Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Disciplinas

SEMESTRES

COMPONENTES CURRICULARES

SEMESTRE 1
COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA (622200)
Carga Horária: 40
Créditos: INF
Ementa: Textos técnicos narrativos e descritivos: manuais, laudos, relatórios, trabalhos científicos. Técnicas de expressão oral. Elaboração de currículo.


COMUNICAÇÃO PESSOAL (617801)
Carga Horária: 40
Créditos: INF
Ementa: Elementos da comunicação. Comunicação eficaz. Expressão corporal, gestos e expressões. Oratória e elaboração do discurso. Técnicas para melhorar a dicção. Postura, apresentação e marketing pessoal. Comunicação corporativa. Interpretação da comunicação de massa. Comunicação na empresa: planejamento, processos e técnicas da comunicação.


INFORMÁTICA (622201)
Carga Horária: 40
Créditos: INF
Ementa: Softwares livres e básicos: planilhas eletrônicas e editor de texto; Fundamentos de sistemas operacionais dos computadores; Internet.


LEGISLAÇÃO COMERCIAL (617809)
Carga Horária: 40
Créditos: INF
Ementa: Noções de direito comercial, constitucional e societário. Títulos de crédito. Código de defesa do consumidor. Legislação ambiental. Atividade negocial do comerciante destinada a fins de natureza econômica.


MATEMÁTICA FINANCEIRA (622202)
Carga Horária: 40
Créditos: INF
Ementa: Matemática financeira básica: regra de três e percentual. Sistemas de crédito e cobrança: juros simples, juros compostos, descontos, equivalência de capitais, empréstimos (sistemas de amortização). Gestão financeira. Receitas e despesas pessoais, previdência social, aposentadoria e seguros. Cálculos trabalhistas básicos. Planilhas de cálculo.


SEMESTRE 2
ESTRATÉGIAS DE MARKETING (617804)
Carga Horária: 80
Créditos: INF
Ementa: Princípios de marketing. Comportamento do consumidor. Marketing e suas aplicações. Análise de mercado e plano de marketing. Comunicação integrada de marketing. Estratégias do comércio eletrônico e sua viabilidade no processo de competitividade.


ESTRATÉGIAS DE NEGOCIAÇÃO (445400)
Carga Horária: 40
Créditos: INF
Ementa: Pilares da negociação. Etapas da negociação. Estratégias e táticas de negociação.


GESTÃO DE SUPRIMENTOS E LOGÍSTICA (445401)
Carga Horária: 40
Créditos: INF
Ementa: Gestão da cadeia de suprimentos e estoques. Níveis de estoques e previsão de demanda. Tipos de estoques. Curva ABC. Implementação de indicadores em Suprimentos. Fluxo do processo de compras. Gestão de fornecedores. Sistemas de avaliação de fornecedores. Gestão de logística.


RELAÇÕES HUMANAS (445403)
Carga Horária: 40
Créditos: INF
Ementa: Relacionamento ético-profissional. Respeito às diversidades. Comunicação e trabalho em equipe. Comportamento e desenvolvimento humano no trabalho. Valor do trabalho humano.


SEMESTRE 3
EMPREENDEDORISMO (617803)
Carga Horária: 40
Créditos: INF
Ementa: Conceitos de empreendedorismo. Habilidades empreendedoras. Identificação de oportunidades. Plano de negócios. Avaliação do empreendimento.


GESTÃO DE VENDAS E SERVIÇOS (617807)
Carga Horária: 80
Créditos: INF
Ementa: Gestão de vendas, com ênfase no gerenciamento da equipe de vendas. Processo de precificação de produtos e serviços. Planejamento de vendas e gerenciamento da carteira de clientes. Gestão de serviços e suas características. Noções básicas de comércio exterior.


PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO (617811)
Carga Horária: 40
Créditos: INF
Ementa: Identidade organizacional: missão, visão, objetivos da organização. Estudo e análise do cenário atual e do futuro desejado. Elaboração de estratégias, definição de metas e planos de ação.


VISUAL MERCHANDISING (445405)
Carga Horária: 40
Créditos: INF
Ementa: Planejamento dos espaços. Apresentação e disposição de produtos. Estudo das cores e sua influência na ação, emoção e razão. Confecção de cartazes. Elaboração de materiais para o ponto de venda. Catálogos. Sites. Mídias sociais.


SEMESTRE 4
MARKETING DIGITAL E COMUNICAÇÃO EM MÍDIAS SOCIAIS (445402)
Carga Horária: 80
Créditos: INF
Ementa: Comportamento do consumidor digital. Etapas do planejamento de marketing digital. Publicidade on-line. Marketing de Conteúdo. E-commerce. Otimização e Marketing em mecanismos de busca. E-mail marketing. Inovação e tendências em mídias digitais. Planejamento, execução e análise de marketing em mídias sociais. Gestão de conteúdo e de relacionamento nas mídias sociais. Gestão de anúncios nas plataformas de mídias sociais.


PROJETO INTEGRADOR (617812)
Carga Horária: 40
Créditos: INF
Ementa: Construção e execução de projeto de conclusão do curso. Construção de plano de negócios. Informações de cenário. Perspectivas de futuro do negócio. Estudo sobre estruturação e financiamento do projeto. Aplicação prática dos aprendizados do curso, envolvendo legislação, ferramentas de gestão, estratégias de marketing e vendas.


TÉCNICAS DE VENDAS (445404)
Carga Horária: 80
Créditos: INF
Ementa: Perfis e comportamento de clientes. Perfil do profissional de vendas. Venda pessoal e venda em equipe. Postura profissional. Canais e estratégias de vendas e distribuição.. Logística e competitividade. Franquias. Atacado e varejo.


TOTAL DE COMPONENTES CURRICULARES: 16