O trabalho científico de um pesquisador é contínuo, ou seja, suas descobertas, quando observadas na totalidade, permitem compreender o conjunto do seu trabalho. É desta forma que a ciência avança: aos poucos, com cada trabalho funcionando como a peça de um quebra-cabeça que completa um cenário de pesquisa. E que pode abrir margem para mais perguntas.
Na Universidade do Vale do Taquari - Univates, diferentes equipes trabalham produzindo conhecimento científico. Entre pesquisadores e estudantes – bolsistas de iniciação científica, de mestrado e de doutorado –, são cerca de 500 pessoas diretamente envolvidas buscando na ciência as respostas para a solução de problemas coletivos e de inquietações de pesquisa individual.
A produção acontece em diferentes instâncias Univates, com destaque para os Programas de Pós-Graduação: Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD), Biotecnologia (PPGBiotec), Ensino (PPGEnsino), Ensino de Ciências Exatas (PPGECE), Ciências Médicas (PPGCM) e Tecnologia e Gestão Sustentáveis (PPGTECG).
Todos os dias as equipes de pesquisa da Univates divulgam seus achados em publicações periódicas científicas nacionais e internacionais. Semanalmente os artigos científicos mais recentes são destacados no site da Instituição.
Pesquisas publicadas recentemente
Título do artigo: Professores nômades e as comunidades ribeirinhas do Rio Purus,
Lábrea, Amazonas, Brasil
Autoria: Fábio Teixeira Lima, Neli Teresinha Galarce Machado, Rian Eduardo Diedrich
Revista científica: Revista Tempos e Espaços em Educação
Do que trata a pesquisa científica: Este artigo investiga o trabalho dos “professores nômades” nas comunidades ribeirinhas do rio Purus, no Amazonas, com foco nos desafios culturais e sociais enfrentados por esses educadores e no impacto dessas dificuldades no desenvolvimento do ano letivo. A pesquisa adota uma abordagem analítica e, em alguns trechos, segue uma linha propositiva. Os resultados indicam que, apesar do comprometimento dos "professores nômades", eles enfrentam obstáculos que exigem uma abordagem mais estruturada para garantir uma educação de qualidade, adaptada às realidades do contexto amazônico e capaz de assegurar a permanência dos jovens em seus territórios, fortalecendo sua identidade local.
Título do artigo: PRODUÇÕES INFANTIS DE EARLY ÁLGEBRA NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autoria: Sônia Elisa Marchi Gonzatti, Mayara Appelt Reckziegel, Ieda Maria Giongo, Márcia Jussara Hepp Rehfeldt e Marli Teresinha Quartieri
Revista científica: Documentos como o National Council of Teachers of Mathematics (NCTM) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) preconizam o ensino da álgebra a partir dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A partir dessa concepção, este artigo tem por objetivo analisar as conjecturas e estratégias usadas por crianças do 1º Ano do Ensino Fundamental em tarefas da Early Algebra. O referencial teórico está alicerçado em autores que discorrem acerca da Investigação Matemática (Ponte, 2003, 2005; Ponte, Brocardo; Oliveira, 2005, 2009; Ponte, Quaresma; Branco, 2012), Da Early Algebra (Luna, Souza; Menduni-Bortoloti, 2017; Silva, Savioli; Passos, 2015) e pensamento algébrico (Brasil, 2017). A abordagem metodológica da pesquisa é qualitativa e os dados foram obtidos por meio das tarefas realizadas pelas crianças, recolhidas ao final da prática, de gravações e posteriores transcrições às discussões, bem como de fotografias alusivas ao desenvolvimento das atividades. Os resultados apontam que crianças de 6-7 anos são capazes de identificar distintas conjecturas e estratégias em tarefas investigativas e exploratórias, ilustrando diferentes padrões em elementos da sequência
Do que trata a pesquisa científica: Revista de Educação, Ciências e Matemática
Título do artigo: MEDICALLY IMPORTANT MITE SPECIES FROM HOUSEHOLDS IN THE INTERIOR OF RIO GRANDE DO SUL
Autoria: Marchese, Camila; da Silva Bizarro, Laura; Costa, Jhenifer Otilia; da Costa, Tairis; Lohmann, Paula Michele; Juarez Ferla, Noeli
Revista científica: Environmental & Social Management Journal / Revista de Gestão Social e Ambiental
Do que trata a pesquisa científica: Objetivo: Identificar a sazonalidade e a relação entre a presença de espécies de ácaros de importância médica e a ocorrência de reações alérgicas em domicílios localizados nas zonas rural e urbana de municípios da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) do estado do Rio Grande do Sul. Referencial teórico: As doenças respiratórias e alérgicas representam um crescente problema de saúde pública, principalmente em ambientes domésticos, onde fatores como umidade, ventilação inadequada e presença de ácaros contribuem significativamente para a sensibilização de indivíduos suscetíveis. Método: Estudo transversal, descritivo-exploratório, com abordagem quantitativa, realizado em domicílios localizados em diferentes altitudes em municípios da área de abrangência da CRS. Resultados e discussão: A espécie predominante foi Dermatophagoides farinae, com 193 ocorrências, seguida por Tyrophagus putrescentiae (14) e Euroglyphus maynei (5). A primavera foi a estação com maior número de registros, principalmente na área urbana. Em relação ao perfil dos moradores, predominaram mulheres (72,9%), adultos entre 19 e 59 anos (65,3%) e indivíduos com renda de até dois salários mínimos. Entre os entrevistados, 38,8% relataram sintomas alérgicos, sendo a rinite a mais frequente (45,8%). A análise integrada sugere correlação entre a presença de ácaros e manifestações clínicas alérgicas, principalmente em ambientes urbanos com alta umidade. Implicações da Pesquisa: Os resultados confirmam estudos nacionais e internacionais sobre a prevalência de D. farinae e sua associação com doenças respiratórias, reforçando a importância do monitoramento ambiental e da educação em saúde para a prevenção de alergias. Originalidade/Valor: Este estudo contribui como pesquisa importante para a caracterização local de um problema conhecido, com boa aplicabilidade prática para a região estudada.
Título do artigo: Lesões nucleocapsulares simétricas por neurotoxoplasmose: achados de ressonância magnética encefálica
Autoria: Eduarda Becker, Gabriela Seghetto Musskopff, Gabriele dos Santos Scopel, Natasha Eduarda Kohl, Tais Smaniotto, Roberta Reichert
Revista científica: Clinical and Biomedical Research
Do que trata a pesquisa científica: A neurotoxoplasmose é a infecção oportunista mais comum do sistema nervoso central em pessoas vivendo com o vírus da imunodeficiência adquirida, particularmente naquelas com contagens de linfócitos CD4 inferior a 100 células/mm³. Apresentamos o caso de uma paciente imunossuprimida com neurotoxoplasmose, cuja avaliação por ressonância magnética demonstrou lesões nucleocapsulares simétricas, semelhantes às identificadas em distúrbios toxicometabólicos. A correta correlação entre clínica, dados laboratoriais e neuroimagem permitiu o início do tratamento específico, com resposta favorável. Este relato destaca a importância da suspeição clínica e da familiaridade com padrões de imagem menos usuais para o diagnóstico e manejo adequados.
Título do artigo: It Is Dangerous to Go Alone: Strategies to Optimize PET Biocatalysis and Upcycling through Enzymatic Synergism
Autoria: Bruno Rampanelli Dahmer,Jeferson Camargo de Lima, José Fernando Ruggiero Bachega, Troy Wymore, Luis Fernando Saraiva Macedo Timmers
Revista científica: ACS Omega
Do que trata a pesquisa científica: Os métodos tradicionais atuais de reciclagem de plástico são inadequados, produzindo polímeros de menor qualidade, ou são ineficientes em termos de custo, exigindo reagentes caros que operam em condições adversas. A biodegradação enzimática do plástico poli(tereftalato de etileno) (PET) foi descrita extensivamente pela primeira vez em 2005, e diversas enzimas degradadoras de PET foram identificadas desde então. Enzimas degradadoras de PET recentemente descobertas ou desenvolvidas são inibidas pelo produto intermediário da reação, mono(2-hidroxietil) tereftalato (MHET). Portanto, a conversão enzimática do PET em seus componentes originais, ácido tereftálico (TPA) e etilenoglicol (EG), ainda é ineficiente. A cooperação sinérgica entre hidrolases de PET e enzimas capazes de hidrolisar produtos intermediários liberados pode aumentar a eficiência da reação, reduzir os custos de separação e permitir a recuperação completa dos componentes básicos do PET para sua potencial conversão em produtos químicos de valor agregado. Esta revisão tem como objetivo fornecer uma visão geral das enzimas capazes de degradar produtos intermediários e potencialmente resolver o problema da solução de produtos heterogêneos, suas estruturas e atividades, importância e potenciais aplicações em combinação com hidrolases de PET.
