A Incubadora Tecnológica da Univates (Inovates) possibilita que empreendedores na produção e prestação de serviços desenvolvam seus negócios por meio da inovação. A Pmetric é uma das 16 empresas incubadas na Inovates e fornece sistemas digitais para rastreabilidade indoor, impactando na produtividade e eficiência operacional de empresas dos eixos logístico, industrial e hospitalar.
Rodrigo Westenhofer, CEO da Pmetric, conta que a empresa, fundada em março de 2018, é uma das três startups da América Latina que trabalham com foco em pesquisa e desenvolvimento de sistemas e tecnologias digitais para rastreabilidade indoor. Com esse serviço, a startup visa a viabilizar a automatização de processos que são geridos por métodos manuais ou que dependem de auxílio humano, como gestão de planilhas e aplicativos mobile, contribuindo para que os negócios executem uma gestão operacional digital mais precisa, segura e eficiente.
Para Westenhofer, a inserção no Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates) e a aproximação com outras empresas e startups, de diferentes áreas, geram novas conexões e oportunidades de negócios e também potencializam o ecossistema de inovação regional. Estar no Tecnovates é muito bom porque se trata de um espaço com custo-benefício acessível e com uma excelente estrutura física, afirma.
A empresa também já foi selecionada em importantes programas de fomento à inovação, como o global Microsoft for startups Founders Hub e o Programa de Incentivo à Indústria Gaúcha, desenvolvido pelo Sistema S.
A gestora do Tecnovates, Cíntia Agostini, reforça que a incubadora tecnológica é um espaço para que os empreendedores que tenham boas ideias consigam levar seus projetos para um campo de ação, destacando que o apoio da Inovates se dá em diversas dimensões. Nosso apoio é para que os negócios realmente fiquem de pé, se consolidem, para que consigam se tornar empreendimentos saudáveis e fazer aquilo a que se propõem enquanto projetos inovadores, complementa.