O (NÃO) USO DE INDICADORES DE GESTÃO EM PROPRIEDADES LEITEIRAS DO VALE DO TAQUARI – RS

Autores

  • Carlos Candido da Silva Cyrne UNIVATES
  • Claus Haetinger Centro Universitário Univates
  • Claudete Rempel Centro Universitário Univates

Palavras-chave:

Leite. Vale do Taquari. Cadeia. Indicadores. Desempenho.

Resumo

A globalização atinge o setor agroindustrial e afeta a base da produção primária no mundo. De forma natural, a necessidade de profissionalização surge nas propriedades produtoras de leite. Este trabalho teve como objetivo principal analisar o (não) uso de indicadores de gestão nas propriedades produtoras de leite. A análise foi realizada a partir dos dados coletados por meio de entrevistas em 45 propriedades, definidas com base no conhecimento dos técnicos da EMATER-RS e das Secretarias de Agricultura dos municípios do Vale do Taquari. Buscou-se a heterogeneidade na amostra, caracterizada como não probabilística, com a finalidade de compreender o comportamento das propriedades no controle de suas variáveis, por meio de indicadores gerenciais. Verificou-se que as propriedades apresentam realidades antagônicas, já que algumas não realizam controle algum e outras utilizam ferramentas sistematizadas de acompanhamento. A partir dessa constatação, apresenta-se uma oportunidade de intervenção da universidade para potencializar o resultado das propriedades produtoras de leite.

Biografia do Autor

Carlos Candido da Silva Cyrne, UNIVATES

Professor universitário a 18 anos. Graduado em Administração, Especialista em Gestão Universitária, Especialista em Gestão da Qualidade, Mestre em Engenharia de Produção e Doutorando em Ambiente e desenvolvimento.

Claus Haetinger, Centro Universitário Univates

Claus Haetinger é Bacharel em Matemática formado em 1990 pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde foi BIC/CNPq. Possui Mestrado em Matemática Pura pela UFRGS (1993), com Menção de Louvor, bolsista CAPES, onde também cursou diversas disciplinas do Mestrado em Matemática Aplicada. Concluiu o Doutorado em Matemática Pura pela UFRGS (2000), com bolsas CAPES e CNPq. Atualmente é Professor Titular do Centro Universitário UNIVATES, faixa G, onde atua em diversos cursos de graduação, bem como no PPG em Ambiente e Desenvolvimento (M e D), onde além de Professor Permanente e Orientador, foi Coordenador do curso (2006-2009). Entre 2007 e 2013 integrou o PPG Profissional em Ensino de Ciências Exatas da UNIVATES (M), como docente Permanente e Pesquisador. De julho de 2008 a janeiro de 2009 foi Coordenador de Pós-Graduação da Univates. De fevereiro de 2009 a dezembro de 2012 atuou como Pró-Reitor de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação na UNIVATES. Em 2013, concluiu uma especialização em Gestão Universitária na Univates e, no mesmo ano, concluiu um MBA em Gestão de Instituições de Ensino Superior na UCS, em parceria com o COMUNG, com módulo internacional na Finlândia.. Atuou como Coordenador Institucional do Programa Ciências sem Fronteiras da CAPES na Univates, 2011-2012. Em 2012 atuou como Vice-Coordenador da Regional Sul do Diretório Nacional do FOPROP, bem como Vice-Coordenador do FOPROP-RS. Durante o ano de 2013 atuou como docente e pesquisador no PPG em Ensino (mestrado acadêmico) da Univates. Em 2015, concluiu outra especialização em Gestão Estratégica de Pessoas, pela Univates. Além disso, desenvolve pesquisas com diversos colaboradores nacionais e internacionais. Tem experiência na área de Álgebra Não-Comutativa, com ênfase em Teoria de Anéis, atuando principalmente com Derivações de Ordem Superior em Anéis Primos e Semiprimos. Também pesquisa na área de Modelagem Matemática, aplicando-a em questões relacionadas ao meio ambiente, especialmente quando envolvem modelos hidrológicos, modelos ecológicos, ecologia numérica, geoprocessamento, sensoriamento remoto e dinâmica de paisagens, ou então na Robótica Aplicada ao Ensino de Matemática nos cursos de Engenharia. Paralelamente, dedica-se ao Uso de Tecnologias no Ensino de Matemática, bem como às Olimpíadas Matemáticas. É Professor Avaliador (aguardando treinamento) do BASis, vinculado à CTAA do INEP e foi Coordenador do PIBIC/CNPq na Univates no perídodo 2011-2012. Tem atuado como parecerista ad hoc para o Comitê Assessor Especial da Coordenação Geral de Cooperação Internacional da CAPES. É revisor para o Mathematical Reviews. Participou em atividades de pesquisa em diversos eventos na Argentina, Brasil, Colômbia, Coréia do Sul, Finlândia, França, Índia, México, Suécia, Turquia, Uruguai, mantendo ainda pesquisas com colaboradores da China, Egito, Eslovênia e Iraque.

Claudete Rempel, Centro Universitário Univates

Possui graduação em Ciências Habilitação Plena em Biologia (Licenciatura) pelo Centro Universitário UNIVATES (1997), mestrado em Sensoriamento Remoto pela UFRGS (2000) e doutorado em Ecologia pela UFRGS (2009). Cursou três especializações: Planejamento Energético e Ambiental (UFRGS), Gestão Universitária (UNIVATES) e Educação e Saúde (UFRGS/Univates). Atualmente é professora titular do Centro Universitário UNIVATES, atuando no Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento e nos cursos da área da Saúde, com Metodologia de Pesquisa, Bioquímica e Ecologia. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Sensoriamento Remoto e Ecologia de Paisagem, e também tem experiência na área de Saúde Coletiva atuando principalmente na linha de pesquisa em Epidemiologia, Condições e Determinantes de Saúde com ênfase em estudos sobre qualidade de vida. Na área de Ciências Ambientais, a ênfase dos estudos é em indicadores de Sustentabilidade Ambiental

Downloads

Publicado

04-06-2015

Como Citar

CYRNE, Carlos Candido da Silva; HAETINGER, Claus; REMPEL, Claudete. O (NÃO) USO DE INDICADORES DE GESTÃO EM PROPRIEDADES LEITEIRAS DO VALE DO TAQUARI – RS. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 22, n. 1, 2015. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/635. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos