Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Coronavírus, Institucional, Pesquisa, Saúde, Serviços, Tecnologia, Vale do Taquari

Podange, incubada da Univates, lança as primeiras máscaras e camisetas antivirais da região

Por Lucas George Wendt

Postado em 21/08/2020 09:54:06


Compartilhe

A Podange, empresa lajeadense incubada na Incubadora Tecnológica (Inovates) da Universidade do Vale do Taquari - Univates, lançou recentemente as primeiras máscaras e camisetas antivirais da região. Os produtos têm a característica de inativar vírus — entre eles o Sars-CoV-2, causador da Covid-19 — e bactérias. Além disso, auxiliam na proteção UV50+. A tecnologia aplicada nos produtos antivirais é o fio de poliamida Amni® Virus-Bac OFF, desenvolvido pela Rhodia. 

A Podange surge no Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates) a partir da idealização de Josi Müller quando realizou o curso de especialização em Gestão da Criatividade e Inovação na Univates. Ela detalha que o foco da startup é trabalhar com tecidos inteligentes que proporcionem benefícios ao consumidor que vão além do vestir. Inicialmente atuando com produtos que protegem o corpo de raios ultravioleta, no momento a Podange também produz máscaras, camisetas e uniformes antivirais. 

“Nossa história está muito ligada à Univates. Tudo começou quando eu, que venho da Publicidade e Propaganda, resolvi fazer uma especialização na Instituição”. Josi comenta que o curso teve um impacto muito grande na forma como via o mercado. “Especialmente no que tange à cultura da inovação. Quando a Inovates nos foi apresentada durante o curso, pensei que fosse um recurso a mais para desenvolver uma ideia. Isso me trouxe mais segurança”, explica a gestora. 

Lucas George Wendt

O problema 

Na hora de colocar a mão na massa e criar seu empreendimento, Josi diz que pensou em qual problema o negócio poderia resolver na vida das pessoas. A ideia surgiu de pronto quando, na praia, ela percebeu que existe a intenção das pessoas de ficarem expostas ao sol. No entanto, o filtro solar, que tem efeito curto, acaba deixando resíduos na água do mar — fato que já gera preocupação em diversos países, como a Austrália. Então, a ideia foi criar uma moda praia para permitir às pessoas ficarem expostas ao sol com menor uso de protetor solar e mais segurança. Ela procurou parceiros e indústrias têxteis que desenvolvessem tecidos com viés tecnológico. 

Conforme Josi, a indústria têxtil está muito voltada à inovação nos tecidos, tornando-os mais inteligentes. “Descobrimos um tecido que tem alta respirabilidade e ainda assim protege do sol. Nossa primeira coleção foi lançada no verão entre 2019 e 2020. A experiência permitiu que a Podange conhecesse o mercado. Na sequência foi lançada a coleção de inverno, a Podange Tech, que estimula o biometabolismo. Nesse caso, agregados ao fio estão cristais bioativos que são estimulados pelo calor do corpo humano. A reação culmina com a liberação de raios infravermelhos longos. “Quais os benefícios? Ele vai melhorar a maciez da pele, a elasticidade, além de diminuir sinais de celulite”, explica Josi.

Lucas George Wendt

O fio antiviral 

Assim que a Podange identificou o fio antiviral, visualizou a oportunidade de oferecer uma nova linha de produtos que também pudessem contribuir para o combate à pandemia de coronavírus. 

Em tempo recorde foram desenvolvidos máscaras, camisetas e jalecos, um trabalho realizado por diferentes fornecedores para disponibilizar os itens antivirais no mercado regional. “Fomos pioneiros em identificar a possibilidade na região e, provavelmente, no RS. Levamos cerca de 30 dias para desenvolver todo o processo e disponibilizar o produto no mercado”, revela Josi. 

Em junho, quando a Podange soube que a Rhodia havia certificado um fio com ação antiviral, a poliamida Amni® Virus-Bac OFF, Josi comenta que entendeu ser uma oportunidade para o negócio — mesmo que não tenha planejado lançar uma segunda coleção em 2020. “O fio é importante neste momento em que buscamos a retomada da nossa vida de alguma forma”, relata. A gestora buscou o suporte do Tecnovates para investir na nova linha com mais segurança.

Lucas George Wendt

O Amni® Virus-Bac OFF

São incorporadas ao fio micropartículas de substâncias que inativam o vírus, quebrando a membrana proteica do vírus ionicamente e inibindo a contaminação cruzada. O desenvolvimento do produto seguiu os protocolos têxteis internacionais da norma ISO 18184 (Determination of Antiviral Activity of Textile Products). A poliamida Amni® Virus-Bac OFF também tem ação antibacteriana comprovada, conforme as normas internacionais da American Association of Textile Chemists and Colorists (AATCC100).

“É importante ressaltar que o fio não nos deixa imunes ao vírus. Ele nos traz um recurso a mais, por exemplo, se eu estiver contaminado sem saber, estiver falando e levar a mão à máscara”, explica Josi. “Ao encostar em outro objeto depois eu não estarei contaminando a nova superfície, pois se o vírus entrar em contato com a superfície têxtil Amni® Virus-Bac OFF ele fica inativo”, complementa. 

Toda a comunicação em torno do produto é orientada pela Rhodia. Josi observa que é um equívoco afirmar que a máscara “mata” o vírus. “O tecido o inativa e elimina a possibilidade de contaminação cruzada. Além do manual de comunicação, o manual de fabricação dos produtos antivirais da Rhodia é seguindo nos detalhes pela equipe da Podange”. 

O uso dos tecidos Amni® Virus-Bac OFF não elimina a necessidade de cuidados e recomendações de higienização divulgadas pelas entidades de segurança, entre elas a Organização Mundial da Saúde (OMS). 

Para saber mais sobre a Podange e seus produtos, acesse o site www.podange.com.br ou as redes sociais: @podangebr. 

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar