ESTRATÉGIA DE FRANCHISING : AS VANTAGENS E AS DESVANTAGENS DESTE TIPO DE NEGÓCIO NA PERSPECTIVA DO FRANQUEADOR

Autores

  • Ana Claudia Machado Padilha Universidade de Passo Fundo (UPF)
  • Lessandra Scherer Severo
  • Fabiana Giusti de Mello
  • Paloma de Mattos
  • Thaisy Sluszz

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar as vantagens e desvantagens do sistema de franchising percebidas pelo franqueador da cidade de Passo Fundo-RS. A partir da delimitação do objetivo do estudo, torna-se relevante compreender três elementos fundamentais: a franquia empresarial, especificidades da figura do franqueador e do franqueado. Dada as especificidades dessa relação de negócio e a importância socioeconômica do sistema de franquias, o procedimento metodológico adotado reveste-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória, do tipo estudo de caso realizada com a escolha intencional de quatro aos franqueados das marcas Cacau Show, Xôks, Fisk e Wizard, todas estas empresas localizadas na cidade de Passo Fundo-RS. Como resultados significativos do estudo, pôde-se notar que o franchising se constitui em uma forma eficiente de se comercializar produtos, mercadorias e serviços, possibilitando ao franqueador a ampliação de seu negócio, por meio de redes de distribuição, e proporcionando ao franqueado uma forma mais célere e segura de constituir um negócio próprio.

Biografia do Autor

Ana Claudia Machado Padilha, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Doutora em Agronegócio (Cepan/UFRGS). Membro do Grupo GESTOR/UFRGS. Professorado Curso de Administração da Universidade de Passo Fundo (UPF). Pesquisadora do GrupoEstratégia e Competitividade (FEAC-UPF).

Lessandra Scherer Severo

Mestre em Administração (PPgA UFRGS).

Fabiana Giusti de Mello

Bacharel em Administração (UPF).

Paloma de Mattos

Mestre e Doutoranda em Agronegócios (Cepan/UFRGS).

Thaisy Sluszz

Mestre em Agronegócios (UFRGS). Assessora de Inovação Tecnológica (Embrapa).

Downloads

Publicado

28-06-2011

Como Citar

PADILHA, Ana Claudia Machado; SEVERO, Lessandra Scherer; MELLO, Fabiana Giusti de; MATTOS, Paloma de; SLUSZZ, Thaisy. ESTRATÉGIA DE FRANCHISING : AS VANTAGENS E AS DESVANTAGENS DESTE TIPO DE NEGÓCIO NA PERSPECTIVA DO FRANQUEADOR. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 17, n. 2, 2011. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/542. Acesso em: 13 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos