USO DAS FERRAMENTAS FMEA E SERVICE BLUEPRINT NA AVALIAÇÃO E GERENCIAMENTO DE FALHAS NO PROCESSO DE DELIVERY EM UMA EMPRESA DO RAMO ALIMENTÍCIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v32i3a2025.4036

Palavras-chave:

Ramo alimentício, Delivery, Integração O2O, Service Blueprint, FMEA

Resumo

A popularização do uso de aplicativos de delivery traz oportunidades de expansão para as empresas do setor de alimentos. Entretanto, esse crescimento exige que as organizações possuam maior controle sob os seus processos. Diante desse contexto, o presente artigo teve como objetivo analisar as etapas e interações do processo de comercialização por delivery de lanches e refeições, entre junho e julho de 2024, de uma empresa localizada na cidade de Currais Novos/RN e propor ações de melhoria. Para isso, foi utilizada uma metodologia descritiva, aplicada e qualitativa, baseada nas técnicas de observações direta e entrevista não-estruturada, juntamente com as ferramentas FMEA e Service Blueprint O2O (on-line para off-line) e tradicional, de forma combinada. A análise dos resultados permitiu observar que as falhas indicadas as etapas de registro de pedidos, gestão de estoques e logísticas de entrega são as que apresentam maior risco de insatisfação e perda de clientes. Assim, faz-se necessário que a organização direcione seus recursos no desenvolvimento de um procedimento operacional padrão, treinamento dos funcionários e integração de seus sistemas para que possa garantir uma posição de destaque frente aos seus concorrentes, através de um processo eficaz e voltado para a satisfação dos clientes.

Biografia do Autor

Jéssica Maria Damião de Arruda Câmara, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Doutora em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Gabriele Ayala Cortez Rildo de Medeiros, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduanda em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Philippe Eduardo de Medeiros, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). 

Juliana Amorim Coelho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Doutora em Engenharia Química pela Universidade Federal do Ceará (UFC). 

Augusto César de Jesus Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). 

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Publicado

03-10-2025

Como Citar

MARIA DAMIÃO DE ARRUDA CÂMARA, Jéssica; AYALA CORTEZ RILDO DE MEDEIROS, Gabriele; EDUARDO DE MEDEIROS, Philippe; AMORIM COELHO, Juliana; CÉSAR DE JESUS SANTOS, Augusto. USO DAS FERRAMENTAS FMEA E SERVICE BLUEPRINT NA AVALIAÇÃO E GERENCIAMENTO DE FALHAS NO PROCESSO DE DELIVERY EM UMA EMPRESA DO RAMO ALIMENTÍCIO. Revista Estudo & Debate, Lajeado, RS, v. 32, n. 3, 2025. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v32i3a2025.4036. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/4036. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos