Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

APS prisional amplia atendimentos de saúde para mais de 500 apenados em Venâncio Aires

Postado as 24/05/2022 10:08:14

Por Natalia Nissen

Desde o dia 18 de abril, a Penitenciária Estadual de Venâncio Aires - Peva conta com os serviços da Assistência Profissional em Saúde - APS da Universidade do Vale do Taquari - Univates. O contrato firmado pela Fundação Univates e Prefeitura de Venâncio Aires prevê a prestação de até 150 horas mensais de serviços de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, cirurgiões-dentistas e psicólogos na unidade prisional, que conta com uma população carcerária de mais de 500 homens.

No primeiro mês de gestão e operacionalização da equipe de atenção básica, já foram realizados mais de 700 atendimentos especializados, que compreendem um cuidado de escuta, planejamento e acompanhamento voltado à prevenção de doenças e promoção da saúde. Segundo Camila Castro da Silveira Morsch, cirurgiã-dentista na APS prisional, o impacto desses atendimentos, a médio prazo, será a redução da procura pelas consultas de livre demanda ou casos de urgência.

Prevenção e cuidado

Em apenas um mês de atuação, foram realizados 54 exames clínicos iniciais odontológicos, que permitem a avaliação da condição bucal dos pacientes e a elaboração de um plano de tratamento conforme as necessidades de cada um.

O procedimento mais realizado foi o de extração dentária. "A ideia é que este quadro mude com o tempo, pois em todo exame inicial são repassadas orientações individuais de higiene e saúde bucal. Com a entrega de escova e creme dental, e as devidas orientações, buscamos semear uma cultura de autocuidado”, destaca Camila.

Já no setor de enfermagem, a proposta também é voltada ao cuidado, à promoção da saúde e prevenção de danos. Foram mais de 700 atendimentos entre acolhimento e escuta, realização de curativos, nebulização, vacinação e aferição de sinais vitais. 

Conforme Camila, a equipe também participa de um processo de triagem de saúde quando novos apenados chegam à Peva. A psicóloga, por exemplo, identifica os principais fatores emocionais e sociais da população carcerária para poder planejar uma linha de atendimentos mais eficaz, que motive uma mudança de postura diante das dificuldades. Desde o início das atividades, já foram realizados cerca de 50 atendimentos psicológicos.

Ampliação dos atendimentos especializados

A APS prisional conta com cinco profissionais contratados pela Univates. A composição da equipe contempla mais profissionais e com maior carga horária semanal do que era oferecido pelo município até então. 

Gabriela Moyses Kilian, técnica superior penitenciária e psicóloga da Superintendência dos Serviços Penitenciários - Susepe - referência do setor de saúde da Peva, acrescenta que a principal consequência dessa ampliação de atendimentos é que, além das demandas pontuais dos apenados, é possível atuar em ações de prevenção e orientação ligadas às questões que mais incidem no sistema penitenciário.

Nicole Morás

Para Gabriela, o impacto das atividades da APS prisional é muito positivo devido à importância dos atendimentos para as pessoas privadas de liberdade. Com mais uma psicóloga integrando a equipe, é possível realizar atendimentos individuais, avaliação e orientação aos apenados.

A cirurgiã-dentista Camila Castro da Silveira Morsch, ressalta que foram feitas melhorias no ambiente de trabalho após a chegada dos novos profissionais, com o objetivo de dinamizar os atendimentos e organizar o processo de trabalho. “Buscamos também tornar o local receptivo aos agentes penitenciários que acompanham todos os procedimentos, primando pela segurança de todos”, esclarece.

Além da estrutura que já estava disponível, a responsável pela equipe, enfermeira Patrícia Mello da Silveira, também providenciou um cilindro de oxigênio e equipamentos de suporte para um primeiro atendimento de urgência quando necessário.

Embora os atendimentos na área da saúde tenham como propósito melhorar a saúde e a qualidade de vida das pessoas, independentemente do contexto em que estejam inseridas, o ambiente prisional por si só é diferente do que a maior parte dos profissionais está habituada.

Nesse sentido, Camila garante que toda a equipe está se adaptando às circunstâncias impostas pelo ambiente e que a experiência é extremamente gratificante. “A principal diferença em relação aos serviços à comunidade em geral é ter que organizar os horários e sequências de  atendimentos da demanda juntamente com as rotinas e os procedimentos eventuais da equipe da Susepe”, diz.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods-3