A Universidad Católica del Maule (UCM), no Chile, recebeu recentemente o professor Claudionor Cavalheiro, do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Brasil, para uma estadia de pesquisa como parte de seu "Doutorado Sanduíche", viabilizada por uma bolsa de estudos concedida pelo governo brasileiro.
O professor Cavalheiro desenvolve sua pesquisa na UCM, explorando o potencial da Metodologia Callejera, uma abordagem baseada no futebol e fundamentada em princípios da educação popular, como ferramenta educacional para o desenvolvimento de habilidades sociais e resolução de conflitos no contexto escolar.
A pesquisa de Cavalheiro, atualmente doutorando em Ensino pela Universidade do Vale do Taquari - Univates, no Rio Grande do Sul, tem como objetivo investigar o impacto da Metodologia Callejera na promoção de valores como coesão social, respeito, gestão de conflitos e convivência pacífica entre os alunos.
Sua proposta é realizada em colaboração com o professor doutor Ricardo Souza Carvalho, do Departamento de Ciências da Atividade Física da UCM, que atua como coorientador durante esta etapa da pesquisa no Chile e contribui com sua experiência em metodologias educacionais baseadas no esporte.
De acordo com Souza de Carvalho, "essa metodologia combina elementos da educação popular com o futebol e tem se mostrado eficaz no campo da coesão social, gestão de conflitos e convivência nos espaços escolares. Trabalhamos juntos para desenvolver estratégias que formem professores nessa abordagem e que promovam a integração social e a resolução pacífica de conflitos.
A pesquisa do professor Cavalheiro tem sinergia com o trabalho recente de Souza de Carvalho, autor do premiado livro Do futebol moderno aos futebóis transmodernos: a utopia da diversidade revolucionária, vencedor do Prêmio Acadêmico Jabuti. O livro explora o papel do esporte como ferramenta de inclusão, diversidade e transformação social, temas centrais que embasam a pesquisa de Cavalheiro e reforçam a importância de sua abordagem.
O professor brasileiro expressou gratidão à UCM, à Univates e ao IFMT, reconhecendo o papel de cada instituição no sucesso de sua formação acadêmica. Ele também destacou o apoio de seus orientadores, professores doutores Ricardo Souza de Carvalho (UCM) e Derli Neufeldt (Univates), pela contribuição essencial nesta etapa de sua formação. "É um privilégio desenvolver meu projeto em um ambiente tão colaborativo e comprometido com a educação e a inclusão", afirmou.