata-se de componentes curriculares que oportunizam: flexibilidade na formação do estudante; desenvolvimento de dinâmicas pedagógicas que tornam a construção do conhecimento mais atrativa e eficaz; desenvolvimento de responsabilidade do estudante pelo seu próprio futuro profissional; desenvolvimento de iniciativa e reflexão crítica e investigativa do estudante; consolidação da relação do estudante com a realidade social e profissional extra-campus; intercâmbio com outras instituições e outras realidades; produção e sistematização de conhecimentos técnico-científicos da área da Administração, de forma a promover a interação entre o curso e as comunidades das regiões nas quais os estudantes atuam.
As atividades acadêmicas complementares para o curso de Administração podem ser desenvolvidas em quatro categorias: ensino, pesquisa, extensão e profissional. Assim, durante o desenvolvimento do curso, os acadêmicos devem participar de atividades no mínimo em duas categorias, visando a produzir ou sistematizar conhecimentos técnico-científicos da área e a promover a interação entre o curso e as comunidades da região.
É requisito para cursar o componente curricular "Mentoria de Projetos" e para a colação de grau em Administração a integralização de 120 horas em atividades complementares, sendo o máximo de 90 horas por categoria (ensino, pesquisa, extensão ou profissional). As normas gerais para cumprimento desse requisito seguem o que está previsto na regulamentação interna da Instituição sobre o assunto, que se ampara nas normas legais existentes.
Para efeitos de integralização, as atividades complementares devem ser realizadas pelo acadêmico após o ingresso no curso e são computadas em horas.
A solicitação do aproveitamento das atividades complementares deve ser encaminhada pelo estudante via protocolo, sendo este analisado e validado pelo coordenador de curso ou pela pessoa por ele designada, seguindo os critérios estabelecidos e constantes neste projeto pedagógico. É competência do Núcleo Docente Estruturante ou do Conselho de Curso compor a lista de atividades aceitas nas categorias ensino, extensão e pesquisa e definir a carga horária a ser considerada para cada atividade.
É requisito para colação de grau como bacharel em Administração a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. Esse trabalho é integralizado em dois semestres (160 horas), sendo estruturado nos componentes curriculares 3453284 - Business Project (80 horas) e 9103255 - Mentoria de Projetos (80 horas), distribuídos no sétimo e oitavo semestres, respectivamente.
O Trabalho de Conclusão de Curso objetiva a consolidação e a integração dos conhecimentos construídos ao longo do curso, podendo constituir-se de:
a) monografia, versando sobre um tema ou um conjunto de temas coerentes abordados no curso;
b) artigo científico, versando sobre um tema correlato à Administração;
c) trabalho técnico de intervenção em uma organização, a partir da proposição de uma inovação e desenvolvido com base em uma metodologia científica;
d) projeto para incubação de uma empresa na Inovates - Incubadora da Univates.
A coordenação do Trabalho de Conclusão de Curso ficará a cargo da coordenação do curso ou de professor por ela designado, que destinará a carga horária de até duas horas semanais para realização das atividades. Caberá ao coordenador definir, juntamente com o NDE do curso, a forma como os trabalhos serão conduzidos durante o semestre, bem como o acompanhamento do andamento das orientações.
Ao final do semestre, em data determinada pelo coordenador de TCC, os estudantes deverão postar a versão final do Trabalho de Conclusão de Curso no Ambiente Virtual da Univates. A avaliação do projeto (Business Project) será feita pelo professor orientador e por mais um professor da área, indicado pela Coordenação do TCC. Em caso de diferença de nota igual ou superior a dois pontos nas avaliações, caberá ao coordenador do TCC avaliar o projeto ou encaminhá-lo para outro professor da área, a fim de obter uma terceira avaliação do projeto. Neste caso, a nota atribuída ao estudante será a média das duas avaliações mais próximas, sendo desconsiderada a nota que mais destoar das avaliações.
