ANÁLISE DO PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DO MODELO DE UPPSALA: CAMINHOS PARA AS EMPRESAS BRASILEIRAS
Palavras-chave:
Internacionalização. Modelo de Uppsala. Empresas brasileiras.Resumo
O processo de internacionalização de empresas tem se processado de diversas formas e em diferentes contextos. Este ensaio teórico centra-se na perspectiva comportamental das teorias de internacionalização, com foco no Modelo de Uppsala, devido ao seu caráter precursor nessa linha de pensamento e se fundamentar na internacionalização gradual das empresas em mercados psiquicamente próximos. O objetivo central deste trabalho é analisar a contribuição do Modelo de Uppsala na compreensão dos processos de internacionalização de empresas, em especial as brasileiras. Para isso, o estudo busca responder cinco questões básicas do processo de internacionalização: por que, o que, quando, onde e como as empresas internacionalizam suas atividades. As respostas a essas questões mostram as principais contribuições e críticas ao Modelo de Uppsala e a relação com as empresas brasileiras. Sugere-se, por fim, a utilização dos pressupostos do Modelo de Uppsala como embasamento parcial ou integral para os processos de internacionalização das empresas brasileiras, em especial as pequenas e médias, considerando sua base comportamental e suas características de envolvimento gradual e acúmulo de conhecimento de acordo com as decisões de comprometimento com o mercado internacional.Downloads
Publicado
14-08-2014
Como Citar
DAL-SOTO, Fábio; ALVES, Juliano Nunes; BULÉ, Anieli Ebling. ANÁLISE DO PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DO MODELO DE UPPSALA: CAMINHOS PARA AS EMPRESAS BRASILEIRAS. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 21, n. 1, 2014. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/609. Acesso em: 22 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2014 Fábio Dal-Soto, Juliano Nunes Alves, Anieli Ebling Bulé
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.