Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Tecnologia

Estudantes da Univates analisam área de internacionalização da empresa Interact

Por Comunicação e Marketing da Interact

Postado em 24/05/2019 17:24:01


Compartilhe

Comunicação e Marketing da Interact

Ao longo do semestre, a disciplina de Marketing Internacional da Universidade do Vale do Taquari (Univates) realiza um estudo de caso da empresa de pesquisa e desenvolvimento de softwares para gestão corporativa Interact, de Lajeado. Na noite da última quarta-feira (22), a turma apresentou os primeiros avanços dos trabalhos na Interact Bridges, a Unidade de Pesquisa, Inovação e Internacionalização do Grupo Interact, no Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates).

Cinco grupos de estudantes dos cursos de graduação de Comércio Exterior e Relações Internacionais são responsáveis pelas análises dos mercados da Argentina, Colômbia e Peru, onde a Interact já atua, e Espanha e Portugal, países em prospecção. Conforme o professor da Univates Marlon Dalmoro, o objetivo é aplicar as metodologias estudadas na disciplina para produção das análises de macroambiente empresarial com base em um caso real.

Esta é uma parceria do Centro de Gestão Organizacional (CGO) da Universidade com a Interact no desenvolvimento de trabalhos nas disciplinas. “Estamos na fase de apresentação dos resultados da análise ambiental, e os alunos estão tendo contato com a gerência da área internacional da Interact. Em seguida eles vão elaborar estratégias para a empresa nesses diferentes mercados”, explica Dalmoro.

Sala de aula reconfigurada

Comunicação e Marketing da Interact

Segundo Dalmoro, a resolução de problemas reais reconfigura a forma de pensar a sala de aula. “Nessa disciplina geralmente os estudantes analisam mercados internacionais, muitas vezes propõem produtos, mas sem o compromisso de fazer uma análise real que resulte em uma atividade prática. Essa é uma oportunidade de gerar informações que de fato vão impactar no cotidiano de uma empresa, assim como é uma experiência diferente para os alunos conversarem pessoalmente com um gestor”, avalia.

Para o Diretor Operacional da Interact, Fernando Estrada, essa ação é importante pela vivência por parte dos alunos. “Como o nome da empresa sugere, buscamos essa aproximação com a academia, com os cursos da Univates por meio do Tecnovates. Esse é o objetivo principal da Interact Bridges. Estamos chegando cada vez mais perto da Universidade e da sociedade como um todo”, comenta.

Uma empresa internacional

O processo de internacionalização da Interact iniciou em 2011, com a criação da área de Negócios Internacionais. Sob supervisão do mestre em Direção Estratégica pela Universidade Politécnica da Catalunha, Fernando Estrada, o software da empresa de Lajeado chegou no mesmo ano à Argentina, Colômbia e Peru. Desde então, a Interact já firmou negócios em 11 países da América Latina.

No início do ano passado, a área de Negócios Internacionais passou a se chamar Interact Latam. Integrada à Interact Bridges, conta com seis colaboradores. Em 2018, foi um dos destaques da pesquisa Trajetórias de Internacionalização das Empresas Brasileiras, elaborada pela Fundação Dom Cabral. O levantamento reflete o movimento internacional de empresas brasileiras de variados portes, setores e níveis de internacionalização. A Interact ficou na 48a posição entre as 69 selecionadas. No Rio Grande do Sul, apenas seis empresas aparecem na pesquisa.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar