Alunos de Ensino Médio de escolas públicas e privadas do Vale do Taquari têm a oportunidade de vivenciar a ciência em uma programação com 25 oficinas sobre 13 temas diferentes realizadas nos laboratórios da Universidade do Vale do Taquari - Univates. As Oficinas de Biotecnologia para o Ensino Médio ocorrem de 20 a 24 de outubro, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que neste ano tem como tema “Planeta Água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”.
Durante as atividades, promovidas pelo Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec), os estudantes podem conhecer os laboratórios, manusear instrumentos e realizar experimentos em práticas que envolvem as linhas de pesquisa do mestrado e do doutorado em Biotecnologia. Nas oficinas, são abordados avanços alcançados pelos pesquisadores, ressaltando a importância da ciência, da tecnologia e da inovação das pesquisas para a comunidade.
Estudantes de Ensino Médio interessados em participar das atividades ainda podem realizar inscrição neste link. A participação é gratuita.
Oficinas disponíveis
- Cultura de células na modelagem e tratamento de doenças
- Diversidade de bactérias e fungos nas águas e sua relação com a saúde
- Análise de DNA auxiliando na forense ambiental
- Avaliações de estresse de plantas no cenário de extremos e incidência de pragas
- Alternativas sustentáveis para controle de plantas infestantes: extratos e óleo essencial
- Microrganismos e a elaboração de alimentos fermentados
- DNA: manipulação e aplicação
- Uso da biotecnologia para extração de compostos bioativos para diferentes aplicações
- Serviços ecossistêmicos e a biotecnologia
- Uso de modelos animais: ontem, hoje e o futuro
- Microrganismos resistentes: como combatê-los?
- Recuperando margem de rios com soluções naturais
- Elaboração de biofertilizante a partir de carcaças de pescado
Conheça o PPGBiotec
Por meio das linhas de pesquisa “Biotecnologia Alimentar”, “Biotecnologia Ambiental” e “Biotecnologia em Saúde”, o PPGBiotec busca potencializar a agregação de valor e o desenvolvimento tecnológico das cadeias produtivas de matérias-primas, incentivar estratégias de prevenção ou resolução de problemas ambientais e favorecer os avanços na área da saúde.
O PPGBiotec tem como objetivo formar recursos humanos qualificados, capazes de gerar e disseminar conhecimentos científicos e tecnológicos voltados à biotecnologia, com uma visão integrada das perspectivas socioambientais e econômicas.
