Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Tecnologia, Tecnovates

Ko.Lab inicia venda de podcasts para formação de professores sobre a Base Nacional Comum Curricular

Por Pietra Darde

Postado em 29/09/2022 11:16:22


Compartilhe

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

A Incubadora Tecnológica da Univates (Inovates), do Parque Científico e Tecnológico (Tecnovates) da Universidade do Vale do Taquari - Univates, é um espaço em que ideias se transformam em negócios inovadores. Entre as empresas incubadas na Inovates está a Ko.Lab - Laboratório Colaborativo de Educação, uma startup da área da educação, fundada em outubro de 2020. 

Bernardo Marques de Siqueira, gerente da Ko.Lab, explica que a empresa tem como foco a produção de conteúdo digital para formação de professores, especificamente para a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e de conteúdos diversos para os alunos da educação básica e do ensino superior. A ideia do negócio surgiu a partir de trabalhos que Bernardo já tinha realizado na área da educação, especialmente com o uso do podcast como ferramenta de ensino. Para que esse projeto pessoal fosse ampliado e transformado em negócio, ele buscou apoio na Inovates. 

“A estrutura da Univates é essencial para nosso negócio. Não apenas na estrutura física, mas também todo o apoio e suporte do pessoal que trabalha no Parque. Além disso, a possibilidade de networking com outras empresas e empreendedores é fundamental. Para o Vale do Taquari, a Inovates significa desenvolvimento, pesquisa e inovação, ou seja, é certeza de crescimento para todos”, conta o gerente.

Em 2020, a empresa participou e foi contemplada em um edital da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), o Techfuturo. O foco do edital eram projetos inovadores nas áreas estratégicas de desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul. Com esse fomento, a startup conseguiu desenvolver uma plataforma que pode ser acessada pelo site e pelo aplicativo, disponível no sistema Android. Em 2022, a empresa está produzindo e iniciando as vendas de podcasts para formação de professores com foco na BNCC. 

“Nosso empreendimento contribui para o desenvolvimento da educação porque traz ferramentas e produção de conteúdos de valor para o mercado da educação. Além disso, é possível observar que a educação carece de produtos inovadores que sejam práticos e acessíveis, especialmente no que diz respeito à formação de professores”, afirma o gerente do negócio.

Para a gestora do Tecnovates, Cíntia Agostini, o apoio oferecido pela Inovates é para que os negócios consigam se tornar empreendimentos saudáveis. 

“Nós temos uma equipe de apoio que tem conhecimento de negócio, além de conhecimento técnico em diversos segmentos, para dar o suporte necessário e ajudar os empreendedores a darem seguimento àquilo que eles pretendem, da ideia até a validação e, por fim, a consolidação do empreendimento”, explica Cíntia. 

Bernardo projeta que daqui a cinco anos a empresa já esteja estabelecida no mercado da educação, especialmente na produção de conteúdo digital, e que seja uma referência na formação de professores e no desenvolvimento de projetos educacionais, firmando parcerias com instituições públicas e privadas. 

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar