A INFLUÊNCIA DO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL DO BANCO DO NORDESTE NA BOVINOCULTURA DE LEITE DE MARANGUAPE, CEARÁ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v32i3a2025.4060

Palavras-chave:

Assistência técnica, bovinocultura de leite, diagnóstico rural, política pública

Resumo

O Programa de Desenvolvimento Territorial (PRODETER) do Banco do Nordeste visa impulsionar o desenvolvimento local, fortalecendo a competitividade das atividades produtivas. Este estudo analisa a atuação do programa em Maranguape, Ceará, com foco no perfil dos produtores de leite participantes e nos fatores que influenciam a bovinocultura na região. Foram visitadas 24 propriedades, e por meio de entrevistas com questionários estruturados, levantaram-se dados socioeconômicos, produtivos e administrativos. A maioria dos produtores é composta por pequenos agricultores, homens com mais de 50 anos, sendo a produção de leite uma importante fonte de renda. Obstáculos como baixa escolaridade, ausência de assistência técnica e limitada capacitação foram identificados como desafios. Por outro lado, os produtores demonstraram otimismo em relação ao programa, principalmente pela oferta de crédito e apoio técnico. O artigo está fundamentado em autores como Schneider (2010) e Abramovay (2000), que discutem políticas públicas de desenvolvimento territorial no Brasil.

Biografia do Autor

Mariana Andrade da Costa, Universidade Federal do Ceará

Engenheira agrônoma pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Filipe Augusto Xavier Lima, Universidade Federal do Ceará

Doutorado em Extensão Rural, Professor do Programa de Pós-Graduação em Economia Rural da Universidade Federal do Ceará (PPGER/UFC).

Marcelo Henrique Raulino Soares Nunes, Secretaria de Agricultura, Pesca e Recursos Hídricos (Seagri) de Maranguape, Ceará

Engenheiro Agrônomo graduado pela Universidade Federal do Ceará

Marcos Paulo Mesquita da Cruz, Universidade Federal do Ceará

Doutorando e Mestre em Economia Rural (PPGER/UFC), Bacharel em Ciências Contábeis (UECE) e em Engenharia Metalúrgica (UFC).

Rubens de Oliveira dos Reis, Universidade Federal do Ceará

Mestre em Economia Rural (UFC/PPGER)

Downloads

Publicado

03-10-2025

Como Citar

COSTA, Mariana Andrade da; LIMA, Filipe Augusto Xavier; NUNES, Marcelo Henrique Raulino Soares; CRUZ, Marcos Paulo Mesquita da; REIS, Rubens de Oliveira dos. A INFLUÊNCIA DO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL DO BANCO DO NORDESTE NA BOVINOCULTURA DE LEITE DE MARANGUAPE, CEARÁ. Revista Estudo & Debate, Lajeado, RS, v. 32, n. 3, 2025. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v32i3a2025.4060. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/4060. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos