ESTRATÉGIA DE FRANCHISING : AS VANTAGENS E AS DESVANTAGENS DESTE TIPO DE NEGÓCIO NA PERSPECTIVA DO FRANQUEADOR
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar as vantagens e desvantagens do sistema de franchising percebidas pelo franqueador da cidade de Passo Fundo-RS. A partir da delimitação do objetivo do estudo, torna-se relevante compreender três elementos fundamentais: a franquia empresarial, especificidades da figura do franqueador e do franqueado. Dada as especificidades dessa relação de negócio e a importância socioeconômica do sistema de franquias, o procedimento metodológico adotado reveste-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória, do tipo estudo de caso realizada com a escolha intencional de quatro aos franqueados das marcas Cacau Show, Xôks, Fisk e Wizard, todas estas empresas localizadas na cidade de Passo Fundo-RS. Como resultados significativos do estudo, pôde-se notar que o franchising se constitui em uma forma eficiente de se comercializar produtos, mercadorias e serviços, possibilitando ao franqueador a ampliação de seu negócio, por meio de redes de distribuição, e proporcionando ao franqueado uma forma mais célere e segura de constituir um negócio próprio.Downloads
Publicado
28-06-2011
Como Citar
PADILHA, Ana Claudia Machado; SEVERO, Lessandra Scherer; MELLO, Fabiana Giusti de; MATTOS, Paloma de; SLUSZZ, Thaisy. ESTRATÉGIA DE FRANCHISING : AS VANTAGENS E AS DESVANTAGENS DESTE TIPO DE NEGÓCIO NA PERSPECTIVA DO FRANQUEADOR. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 17, n. 2, 2011. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/542. Acesso em: 13 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2010 Ana Claudia Machado Padilha, Lessandra Scherer Severo, Fabiana Giusti de Mello, Paloma de Mattos, Thaisy Sluszz
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.