Para aumentar a capacidade de atendimento de casos de Covid-19 na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Lajeado, as consultas pediátricas ambulatoriais estão sendo realizadas no Ambulatório de Especialidades Médicas da Univates, em parceria com o curso de Medicina da Instituição.
Para ter acesso à consulta pediátrica, as famílias devem procurar a UPA e as UBS, que fazem triagem dos casos e encaminham os atendimentos ambulatoriais para a Univates. Os casos de urgência e emergência continuam sendo atendidos pela UPA.
De acordo com Sheila Berté, coordenadora administrativa do Saúde Univates, a capacidade de atendimento da Univates é de oito consultas por turno, e, no momento, toda a demanda encaminhada está sendo atendida. As consultas são realizadas por médico pediatra, que faz preceptoria acompanhado por estudantes dos últimos dois anos do curso de Medicina da Instituição.
Além dos atendimentos pediátricos ambulatoriais da UPA e das UBS, o Ambulatório de Especialidades Médicas também está sendo utilizado para atendimento de pacientes da Unimed que necessitam de aplicação de injetáveis.
O Ambulatório de Especialidades Médicas fica localizado no Prédio 22 da Univates, na avenida Alberto Müller, 1151, bairro Carneiros. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5882.
Saiba mais: o que são atendimentos ambulatoriais
São casos mais simples em que a criança não apresenta sinais ou sintomas urgentes. De acordo com a professora Clarissa Aires Roza, coordenadora da área de Pediatria do Ambulatório de Especialidades Médicas da Univates, são encaminhados para a Univates os atendimentos de atenção primária com baixo nível de complexidade.
Casos como falta de ar, dificuldade respiratória e alteração de saturação de oxigênio continuam a ser atendidos na UPA.
Estacionamento
O acesso ao estacionamento da Univates funcionará sem cobrança nas entradas do no Prédio 1, do Prédio 11 e do Complexo Esportivo (avenida Alberto Müller), das 7h às 20h. Os outros acessos ficarão permanentemente fechados por questões de segurança.