Com o objetivo de fomentar o empreendedorismo de negócios de impacto socioambiental em Lajeado, a Incubadora Tecnológica da Universidade do Vale do Taquari - Univates (Inovates) está iniciando as atividades do projeto InovaImpacto, que foi contemplado pela chamada Elos e terá um aporte de R$ 30 mil para a realização das atividades.
De acordo com o gestor da Inovates, Michel Machado, negócios de impacto são aqueles em que a atividade principal tem o propósito de solucionar problemas sociais ou ambientais. O impacto efetivo desses negócios nos problemas da sociedade são monitorados tanto quanto seus indicadores de sustentabilidade financeira.
O InovaImpacto tem como objetivos a aproximação da comunidade em geral com o tema dos negócios de impacto, promover sua geração e, consequentemente, apoiar esses empreendedores nas etapas necessárias para validação e implantação do negócio. O projeto também tem por objetivo a validação da metodologia de geração e apoio aos negócios de impacto em cidades de médio e pequeno porte, visto que a maioria dessas ações ainda ocorre em grandes centros, explica Machado.
O projeto pode ser dividido em duas fases, sendo a primeira de sensibilização quanto ao tema, com palestras, workshops e ações como desafios de geração de negócios de impacto. Na segunda fase, serão selecionados projetos para participação em um programa de criação e aceleração de negócios de impacto. Machado explica que as atividades do projeto terão início em abril em Lajeado em parceria com o Labilá - Laboratório de Inovação Social de Lajeado, o Taquari Valley e a JCI Lajeado, existindo a possibilidade de ser expandido para outras cidades do Vale do Taquari.
Histórico de ações da Inovates para negócios de impacto
2017 - Participação de gestores da Inovates e Tecnovates em treinamentos sobre negócios de impacto.
2018 - Evento "Movimentos de Inovação Social", realizado em parceria com professores da graduação, para alinhar os temas dos alimentos, saúde, tecnologia e design com a agenda de impacto.
2019 - Já contando com empresas de impacto, são realizadas alterações nos processos de atendimento, diferenciando dos demais negócios atendidos.
2020 - A Inovates passa a contar com um mentor específico para negócios de impacto, com o objetivo principal de auxiliar os empreendedores quanto ao impacto positivo real e suas formas de mensuração.
2021 - Com apoio de outra chamada para eventos do ICE, a Inovates realizou o "I Fórum de Impacto do Vale do Taquari", um evento online gratuito com uma programação voltada para toda a comunidade da região. A programação foi desenvolvida em dois dias. No primeiro houve debates e workshops divididos em quatro momentos: 1 - Sensibilização de professores da Univates para o tema; 2 - Sensibilização da comunidade interna e da externa para o tema e oportunidades de criação de negócios; 3 - Apresentação de cases da Inovates e do Brasil de Negócios de Impacto; 4 - Lançamento de uma rede de apoio aos negócios de impacto na cidade de Lajeado. No segundo dia realizou-se um desafio de geração de negócios de impacto com 138 participantes de diversos locais do estado do RS.
Sobre a chamada Elos
A chamada Elos é uma realização do ICE e tem como parceiros estratégicos o Fundo Vale (@valenobrasil) e a @CosanBrasil. Foram recebidas 55 inscrições de todo o Brasil, das quais cinco foram contempladas nesta edição. Serão destinados, ao todo, R$150 mil para os projetos selecionados!
A iniciativa apoia organizações de todo o país que prestam suporte a empreendedores de negócios de impacto socioambiental, oferecendo suporte financeiro e conexões no ecossistema. O objetivo é estimular a inclusão ou fomentar a agenda dentro dessas organizações.
A Chamada busca organizações de todo o país que contribuam para o fortalecimento da agenda de impacto dentro das iniciativas por meio da prototipagem de soluções de apoio ao empreendedor, desenvolvimento de estudos e ferramentas de apoio ao empreendedor e/ou fortalecimento institucional.