Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Centro Clínico proporciona espaço para ensino em saúde

Por Nicole Morás

Postado em


Compartilhe

O Centro Clínico Univates reúne e administra todos os atendimentos realizados pela Instituição na área da saúde, ou seja, o novo Ambulatório de Especialidades, a Clínica Universitária Regional de Educação e Saúde, a Clínica de Fisioterapia, a Farmácia-Escola e o Laboratório de Análises Clínicas – que permanecem em suas estruturas atuais.

O acesso aos serviços do Centro Clínico ocorre pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Rio Taquari (CONSISA), de modo que o paciente deve realizar a primeira consulta em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do seu município. Caso haja necessidade, o médico da UBS pedirá o encaminhamento para a secretaria de saúde, que agendará a consulta. Em caso de necessidade de procedimentos de alta complexidade, o paciente será encaminhado ao hospital por meio do Centro Clínico.

Foi dessa forma que Francisco Imhoff chegou ao Ambulatório de Especialidades para consulta com um hematologista. “Disseram-me que a previsão de espera era de dois anos, mas fui surpreendido com uma ligação de que seria atendido aqui seis meses depois da consulta na UBS”, afirmou ele, que é morador de Lajeado. “Não esperava que a Univates tivesse um espaço assim e, com certeza, foi um passo muito importante para Lajeado”, analisou ele, que comemorou o fato de não precisar acordar tão cedo e enfrentar deslocamento para ter acesso à consulta.

Neste primeiro momento, o Ambulatório de Especialidades oferece atendimentos nas áreas de cardiologia, hematologia, ginecologia e obstetrícia e pneumologia, além de exames. Por se tratar de um espaço de ensino em saúde, o local também recebe estudantes a partir do 5º semestre do curso de Medicina, que acompanham as atividades realizadas por profissionais, assim como estagiários dos diversos cursos da área da saúde e residentes. Eduardo Lopes é um dos acadêmicos de Medicina que já participa de atividades no espaço.

“Para mim, ter aulas no Centro Clínico está sendo o melhor momento da faculdade até então, já que estou conseguindo unir os conhecimentos teóricos à prática, aplicando-os e fixando-os com mais facilidade. Acredito que essa experiência será fundamental para minha formação, já que um bom médico precisa ter a habilidade de colocar na prática os conhecimentos teóricos. O raciocínio clínico necessário na medicina só é desenvolvido com a prática diária à qual estamos sendo submetidos. E, aqui, temos a chance de participar de diversos serviços em um só lugar. Conseguimos, por exemplo, consultar o paciente acompanhados pelo professor especialista, solicitar os exames necessários e, até mesmo, acompanhá-lo em vários desses exames. Além do mais, é gratificante saber que estamos contribuindo para a melhoria da saúde na região enquanto aprendemos”, avalia ele.

Esta matéria faz parte da edição 01 da revista Univates. A versão on-line pode ser conferida aqui.

Texto: Nicole Morás

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar