O movimento Outubro Rosa busca conscientizar as mulheres na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de colo de útero e de mama. Durante o mês de outubro, muitas empresas realizam ações de cooperação e usam o laço cor-de-rosa para simbolizar a atuação na campanha. O Centro de Atendimento Materno-Infantil (Cami), de Estrela, que tem como parceira a Univates, executa atividades de prevenção dessas patologias durante todo o ano, mas neste mês as ações se intensificam.
Nicole Morás
O Cami irá divulgar na imprensa regional de forma mais acentuada a importância do tema, com dados de morbidade e mortalidade relacionados às doenças, sinais e sintomas das patologias e as formas de tratamento. Além disso, no dia 27 de outubro, um sábado, o Centro irá abrir em horário especial, das 8h às 12h. O objetivo é atender as mulheres que têm difícil acesso ao serviço durante a semana. As atividades foram pensadas por conta da baixa procura por exames preventivos.
Saiba mais: o Cami
Nicole Morás
O Centro busca fortalecer a rede de atenção à saúde, qualificar a atenção primária e o serviço dos atendimentos do município. O serviço contribui para a assistência integral à saúde da mulher e da criança pelo Sistema Único de Saúde (SUS) de Estrela.
O Cami oferece consultas nas áreas de ginecologia, obstetrícia, nutrição e pediatria. Os médicos são professores do curso de Medicina da Univates e os demais profissionais (enfermeiros, técnicos de enfermagem e serviços de apoio) são servidores da Prefeitura Municipal.
Teatro Univates abraça a Campanha Outubro Rosa
O Teatro Univates também aderiu à Campanha Outubro Rosa. Confira:
Nicole Morás