Univates sedia 8ª Reunião Ordinária do Fórum Gaúcho de Mudanças Climáticas

Postado as 11/07/2024 16:10:50

Por Natalia Nissen

A Universidade do Vale do Taquari - Univates sediou, na manhã desta quinta-feira, 11, a 8ª Reunião Ordinária do Fórum Gaúcho de Mudanças Climáticas (FGMC). Esta foi a primeira reunião itinerante realizada no interior do Estado. O Fórum é uma iniciativa do governo estadual que promove, em caráter participativo e representativo, a discussão e a proposição de ações governamentais voltadas à mitigação, à minimização e à adaptação às mudanças climáticas globais.

Natalia Nissen

A reunião foi conduzida pela presidente do FGMC e secretária de Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul (Sema/RS), Marjorie Kauffmann, e pela secretária executiva do FGMC e coordenadora da Assessoria do Clima da Sema, Daniela Mueller de Lara. Entre outras autoridades e lideranças, também participaram do encontro a reitora da Univates, Evania Schneider, e o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Instituição e representante do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação das Instituições de Ensino Superior Brasileiras (FOPROP) no FGMC, Carlos Cândido da Silva Cyrne.

Na abertura, Marjorie explicou que o debate é importante para organizar estratégias de enfrentamento às mudanças climáticas no Estado. Nesse sentido, reforçou que o Governo do Estado trabalha em parceria com as universidades e respeita as opiniões técnicas. O Fórum foi previsto ainda em 2015, mas foi implantado em 2022, quando o cenário era de seca.

“Já falávamos das ações que, independentemente das turbulências que estivéssemos enfrentando, devem ser constantes tanto por parte do Governo do Estado quanto da população. Este Fórum fortaleceu nossa política climática e nossa agenda propositiva do ProClima2050 (conjunto de estratégias do Governo para reduzir o impacto das mudanças climáticas sobre a população gaúcha, bem como promover a mitigação das emissões de Gases de Efeito Estufa ‒ GEE e adaptação para neutralidade das emissões líquidas de GEE). Tudo traz a ciência como norte, porque as mudanças climáticas foram propostas pela ciência e têm sido fortalecidas pelas evidências”, afirmou a secretária de Meio Ambiente.

Natalia Nissen

Conforme a reitora da Univates, é essencial que todos os entes da sociedade deem a devida importância para a ciência. “Temos estudos e evidências que já mostravam muito ou tudo o que está acontecendo em termos de crise climática. A grande questão é que poderíamos ter preservado as vidas se tivéssemos olhado com mais atenção ao que a ciência disse que iria e que vai acontecer. No Vale do Taquari, vivemos com o rio e o rio faz parte da nossa vida. O que precisamos aprender é a nos relacionarmos com o rio e compreendermos todas as questões das mudanças climáticas e como isso vai nos afetar para que se possa mitigar esses efeitos”, manifestou Evania.

O encontro apresentou pautas como os avanços da Câmara Técnica de Educação Ambiental Climática; o Plano da Bacia Taquari-Antas: para alinhamento para a mitigação de eventos climáticos extremos; e as ações da Promotoria de Justiça Regional do Meio Ambiente da Bacia Hidrográfica dos Rios Taquari-Antas.

Assista à reunião na íntegra:

Logo ods-13