Divulgação
Empresas da área de Tecnologia de Informação dos Vales dos Taquari e Rio Pardo estiveram reunidas no auditório do Tecnovates, na noite da última quinta-feira, dia 26. Durante o Ciclo de Palestras realizado pela Ativales (Associação das Empresas de Tecnologia de Informação dos Vales do Taquari e Rio Pardo), cases de empreendedores da área foram apresentados e discutidos entre os palestrantes.
Entre elas estava a empresa SOL7, que desenvolveu um sistema capaz de dar respostas imediatas ao ser acessado. Segundo o CEO da empresa, Douglas Scheibler, a ferramenta IBM Watson se trata de um sistema que pode ser treinado a interagir com o usuário. É uma espécie de chatbot, com
inteligência cognitiva, o qual a Sol7 está mapeando em três etapas. A primeira, de suporte e apoio ao usuário final, no qual a ferramenta é treinada para esclarecer dúvidas dos clientes da empresa. A segunda etapa trabalha com a realização de ações, como o envio de e-mail ou alerta para um usuário. Já a terceira fase é a de prospecção de negócios em si, em que o cliente pode solicitar um relatório de quanto sua empresa fatura por mês, explica Scheibler.
Conforme o CEO, a empresa ainda está em fase de treinamento da ferramenta. É como se fosse uma criança que precisa ser ensinada. Trata-se de um processo cognitivo em que é necessário ensinar os processos para a ferramenta. Tem uma etapa de maturidade e é nessas três etapas que programamos esse processo. Estamos finalizando a primeira etapa para liberá-lo pelo mobile, junto com o desktop, afirma Douglas.
O evento contou ainda com o pronunciamento do pró-reitor de Extensão e Relações Comunitárias da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), professor Angelo Hoff, e da professora Simone Stülp, diretora de Inovação e Sustentabilidade da Universidade do Vale do Taquari - Univates. Por fim, o presidente da Ativales, Eduardo Bittencourt, fez uma avaliação do Ciclo de Palestras. Conseguimos abrir caminho para novas ações no Vale do Taquari, a fim de fomentar mais empresas a participarem da associação, destacou Bittencourt.