Título do artigo: CARTOGRAFIAS DE AFECÇÕES EM VIVÊNCIAS COM A NATUREZA COM ALUNOS DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA INSERIDOS NO PIBID
Autoria: Jane Márcia Mazzarino, Denise Bisolo Scheibe
Revista científica: Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA)
Do que trata a pesquisa científica: Tínhamos uma questão disparadora compreender como estudantes de licenciatura, inseridos no Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) do Governo Federal, são afetados pela experiência estética quando se colocam no lugar de aprendizes-ensinantes? A partir dela, surgiram os objetivos que emergiram ao longo da imersão no campo: descrever modos de entrega dos sujeitos nas experiências com a natureza, acompanhar os afetos emergentes, perceber como o ambiente afeta as relações no grupo, mapear a relação mediador x participante. A perspectiva estética, ancorada em Felix Guattari e Gilles Deleuze, embasa teoricamente o estudo, que se caracteriza como um exercício do método cartográfico. As afecções mais intensas surgiram das memórias, dos medos, da confiança e do sentir-se criança, o que gerou alegria e nostalgia. O mediador foi um provocador de aberturas.
Título do artigo: Artificial Intelligence in Emergency Medicine: From Automated Triage to Real-Time Support
Autoria: ANA LUIZA DIAS DA SILVA CAVALINI, SAMARA OFNI PEREIRA, LETÍCIA JERONIMO IZABEL, NICOLAS LAUXEN KONRAD, LAYNARA VIVIAN LOPES DA SILVA, ELAINE GUIMARÃES MARZOLLA, ALICE NEVES, PAULA ALICIA MARTINS NASCIMENTO
Revista científica: Artificial Intelligence Applied to Medicine
Do que trata a pesquisa científica: Os departamentos de emergência (DEs) enfrentam desafios constantes relacionados à superlotação, limitação de recursos e diversidade na gravidade dos casos clínicos. Nesse contexto, a triagem é uma etapa essencial para garantir atendimento prioritário aos pacientes mais graves. No entanto, os métodos tradicionais — baseados em etiquetas codificadas por cores — apresentam limitações, como restrição de espaço para registros, dificuldade de rastreamento de pacientes e dependência da experiência individual dos profissionais, o que pode introduzir subjetividade. A inteligência artificial (IA) desponta como uma alternativa promissora para aprimorar a triagem, por meio de técnicas como aprendizado de máquina, redes neurais profundas e processamento de linguagem natural. Essas tecnologias permitem maior padronização, precisão e eficiência, oferecendo análises em tempo real e suporte à decisão clínica. A triagem virtual assistida por IA, em que pacientes inserem sintomas em plataformas automatizadas, mostrou-se viável e eficaz em situações de alta demanda, como durante a pandemia de COVID-19. Um exemplo é a Behavioral Artificial Intelligence Technology (BAIT), utilizada na Holanda para tornar mais transparente o processo de admissão em UTIs, revelando critérios antes implícitos. Além disso, aplicações em diagnóstico emergencial, como na detecção de oclusões de grandes vasos em pacientes com AVC, demonstram ganhos significativos em velocidade e acurácia. Assim, o uso da IA na medicina de emergência representa uma evolução no cuidado clínico, promovendo triagens mais rápidas, objetivas e reprodutíveis, com potencial para impactar positivamente os desfechos em saúde e a eficiência dos sistemas hospitalares.
Saiba mais sobre as publicações científicas
Os periódicos científicos são espaços reservados à comunicação científica. É por meio deles que os estudos são divulgados e os conhecimentos técnicos, acadêmicos e científicos são postos à disposição da sociedade. Assim como os eventos científicos, são espaços formais de apreciação e crítica do trabalho de pesquisadores – o que permite à ciência evoluir por meio da construção colaborativa do conhecimento, que só é possível se as informações científicas circularem.
As pesquisas científicas podem estar vinculadas a projetos de pesquisa, que seguem as diretrizes institucionais para produção do conhecimento científico, estando vinculadas aos Programas de Pós-Graduação – nesses espaços, em geral, ligadas ao trabalho dos pesquisadores docentes da Univates ou ao trabalho dos mestrandos e doutorandos –, ou também podem ser desenvolvidas nos cursos de graduação como requisito para obtenção dos títulos de bacharel, licenciado ou tecnólogo.
