Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Pesquisa

Tecnovates recebe pesquisadora alemã

Por Elise Bozzetto

Postado em


Compartilhe

Por meio de convênio com a Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sdect) do Rio Grande do Sul, o Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates) realiza, desde 2015, uma série de atividades voltadas à ampliação do Laboratório de Desenvolvimento de Produtos Lácteos. O convênio prevê consolidar e complementar a estrutura física do Tecnovates, desenvolvendo, em parceria com as empresas, projetos de pesquisa e desenvolvimento, novos produtos lácteos e novas metodologias de detecção de contaminantes e fraudes. A iniciativa também busca promover a interação e articulação do Parque e de sua mantenedora com as empresas, de forma a propiciar o desenvolvimento tecnológico e a inovação, colaborando para a ampliação da competitividade das empresas e o desenvolvimento regional.

Heike Kahlert é do Instituto de Bioquímica da Universidade de Greifswald

Nicole Morás

Como parte do convênio, nesta semana o Tecnovates recebeu a pesquisadora doutora Heike Kahlert, do Instituto de Bioquímica da Universidade de Greifswald, da Alemanha. Pela primeira vez no Brasil, ela apresentou a experiência alemã na área e conheceu os estudos desenvolvidos na Univates. De acordo com o professor doutor Maurício Hilgemann, o encontro possibilitou a troca de experiências entre os pesquisadores.

Pelo mesmo projeto, na próxima quinta-feira, dia 8, a partir das 13h15min, no auditório do Tecnovates, ocorre a palestra “Aplicação de espectroscopia de infravermelho na detecção de adulterantes de leite”, com o professor doutor Eduardo Ethur e com o doutor Vinícius Ilha. Na sequência, o professor doutor Uwe Schröder trata sobre a aplicação de sistemas bioeletroquímicos em efluentes com alta carga orgânica. Após, a partir das 19h, no auditório do Prédio 9, o doutor Maurício Hilgemann aborda técnicas eletroquímicas aplicadas na remoção de nitrogênio e fósforo. As inscrições podem ser realizadas aqui.

Mais informações sobre o projeto e o evento da próxima quinta-feira podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5870, ou pelo e-mail tecnovates@univates.br.

Pesquisadora palestra para estudantes

 

Aproveitando a presença de Heike na Instituição, os estudantes dos Centros de Ciências Exatas e Tecnológicas (Cetec) e de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) participaram da palestra “Interaction of radicals with modified and unmodified electrodes and electrochemical determination of radical scavenger activities” na última terça-feira, 27, no auditório do Prédio 16.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar