Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Pesquisa

Estudante de Biomedicina tem trabalho premiado no XXIII Congresso Brasileiro de Reprodução Animal

Por Laís Pontin Matos

Postado em 03/06/2019 09:27:58


Compartilhe

“Fiz parte do grupo de pesquisa intitulado ‘Aplicação de marcadores moleculares no estudo da saúde reprodutiva animal e humana’, coordenado pelo professor Ivan Cunha Bustamante Filho”. Quando soube do Congresso, a estudante resolveu inscrever dois resumos de trabalhos realizados durante o período de sua iniciação científica. “Decidi submeter minhas pesquisas para levá-las adiante e divulgar os resultados encontrados. Como o evento estava relacionado à reprodução animal, achei que os trabalhos poderiam se encaixar perfeitamente”, afirma.

Graduanda realizou pesquisa sobre inseminação artificial suína

A pesquisa premiada, realizada por Anna, buscou avaliar a toxicidade da adição de microcápsulas de soro de queijo em diluente de sêmen suíno refrigerado. “O trabalho investigativo iniciou com uma parceria de dois projetos dos professores Ivan Bustamante e Claucia Volken. O sêmen suíno refrigerado é amplamente  utilizado em inseminações artificiais, necessitando sempre ser melhorado para garantir altas taxas de fertilidade. “Partindo dessa realidade, elaboramos microcápsulas a partir de soro de queijo. Adicionamos, então, as microcápsulas ao diluente e, a partir daí, começamos a observar a ocorrência de possíveis danos nos espermatozoides contidos na dose”, conta a estudante.

Bustamante Filho foi quem orientou as pesquisas de Anna durante o período em que ela participou de projetos de iniciação científica. O professor observa que “prêmios e reconhecimentos em eventos científicos são importantíssimos para a construção de carreiras acadêmicas”. Ainda de acordo com o docente, o curso de Biomedicina da Univates alia aprendizados teóricos e práticas profissionais, oportunizando, assim, a máxima absorção de conhecimento nos diferentes ramos da especialidade. “No caso da Anna, por exemplo, o estudo da reprodução em modelos animais a qualifica para a área de reprodução humana assistida”, explica.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar