SENTIDO DO TRABALHO: PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
Palavras-chave:
Sentido do Trabalho. Professor Universitário. Gestão de Pessoas.Resumo
O trabalho pode ser conceituado como um processo de produção material em um determinado contexto social. Verifica-se que, apesar da sua centralidade para as pessoas e a sociedade, pode ser tanto fonte de prazer como de sofrimento, além de produzir conhecimento e desenvolver uma linguagem com sentidos e significados. O presente artigo foi elaborado a partir de estudo realizado em uma Instituição de Ensino Superior - IES, localizada no interior do Rio Grande do Sul, Brasil. Apresentou como objetivo geral conhecer o sentido do trabalho na percepção dos professores do centro de gestão de negócios e administração. Para tanto, o conceito de sentido do trabalho foi estudado em uma perspectiva que leva em conta bibliografias de autores que abordam temas sociais e psíquicos ligados ao trabalho. O critério para a escolha dos participantes do estudo está relacionado à sua atuação como professores da área de ciências sociais aplicadas, que engloba os cursos voltados às áreas de gestão organizacional, negócios e administração. O método utilizado na pesquisa apresentou caráter exploratório e as técnicas na coleta e análise de dados foram, sobretudo, qualitativas. No total, foram respondidos trinta e um questionários. Verificou-se que o trabalho é essencial na vida dos respondentes e estes desejam que o seu esforço profissional seja reconhecido na Instituição e na sociedade. Acreditam que para um trabalho ter sentido, é necessária a aprendizagem constante, a autonomia no desenvolvimento das suas atividades, bem como a garantia da sobrevivência e segurança, juntamente com uma remuneração digna. Espera-se que os resultados do estudo possibilitem aos gestores de Instituições de Ensino Superior o desenvolvimento de estratégias orientadas para o desenvolvimento humano, de modo que o trabalho do professor possa apresentar um sentido positivo, e esteja voltado à produção de bens e serviços socialmente úteis.Downloads
Publicado
14-06-2012
Como Citar
JUNQUEIRA, Alvaro Gustavo Wagner; FRANZ, Susana Maria. SENTIDO DO TRABALHO: PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 19, n. 1, 2012. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/568. Acesso em: 27 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2012 Alvaro Gustavo Wagner Junqueira, Susana Maria Franz
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.