IDENTIFICANDO MOTIVOS DE COMPRAS EM PEQUENOS ESTABELECIMENTOS DE VAREJO LOCALIZADOS PRÓXIMOS A GRANDES CONCORRENTES
Palavras-chave:
Varejo alimentício. Competição. Variáveis determinantes para compra.Resumo
Pequenos e grandes competidores muitas vezes competem pelo mesmo consumidor, principalmente se estiverem localizados próximos um do outro. No entanto, nem sempre consumidores optam por grandes marcas; em muitos casos, consumidores preferem comprar em pequenos estabelecimentos, inclusive em pequenas lojas de varejo alimentício, setor investigado neste artigo. Sendo assim, por meio de entrevistas em profundidade com proprietários de pequenos comércios varejistas, localizados a uma distância máxima de 500 metros de um forte competidor, descobriu-se que, na opinião dos entrevistados, os consumidores preferem comprar nestes pequenos estabelecimentos pelos seguintes motivos: simplicidade, preço mais baixo em alguns produtos, facilidade de crédito, bom atendimento, atendimento informal, não existência de filas, qualidade de alguns produtos e localização.Downloads
Publicado
23-06-2013
Como Citar
BORGES, Gustavo da Rosa; SILVA, Renata Gonçalves Santos; SINDELAR, Fernanda Cristina Wiebusch; MIORANZA, Gustavo. IDENTIFICANDO MOTIVOS DE COMPRAS EM PEQUENOS ESTABELECIMENTOS DE VAREJO LOCALIZADOS PRÓXIMOS A GRANDES CONCORRENTES. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 20, n. 1, 2013. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/581. Acesso em: 22 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2013 Gustavo da Rosa Borges, Renata Gonçalves Santos Silva, Fernanda Cristina Wiebusch Sindelar, Gustavo Mioranza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.