Em 2019, os serviços do Saúde Univates, vinculados à Universidade do Vale do Taquari - Univates, somaram mais de 28 mil pessoas atendidas. Entre exames, consultas e procedimentos, foram registrados mais de 140 mil atendimentos realizados por profissionais e estudantes vinculados aos cursos do Centro de Ciências Médicas e do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde.
Lucas George Wendt
Com atividades iniciadas em janeiro de 2019, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Universidade atendeu 3.489 pessoas em 6.583 consultas. A unidade fica localizada no Prédio 22 da Univates e atende não só moradores do bairro Universitário, mas também de outras localidades de Lajeado, no horário das 13h às 17h e das 18h às 22h.
No Ambulatório de Especialidades Médicas, que também fica no Prédio 22 da Instituição, foram realizadas 11.525 consultas, sendo 9.460 consultas médicas e 2.065 consultas multiprofissionais. Além disso, foram feitos 3.538 exames e procedimentos. O Ambulatório de Especialidades Médicas supre a necessidade antes existente de a população se deslocar para Porto Alegre para ter acesso a serviços de saúde de média complexidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Conforme o diretor do Saúde Univates, Jairo Hoerle, a atuação da Instituição se deu de forma natural, a partir da concretização das práticas de ensino que já eram realizadas pelos cursos da área da saúde e da ampliação dos atendimentos nos espaços qualificados que existem no campus.
Rodrigo Balbueno
O serviço que contabilizou mais atendimentos foi a Farmácia-Escola. Durante todo o ano passado foram 71.959 atendimentos, 15.082 pacientes e cerca de 6.000 fórmulas manipuladas, todas elas por meio do SUS.
Para 2020, o Laboratório de Análises Clínicas Univates teve sua estrutura renovada e ampliou sua área de atendimento ao público. Localizado no andar térreo do Prédio 16, é onde ocorrem os exames clínicos do Ambulatório de Especialidades Médicas, da Unidade de Pronto Atendimento e de diversos planos de saúde. Em 2019 foram mais de 25 mil exames, acrescenta Hoerle.
Formação qualificada na área da saúde
A oferta dos serviços na área da saúde beneficia a população, que tem acesso aos atendimentos por meio de convênios com prefeituras do Vale do Taquari, e também os estudantes da Univates, que podem aproximar a teoria e a prática e qualificar sua formação. Exemplo disso foi o reconhecimento recente do curso de Odontologia, avaliado com nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC). Os avaliadores deram destaque para a infraestrutura considerada de ótimo padrão e também deram ênfase para o currículo do curso, que apresenta uma estrutura inovadora e diferenciada.
A pró-reitora de Ensino da Universidade, Fernanda Storck Pinheiro, ressalta a excelência do curso de Odontologia, que, segundo ela, conta com uma proposta pedagógica diferenciada, professores sintonizados com a área profissional e infraestrutura de extrema qualidade. Na visita que fizeram à Univates, os avaliadores puderam verificar tudo isso e, a partir dos critérios utilizados pelo próprio MEC, reconheceram que o que estamos oferecendo é um curso de excelência. Durante a graduação, o estudante tem contato com a área de formação específica, mas também com a sua futura área de atuação em conjunto com outros profissionais da saúde, o que qualifica ainda mais a sua formação, conta.
Confira o número de atendimentos do Centro Clínico Univates em 2019
Ambulatório de Especialidades Médicas: 10.164 consultas e 3.538 exames e procedimentos realizados
Ambulatório de Nutrição: 2.478 atendimentos
Centro de Atendimento Materno-Infantil: 3.856 atendimentos
Clínica-Escola de Fisioterapia: 7.394 atendimentos
Clínica Universitária Regional de Educação e Saúde (Cures): 3.014 atendimentos
Farmácia-Escola: 71.959 atendimentos
Laboratório de Análises Clínicas: 25.277 exames
Laboratório de Fisiologia do Exercício: 2.078 atendimentos
Clínica de Odontologia Ampliada: 6.380 atendimentos
Serviço Especializado de Psicologia (SEP): 1.227 atendimentos
UBS Universidade: 6.583 atendimentos