PROCESSOS DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES): O CASO DA UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL (UCS)
Palavras-chave:
Internacionalização1, Ensino Superior2, UCS3.Resumo
Este artigo objetiva analisar os processos de internacionalização desenvolvidos pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Para esta investigação, optou-se pela utilização do método de estudo de caso único, com base na estrutura teórica de Rudzki (1998), sendo utilizados para a coleta de dados, diversas fontes de pesquisa, entre elas as documentações direta (entrevista semiestruturada com a responsável pela área de internacionalização da Instituição de Ensino Superior - IES estudada, a qual foi realizada in loco) e indireta, pesquisa de informações já formalizada pela IES, estudada por meio de documentos internos, materiais de divulgação e no seu próprio site na internet. Observou-se que a UCS vem mantendo abordagem proativa frente ao processo de internacionalização. Inicialmente não existia um setor destinado à assessoria internacional, mas devido à expansão da instituição há um setor específico para essa área. Quanto à mobilidade acadêmica, a UCS encara a mobilidade de alunos estrangeiros como uma fortaleza, reconhecida pela comunidade institucional, mantendo quadro permanente de mobilidade acadêmica.Downloads
Publicado
04-06-2015
Como Citar
FAORO, Daiane Thaise de Oliveira; DAL-SOTO, Fabio; ALF LIMA FERREIRA, Ana Paula. PROCESSOS DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES): O CASO DA UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL (UCS). Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 22, n. 1, 2015. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/640. Acesso em: 8 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2015 Daiane Thaise de Oliveira Faoro, Fabio Dal-Soto, Ana Paula Alf Lima Ferreira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.