UMA REVISÃO DA LITERATURA SOBRE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E DIMENSÕES NA CRIAÇÃO DE VALOR NO CONTEXTO DE NEGÓCIOS: UM PASSO PARA A SUSTENTABILIDADE

Autores

  • Hafid Omar Abdel Melek de Carvalho Mackenzie
  • Dimária Silva e Meirelles

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v32i3a2025.4189

Palavras-chave:

criação de valor, inovação, tecnologia, sustentabilidade, inteligência artificial

Resumo

Contexto: A inteligência artificial (IA) redefine os modelos de criação de valor nos negócios por meio de inovações. No entanto, a literatura carece de análises integradas sobre suas dimensões multifacetadas. Problema de pesquisa: Em quais aspectos (dimensões) a IA contribui para a criação de valor em negócios? Objetivo geral: sistematizar evidências empíricas e teóricas sobre os mecanismos de criação de valor via IA, identificar padrões, contradições e contribuições para estratégias sustentáveis. Métodos: Realizou-se uma revisão da literatura seguindo o protocolo de Okoli e Schabram (2010), com critério PICO. Foram analisados 52 artigos da Web of Science, selecionados após exclusão de documentos não revisados por pares, sem acesso aberto ou fora da área de economia empresarial. A análise temática categorizou os achados em dimensões pré-definidas. Resultados: Identificaram-se 5 dimensões de criação de valor via IA: Produtos; Processos; Experiência do cliente; Dados e conhecimento e Ecossistemas, sendo a sustentabilidade caracterizada de forma tangencial ao tema. Conclusão: A IA é um driver multidimensional de valor, exigindo integração entre tecnologia, gestão de dados, parcerias estratégicas e sustentabilidade que é um eixo transversal. Limitações incluem a predominância de estudos qualitativos e a falta de métricas padronizadas. Futuras pesquisas devem desenvolver indicadores quantitativos, explorar IA geral (AGI) e investigar trade-offs éticos, como privacidade versus personalização. Este estudo oferece um modelo conceitual integrado e indicações práticas para equilibrar essas dimensões da inovação.

Biografia do Autor

Hafid Omar Abdel Melek de Carvalho, Mackenzie

Advogado, mestrando, Universidade Presbiteriana Mackenzie; Diretor administrativo do IBEC

Dimária Silva e Meirelles

Economista, doutora, Universidade Federal do Rio de Janeiro; Professora adjunta da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Downloads

Publicado

03-10-2025

Como Citar

ABDEL MELEK DE CARVALHO, Hafid Omar; SILVA E MEIRELLES, Dimária. UMA REVISÃO DA LITERATURA SOBRE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E DIMENSÕES NA CRIAÇÃO DE VALOR NO CONTEXTO DE NEGÓCIOS: UM PASSO PARA A SUSTENTABILIDADE. Revista Estudo & Debate, Lajeado, RS, v. 32, n. 3, 2025. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v32i3a2025.4189. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/4189. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos