OS AROMAS DA MODA: INVESTIGANDO O USO DO MARKETING SENSORIAL OLFATIVO NO VAREJO DE VESTUÁRIO DE BELO HORIZONTE

Autores

  • Felipe Athayde Pena Ribeiro Universidade do Estado de Minas Gerais - UFMG
  • Marlusa de Sevilha Gosling Universidade do Estado de Minas Gerais - UFMG
  • Gisele de Araujo Pereira Universidade do Estado de Minas Gerais - UFMG
  • Marcelo Aureliano Monteiro de Andrade Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Palavras-chave:

Marketing sensorial olfativo. Planejamento do ambiente. Atmosfera da loja. Varejo de moda.

Resumo

Estudos indicam que o aroma da loja tem efeito positivo sobre o comportamento do consumidor. O marketing sensorial olfativo foi investigado neste trabalho com o intuito de entender como os gestores veem e utilizam as técnicas de aromatização do ambiente em suas lojas. Para isso, foram realizadas 12 entrevistas com gestores de diferentes lojas do varejo de moda de Belo Horizonte. Os resultados indicam pouco conhecimento por parte dos gestores locais sobre essas técnicas. Além disso, pode-se perceber uma diferença clara entre lojas de franquias renomadas e lojas locais, no que tange à forma como as técnicas começam a ser utilizadas, como os aromas são adquiridos e como é feito o planejamento.

Biografia do Autor

Felipe Athayde Pena Ribeiro, Universidade do Estado de Minas Gerais - UFMG

Graduado em Administração Faculdade de Ciências Econômicas - FACE

Marlusa de Sevilha Gosling, Universidade do Estado de Minas Gerais - UFMG

Professora Associada I Centro de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração - CEPEAD

Gisele de Araujo Pereira, Universidade do Estado de Minas Gerais - UFMG

Mestranda em Administração - Linha de Pesquisa Mercadologia, Estratégia e Operações Centro de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração - CEPEAD

Marcelo Aureliano Monteiro de Andrade, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Doutorando em Administração - Linha de Pesquisa Mercadologia, Estratégia e Operações Centro de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração - CEPEAD

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Publicado

14-08-2014

Como Citar

RIBEIRO, Felipe Athayde Pena; GOSLING, Marlusa de Sevilha; PEREIRA, Gisele de Araujo; ANDRADE, Marcelo Aureliano Monteiro de. OS AROMAS DA MODA: INVESTIGANDO O USO DO MARKETING SENSORIAL OLFATIVO NO VAREJO DE VESTUÁRIO DE BELO HORIZONTE. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 21, n. 1, 2014. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/611. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos