Lucas George Wendt
Tuane Eggers
Um espaço identificado com o Vale do Taquari e que cumpre o papel de gerador do empreendedorismo inovador na região. Criado em 2010, o Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates) iniciou suas atividades em 2011 e passou a ter estrutura própria a partir de julho de 2014, com a construção do Complexo que atua de forma integrada com os governos, empresas e a sociedade, estimulando a inovação e o empreendedorismo.
De acordo com a coordenadora administrativa do Tecnovates, Cíntia Agostini, o Parque tem foco nas áreas de produção e desenvolvimento regional, saúde, tecnologia em alimentos, ambiental e energética, tendo como meio as tecnologias da informação, automação e indústria criativa. O espaço tem relação com as demais ações realizadas na Univates que envolvem pesquisa, extensão, ensino, desenvolvimento e inovação, em parceria com empresas do Vale do Taquari e de outras regiões.
Lucas George Wendt
Segundo um dos membros do Comitê Gestor do Tecnovates, Rogério Vilibaldo Wink, o Parque dispõe de recursos para liderar o processo de inovação no Vale do Taquari. Formado em Ciências Econômicas e especialista em Gestão e Negócios pela Univates, o profissional afirma sempre ter feito parte dos conselhos da Instituição como representante externo de entidades empresariais.
Divulgação
Tuane Eggers
Mesmo sendo destaque nas áreas de pesquisa, geração de conhecimento e inovação em que o Vale do Taquari atua, o Tecnovates não se restringe à região. Ele atua em parceria com empresas de outras regiões e tem visão de inserção global, inclusive integrando muitas ações de intercâmbio de estudantes nas organizações e tendo contato com parques e empresas do exterior, explica Cíntia. Com atuação diferenciada, o Tecnovates conta com três mestrandos, sete doutorandos e um pós-doutorando, que atuam em pesquisas de interesse dos parceiros do Parque. O local tem mais de 30 empresas incubadas e 30 parceiros associados.
Professor da Univates durante 17 anos na área de gestão, Ricardo Alberto Kober é diretor comercial na STW - Soluções em Automação, empresa de automação industrial incubada no Tecnovates. O Parque oferece aos futuros empreendedores a familiarização com a ideia de o que é uma empresa, suas áreas e implicações. Por meio da experiência adquirida, os futuros empreendedores podem ter noção do mercado em que vão atuar, as possibilidades de sucesso e dificuldades, explica.
Faz parte do Tecnovates: conheça uma das associadas ao Parque
A empresa American Nutrients é do ramo químico. A organização produz aditivos especiais para alimentos, produção animal, neutralizador de odores, sanitização e limpeza profissional tecnológica para indústrias de alimentos e setores de produção animal, sanidade, bem-estar humano e segurança dos alimentos.
Por meio de visita e reunião com as gestoras do Parque, a organização identificou possibilidades de parceria. De acordo com a sócia e diretora administrativa da American Nutrients, Janara Cristina Cerutti Kettermann, o Tecnovates proporciona visibilidade, competência, credibilidade e inovação para os processos industriais e principalmente para a região. Empreender em parceria com o Parque faz com que o investidor tenha ferramentas e suporte para desenvolver seu negócio de forma saudável e com credibilidade, comenta.