FATORES DE RISCO E DE PROTEÇÃO DO ADOECIMENTO MENTAL NO TRABALHO NA PERSPECTIVA DE ENFERMEIROS

Autores

  • Tábata Milena Balestro Borges UNIVATES
  • Liciane Diehl UNIVATES

Palavras-chave:

Saúde do trabalhador. Processo saúde-doença. Enfermagem

Resumo

Este estudo consiste em uma pesquisa qualitativa que analisou as relações que se estabelecem entre o trabalho e o processo de saúde-doença na perspectiva dos profissionais da área de enfermagem. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e posteriormente foram analisados pela técnica de análise de conteúdo, de modo que resultaram em duas categorias: fatores de risco e fatores de proteção. O estudo permitiu realizar reflexão sobre o trabalho de enfermagem no âmbito hospitalar e forneceu subsídios importantes para que a instituição desenvolva ações voltadas à saúde e à qualidade de vida de seus enfermeiros.

Biografia do Autor

Tábata Milena Balestro Borges, UNIVATES

Bacharel em Administração com ênfase em Recursos Humanos pela Faculdade Cenecista de Bento Gonçalves (2009). Acadêmica de Psicologia do Centro Universitário UNIVATES.

Liciane Diehl, UNIVATES

Doutoranda em Psicologia - UNISINOS. Mestre em Psicologia Social – PUCRS (2014). Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas – UNIVATES (2007). Psicóloga. Coordenadora do Curso de Gestão de RH e docente do Centro Universitário UNIVATES.

Downloads

Publicado

23-12-2015

Como Citar

BORGES, Tábata Milena Balestro; DIEHL, Liciane. FATORES DE RISCO E DE PROTEÇÃO DO ADOECIMENTO MENTAL NO TRABALHO NA PERSPECTIVA DE ENFERMEIROS. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 22, n. 2, 2015. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/655. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos