O IMPACTO DO USO DO BIG DATA NA INTELIGÊNCIA COMPETITIVA E NA PERCEPÇÃO DO PRODUTO PELO CLIENTE: DESENVOLVIMENTO DE PROPOSIÇÕES DE PESQUISA
Palavras-chave:
Big Data, Tecnologia da Informação, Inteligência Competitiva, Desempenho de MercadoResumo
O uso do Big Data e a integração entre a área de marketing e outros departamentos são algumas das prioridades de pesquisa elencadas pelo Marketing Science Institute. Alinhado com esta agenda, o presente artigo busca estreitar atributos e facetas do marketing e de Tecnologia da Informação (TI), delineando um campo teórico que possa servir de base para pesquisas empíricas. Assim, apresentam-se uma revisão teórica e discussões sobre as potencialidades do Big Data no ambiente comum às duas áreas. O artigo busca apurar que fatores mercadológicos e que mecanismos de TI se fazem presentes nessa relação, visando a alinhar as duas áreas com as demandas estratégicas das organizações. Além disso, também constrói-se, neste estudo, um modelo conceitual para essa relação e uma série de proposições com o intuito de tornar mais claros esses relacionamentos.Downloads
Publicado
23-12-2015
Como Citar
CASALINHO, Gilmar D’Agostini Oliveira. O IMPACTO DO USO DO BIG DATA NA INTELIGÊNCIA COMPETITIVA E NA PERCEPÇÃO DO PRODUTO PELO CLIENTE: DESENVOLVIMENTO DE PROPOSIÇÕES DE PESQUISA. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 22, n. 2, 2015. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/660. Acesso em: 22 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2015 Gilmar D'Agostini Oliveira Casalinho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.