É pré-requisito para a realização da Mentoria de Projetos ter sido aprovado no Business Project e ter concluído as 120 horas de atividades complementares. No Trabalho de Conclusão de Curso II, o estudante conclui o seu trabalho conforme a modalidade escolhida. Ao final do componente curricular, em data determinada pelo coordenador, os estudantes deverão postar a versão final do Trabalho de Conclusão de Curso no Ambiente Virtual da Univates. Posteriormente os trabalhos serão avaliados por uma banca composta por três integrantes, a saber: o orientador, o professor avaliador da etapa I e um terceiro avaliador, podendo este ser professor da Univates ou um convidado externo com experiência de mercado na área do TCC. Destaca-se, também, que, no caso de opção por um projeto para incubação, a banca de TCC pode ser substituída pela realização da banca de incubação na Inovates.
Conforme orientação da Resolução 055/Reitoria/Univates, de 05/08/2015, não é necessária a impressão da versão final do trabalho. Em caso de indicação da banca avaliadora para publicação do trabalho, este poderá ser disponibilizado no repositório institucional acessível pela internet (Biblioteca Digital da Univates) ou encaminhado para congresso e /ou revista científica em caso de artigo, para fomentar a pesquisa e disseminação do conhecimento gerado pelo curso.
Os critérios, procedimentos e mecanismos de avaliação de artigos, monografias e relatórios de intervenção, assim como as diretrizes técnicas de sua elaboração, possuem regulamentação própria aprovada pelo Conselho de Curso e relatada a seguir. Os projetos de incubação devem seguir as normas da Incubadora.
Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso
Da natureza e dos objetivos
O Trabalho de Conclusão de Curso caracteriza-se como atividade didático-pedagógica obrigatória a ser realizada pelo estudante em áreas afins à do curso de Administração.
O Trabalho de Conclusão de Curso constitui-se em um processo que visa:
I - à aquisição e ao aprimoramento de conhecimentos;
II - à consolidação e à integração dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso;
III - ao aprofundamento de conhecimentos técnico-científicos de administração;
IV - ao desenvolvimento de habilidades e competências previstas no Projeto Pedagógico do Curso.
Da sistemática de organização do Trabalho de Conclusão de Curso
O Trabalho de Conclusão de Curso inicia no sétimo semestre e é concluído no oitavo semestre do curso. A carga horária total do Trabalho de Conclusão de Curso é de 160 horas.
Para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso, o estudante pode optar por monografia, artigo científico, trabalho técnico de intervenção em uma organização, com temática que verse sobre temas nas áreas afins da Administração ou projeto para incubação de uma empresa na Inovates.
Da coordenação do Trabalho de Conclusão de Curso e suas atribuições
A orientação, o acompanhamento, a supervisão e a avaliação são de responsabilidade do curso por meio de professor nomeado como coordenador do Trabalho de Conclusão de Curso, cuja função é coordenar a execução dos trabalhos. O coordenador de Trabalho de Conclusão de Curso destina carga horária de até duas horas semanais para exercer as atividades de coordenação e conta com o auxílio de professores que atuam como orientadores dos trabalhos, que são por ele indicados.
Compete ao professor coordenador do Trabalho de Conclusão de Curso:
I - coordenar o processo de seleção do orientador que irá acompanhar o estudante nos componentes curriculares de Business Project e Mentoria de Projetos;
II - indicar um professor da área para avaliar o projeto ao final do componente curricular de Business Project;
III - orientar os estudantes no planejamento e execução das atividades previstas por meio de reuniões e/ou encontros grupais ou individuais;
IV - acompanhar, supervisionar e avaliar o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso;
V - efetuar os registros acadêmicos referentes à realização do Trabalho de Conclusão de Curso.
Do acadêmico em fase de Trabalho de Conclusão de Curso e suas atribuições
Somente o estudante regularmente matriculado no curso e que cumpriu os pré-requisitos exigidos pode realizar o Trabalho de Conclusão de Curso. A carga horária total do Trabalho de Conclusão de Curso é de 160 horas, sendo 80 na etapa I (Business Project) e 80 horas na etapa II (Mentoria de Projetos).
São atribuições do acadêmico:
I - definir tema de seu interesse relacionado à área da Administração para elaboração da monografia, artigo ou trabalho técnico de intervenção;
II - apresentar Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso ao final do Trabalho da Etapa I (Business Project);
III - desenvolver as atividades previstas para o Trabalho de Conclusão de Curso conforme programa, sob orientação do professor orientador;
IV - cumprir integralmente o total de horas previstas para o Trabalho de Conclusão de Curso;
V - ser assíduo e pontual tanto no desenvolvimento das atividades exigidas quanto na entrega dos relatórios e documentos relativos ao Trabalho de Conclusão de Curso;
VI - informar ao professor orientador ou ao coordenador do Trabalho de Conclusão de Curso qualquer dificuldade para a realização do Trabalho de Conclusão de Curso.
Da avaliação dos Trabalhos de Conclusão de Curso
A avaliação do projeto apresentado na Etapa I (Business Project) é de responsabilidade do professor orientador e de um avaliador designado pelo professor coordenador do Trabalho de Conclusão de Curso. Envolve:
I - análise da qualidade do projeto, observando os requisitos do Manual da Univates para Trabalhos Acadêmicos;
II - controle da frequência mínima exigida de 75% nas atividades programadas (seminários, reuniões de orientação), cuja participação e desenvolvimento são obrigatórios;
III - verificação do nível de execução de todos os trabalhos e atividades programados, cuja realização é obrigatória.
A avaliação da Etapa II (Mentoria de Projetos), de responsabilidade da banca avaliadora, envolve:
I - elaboração e entrega do relatório final do Trabalho de Conclusão de Curso nos prazos previstos pela coordenação;
II - análise da qualidade do relatório final do Trabalho de Conclusão de Curso, que deve contemplar os seguintes itens: capa, folha de rosto, resumo, sumário, introdução, justificativa, tema, delimitação do tema, problema de pesquisa, objetivos geral e específicos, referencial teórico, procedimentos metodológicos, diagnóstico e análise situacional, sugestões, conclusões e referências;
III - defesa oral (quando cabível) do Trabalho de Conclusão Curso, a ser realizada em data e hora a serem definidas pela coordenação do Trabalho de Conclusão de Curso. A defesa deve contar com no mínimo dois professores do curso, sendo um, obrigatoriamente, o professor orientador;
A nota final do componente Mentoria de Projetos resulta da média aritmética das notas atribuídas ao estudante pelos professores que integram a banca na defesa oral do Trabalho de Conclusão de Curso;
IV - caso o estudante opte pela realização de um projeto para incubação de empresa na Inovates, a banca de defesa do TCC poderá ser substituída pela banca de incubação, devendo ser estabelecida uma nota de 0 a 10 para o projeto apresentado.
Das disposições finais
Os documentos relativos ao Trabalho de Conclusão de Curso devem ficar arquivados sob a responsabilidade da coordenação por um período de cinco anos, como forma de comprovação de sua realização.
Os casos omissos do regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso do Projeto Pedagógico do curso de Administração serão resolvidos pelo coordenador do curso e pelo professor coordenador do Trabalho de Conclusão de Curso, podendo ser consultados o NDE e o Colegiado do Curso, caso necessário.
O atendimento psicopedagógico é um serviço de apoio aos estudantes com necessidades especiais e/ou dificuldades de aprendizagem, realizado por um profissional vinculado ao Universo Univates. O atendimento pode ser solicitado pelo professor, pelo coordenador de curso ou pelo próprio estudante, tendo como objetivo auxiliar o aluno no seu processo de aprendizagem.