Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Disciplinas

SEMESTRES

COMPONENTES CURRICULARES

SEMESTRE 1
INTRODUÇÃO À COMUNICAÇÃO (61164)
Carga Horária: 40
Créditos: INF
Ementa: Campo profissional da Comunicação. Comunicação Organizacional. Noções básicas sobre a linguagem visual e sua aplicação no âmbito da Comunicação Visual. O processo de comunicação e sua linguagem. Estratégias de comunicação. A gestalt e a compreensão da forma. Responsabilidade social e percepção de valor.


INTRODUÇÃO À PRODUÇÃO GRÁFICA (61180)
Carga Horária: 80
Créditos: INF
Ementa: Produção gráfica e computação gráfica: conceitos e diferenças. Conceitos de programação visual, técnicas e elementos envolvidos. Uso do software de criação e ilustração digital Illustrator. Processos de impressão, recursos gráficos e finalização de arquivos. Modos de cor. Bitmaps e Vetores. Criação e desenvolvimento através da computação gráfica. Processos de Impressão.


TRATAMENTO DE IMAGENS (61165)
Carga Horária: 80
Créditos: INF
Ementa: Experimentação e instrumentalização em aplicativos de tratamento edição e manipulação de imagem. Percepção visual e conceitos de imagem, comunicação e design. Conceitos e princípios básicos e técnicas de Ilustração digital.


SEMESTRE 2
COMUNICAÇÃO EM MÍDIAS SOCIAIS (61167)
Carga Horária: 80
Créditos: INF
Ementa: O uso das mídias sociais nas organizações. Planejamento, execução e análise de marketing em mídias sociais. Gestão de conteúdo e de relacionamento nas mídias sociais. Monitoramento e mensuração de resultados. Gestão de crise. Gestão de anúncios nas plataformas de mídias sociais.


FOTOGRAFIA PUBLICITÁRIA (61174)
Carga Horária: 40
Créditos: INF
Ementa: Estudo e prática da produção fotográfica para comunicação publicitária.


PRODUÇÃO DE AUDIOVISUAIS E MULTIMÍDIA (61181)
Carga Horária: 80
Créditos: INF
Ementa: Planejamento, conhecimento e produção de audiovisuais. Apresentação da linguagem cinematográfica. Pesquisa, criação de roteiro, gravação e montagem de materiais em áudio e vídeo. Desenvolvimento, publicação e compartilhamento de audiovisual para plataformas web.


SEMESTRE 3
GERENCIAMENTO DE CONTEÚDO WEB (61172)
Carga Horária: 40
Créditos: INF
Ementa: Gestão e criação de conteúdo para a Internet. Sistemas de gerenciamento de conteúdo. Hospedagem, instalação, configuração e administração de um CMS. Temas e plug-ins. Sistema seguro. Projeto e Layout de um CMS.


MARKETING DIGITAL (61171)
Carga Horária: 80
Créditos: INF
Ementa: Estratégias de comunicação para o contexto digital. Comportamento do consumidor digital. Etapas do planejamento de marketing digital. Publicidade on-line. Marketing de Conteúdo. E-commerce. Otimização e Marketing em mecanismos de busca. E-mail marketing. Indicadores e métricas em projetos digitais. Inovação e tendências em mídias digitais.


REDAÇÃO PUBLICITÁRIA (61182)
Carga Horária: 80
Créditos: INF
Ementa: Os elementos redacionais das peças publicitárias. Argumentação racional e emocional. Adequação de mensagens publicitárias aos meios de comunicação. Estrutura e conteúdo da mensagem persuasiva. Conceitos e aplicações práticas de técnicas de redação publicitária. Introdução à teoria e prática da linguagem jornalística informativa em mídia impressa e digital.


SEMESTRE 4
PRÁTICAS PUBLICITÁRIAS (61170)
Carga Horária: 80
Créditos: INF
Ementa: Planejamento publicitário. Campanhas de marketing. Execução de folheteria. Materiais gráficos de suporte para a divulgação da marca, serviço ou produto.
Pré-requisitos: 
INTRODUÇÃO À PRODUÇÃO GRÁFICA (61180)


PROJETO INTEGRADOR (61175)
Carga Horária: 40
Créditos: INF
Ementa: Projeto Integrador do Curso de Comunicação Visual. Apresentação de campanha completa para cliente real, com definição de mercado, público-alvo, objetivo da campanha, planos de ação, estratégias de mídia, ações de relacionamento, ações de assessoria de imprensa, mídias on-line e mídias offline. Execução das peças publicitárias.
Pré-requisitos: 
PRÁTICAS PUBLICITÁRIAS (61170)


PROJETOS WEB (61173)
Carga Horária: 80
Créditos: INF
Ementa: Planejamento de projetos web. Projeto gráfico de websites e aplicativos. Técnicas de grid, alinhamento, elementos, filtros e buscas, trilhas e menus. Usabilidade. Acessibilidade. Arquitetura da Informação. HTML e CSS.


TOTAL DE COMPONENTES CURRICULARES: 12