FATORES INSTITUCIONAIS DETERMINANTES NAS RELAÇÕES INTERORGANIZACIONAIS: O CASO DA REDE EDUCAR
Palavras-chave:
Teoria Institucional. Cooperação. Redes. Educação Infantil.Resumo
A partir dos pressupostos da teoria institucional, este estudo tem o objetivo de identificar e analisar a interveniência dos fatores institucionais nas práticas formais e informais de cooperação da Rede EDUCAR. Com a aplicação de estudo de caso no segmento de escolas de educação infantil, em 2014, configuraram-se metodologicamente instrumentos de coleta de dados por meio de entrevistas e questionários semiestruturados. Os resultados obtidos mostraram que os fatores institucionais, principalmente o sistema legal e normativo, a confiança, a socialização de conhecimentos e a aprendizagem e gestão compartilhada, afetam positivamente a cooperação no segmento de educação infantil.Downloads
Publicado
08-06-2016
Como Citar
BRUNOZI JÚNIOR, Antônio Carlos; VALLE ANTUNES JÚNIOR, José Antônio; KRONBAUER, Clóvis Antônio; DEBOÇÃ, Leonardo Pinheiro. FATORES INSTITUCIONAIS DETERMINANTES NAS RELAÇÕES INTERORGANIZACIONAIS: O CASO DA REDE EDUCAR. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 23, n. 1, 2016. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/669. Acesso em: 22 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2016 Antônio Carlos Brunozi Júnior, José Antônio Valle Antunes Júnior, Clóvis Antônio Kronbauer, Leonardo Pinheiro Deboçã
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.