A Universidade do Vale do Taquari – Univates marcou presença na 15ª edição do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), realizado entre 4 e 8 de agosto de 2025, em Belém do Pará. Esta edição entrou para a história como a primeira do evento a acontecer na região Norte, reunindo pesquisadores de todo o país e da América Latina para discutir avanços e desafios na área.
O ENPEC é promovido pela Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC) e consolidou-se como o maior evento brasileiro na área e um dos mais importantes da América Latina. Reúne especialistas do ensino de Física, Biologia, Química, Ciências em sentido amplo e Matemática, em diferentes níveis de ensino. Suas linhas temáticas refletem os interesses da comunidade científica e têm impacto direto na qualidade da educação em ciências no país.
Tradicionalmente, o encontro concentrava-se nas regiões Sul e Sudeste. Em 2023, aconteceu pela primeira vez no Centro-Oeste, em Caldas Novas (GO). Agora, em 2025, a escolha de Belém ampliou o alcance geográfico do evento, reforçando a diversidade e a representatividade da pesquisa nacional na área.
Pesquisas apresentadas pela Univates
Representando a Univates, a professora Sonia Elisa Marchi Gonzatti apresentou dois trabalhos que destacam a integração entre ensino, pesquisa e extensão.
O primeiro, apresentado no dia 4 de agosto pela manhã, fez parte de uma sessão temática sobre espaços não formais de divulgação científica. Trata-se de um estudo com resultados parciais de um projeto do Planetário da Univates, que combina ações de extensão — como mostras científicas itinerantes — e atividades de pesquisa. Embora o foco principal do projeto esteja nas ações de campo e na divulgação científica, o eixo de pesquisa analisa os resultados dessas ações junto ao público.
Na investigação, foram analisadas as percepções de estudantes da educação básica que participam das mostras científicas. Ao final das sessões interativas de planetário, esses alunos respondem a um questionário de avaliação, cujas respostas constituíram o campo empírico para a análise. O trabalho busca compreender como experiências em espaços não formais contribuem para o aprendizado e o interesse dos estudantes pelas ciências.
Questões sócio-científicas e mudanças climáticas
Já no dia 8 de agosto, sexta-feira, Sonia apresentou um segundo trabalho, desta vez relacionado à pesquisa de mestrado de Darlan Gass, orientando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE) da Univates. O estudo analisa os conhecimentos científicos emergentes a partir de uma sequência didática que aborda os impactos das enchentes no Vale do Taquari e suas relações com as mudanças climáticas.
O tema se insere no campo das chamadas questões sócio-científicas — assuntos que têm base científica, mas que também envolvem dimensões éticas, políticas e econômicas, com implicações diretas na vida cotidiana. Mudanças climáticas, vacinas, agrotóxicos, mineração e geração de energia são exemplos desse tipo de questão.
A pesquisa defende que trabalhar com temas dessa natureza favorece um ensino mais contextualizado e menos dogmático, rompendo com a visão de conteúdos como um fim em si mesmos e permitindo que o aprendizado dialogue com a realidade vivida pelos alunos.
